Alfredo Volpi

Nascido em Lucca (Itália), em 14 de abril de 1896, Alfredo Volpi morreu em São Paulo, em 28 de maio de 1988. No livro “Os 3 Coloristas”, publicado pela Editora IOB em 1989, Alberto Beuttenmüller retrata Alfredo Volpi ao lado de Arcangelo Lanelli e Aldir Mendes de Souza. Iniciou sua obra como decorador de residências, pintando murais decorativos. Depois, produziu obras em forma de óleo sobre madeira, firmando-se na técnica da têmpera sobre tela.
VIDA E OBRA DE ALFREDO VOLPI
Desenvolveu muitos trabalhos na alta sociedade paulista, ao lado de Antônio Ponce Paz, um pintor amigo espanhol, que como ele, pintava murais decorativos. Com uma série de bandeiras e mastros tendo como temática as festas juninas, evoluiu para o abstracionismo geométrico a partir de 1950. Expos individualmente sua obra aos 47 anos, no Salão de Maio, em1938, na Exposição da Família Artística Paulista.
Em 1953 Alfredo Volpi recebeu o prêmio de “melhor pintor nacional” na Segunda Bienal de São Paulo. Em 1956, participou da primeira Exposição de Arte Concreta. Apesar de ser um autodidata, Alfredo Volpi foi reconhecido pela crítica como um dos artistas mais importantes da Segunda Geração do Modernismo.
Um fato marcante na vida de Alfredo Volpi aconteceu em 1927, quando conheceu Benedita da Conceição, conhecida como Judith, com quem teve sua filha Eugênia. Acredita-se que Judith tenha sido sua inspiração para o quadro Mulata, em 1927. Depois disso, Alfredo Volpi teve mais três filhos, que disputaram sua herança com Eugênia, acusando-a de concentrar a administração dos bens como se fosse a única herdeira.
Outro fato interessante na história de Alfredo Volpi foi à década de 80, quando foi homenageado pela direção do clube Atlético Mineiro, sendo convidado para conhecer a equipe. Como retribuição, Alfredo Volpi presenteou o clube com o desenho de um galo, mascote do clube, que até hoje é reconhecido como o Galo Volpi.
Alfredo Volpi participou da 25ª Bienal de Veneza em 1950. Foi a única vez que voltou à Itália, depois de ter vindo para o Brasil com pouco mais de um ano de idade. Alfredo Volpi ficou encantado com os afrescos em têmpera de Giotto, na capela de Scrovegni, em Pádua. Visitou dezesseis vezes as obras de seu conterrâneo, morto no século XIV, em sua breve visita à Itália.

Nenhuma imagem anexada.

Compartilhar:
Artistas

Ana Carolina Fernandes

Nasceu no Rio de Janeiro e desde cedo demonstrou uma paixão pela fotografia, ganhando de seu pai, jornalista, sua primeira …

Artistas

Gisela Motta e Leandro Lima

 
 
Nasceram em 1976, em São Paulo onde vivem e trabalham. Formados em Bacharelado em Artes Plásticas pela FAAP, onde começaram …

Artistas

Marine Hugonnier

Nasceu em Paris, France, 1969
Vive e trabalha em London, UK
Exposições Individuais [Solo Exhibitions] 2014 Max Wigram Gallery, London
Chateau D’Angers, Angers, …

Artistas

Lygia Clark

Lygia Clark (Belo Horizonte, 1920 – Rio de Janeiro, 1988) foi uma artista multimídia, integrante do grupo Neoconcreto. Começou seus …

Artistas

Tatiana Guinle

Tatiana Guinle, artista visual, cantora, formada pela CAL em 1999. Iniciou seus estudos de fotografia com Simone Rodrigues. Participou de …

Artistas

Thiago Barros

Bacharel em Comunicação Social pela UFRJ, Leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e na Sociedade Fluminense de …

Artistas

Chico Albuquerque

Filho de um casal de fotógrafos, Francisco Afonso de Albuquerque nasceu em Fortaleza em 25 de abril de 1917. Seu …

Artistas

Ricardo Alcaide

Nasceu em Caracas, Venezuela. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.
Sua obra reflete as inquietudes do artista em relação ao …

Artistas

Lenora da Barros

Formada em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP.
Poeta e artista …

Artistas

Antônio de Dedé

Antônio Alves dos Santos nasceu em 1953, em Lagoa da Canoa, Alagoas, onde vive e trabalha. Faz parte de uma …

Artistas

Paulo Meira

Artista plástico com formação em design gráfico pela UFPE, Paulo Meira nasceu em Arcoverde em 1966. Em 1993 realizou sua …

Artistas

Alê Jordão

 
 
Nasceu e mora em São Paulo. Estudou na FAAP na segunda metade dos Anos 90 e na Domus (Milão). Inicia …