Yayoi Kusama e Takashi Murakami tomam ação legal contra falsas exposições de seus trabalhos na China

O advogado de Yayoi Kusama afirma que uma empresa chinesa organizou exposições apresentando falsificações de sua arte, bem como o trabalho do colega japonês Takashi Murakami . As exposições supostamente começaram em abril e foram realizadas nas cidades chinesas de Shenzhen, Guangzhou, Wuhan e Xangai.

De acordo com o Nikkei Asian Review , o advogado de Kusama, Yoshifumi Onodera, já conseguiu fechar uma mostra em Xangai que abriu no mês passado e cobrava cerca de 10 dólares por ingresso. (As outras exposições supostamente foram gratuitas)

As mostram foram supostamente organizadas por uma empresa chinesa. Onodera está procurando identificar os organizadores e tomar medidas legais. O advogado de Murakami, Hiroshi Kamiyama, disse à Asian Review que também está considerando um processo, dizendo que “isso é extremamente malicioso”.

A Art Asia Pacific informa que a exposição de Xangai estava sendo realizada no shopping center LuOne da cidade. A instalação pertence e é operada pela CapitaLand, uma empresa de desenvolvimento sediada em Cingapura, que possui uma coleção de arte significativa , com obras de nomes como Antony Gormley , Olafur Eliasson e Frank Stella , além de importantes artistas asiáticos.

A CapitaLand não respondeu ao questionamento da Artnet News quanto ao status da exposição ou a autenticidade de suas obras. Um comunicado da ViaDirect confirma que as obras de Kusama e Murakami estavam sendo exibidas no shopping, inaugurado em 22 de setembro, assim como uma foto da página do Facebook da CapitaLand .

Outra mostra de Kusama e Murakami, que também incluiu o trabalho de Andy Warhol , foi realizado este ano na Je Fine Art Gallery de Xangai. Intitulada ” This Merry World “, foi inaugurada em 18 de abril e foi exibida até 27 de maio. A descrição da mostra apresentou um “mundo florido e colorido” com três dos principais artistas pop.

A galeria também incluiu Kusama em sua próxima exposição, emparelhando-a com Yoshitomo Nara em “Maior que a vida: pequenas coisas de Yayoi Kusama e Yoshitomo Nara” (1 de junho a 31 de julho de 2018). Ambas custam 4 dólares para visitar. Não está claro se a galeria está envolvida com a controvérsia que se desdobra, e os representantes não responderam ao pedido da Artnet News para comentários até o momento.

As outras supostas exposições falsas ainda não foram definitivamente identificadas, mas o Poly Art Space / JCA Museum em Shenzen realizou uma coletiva com Kusama, Murakami, Nara e Damien Hirst, que foi fechada em junho, de acordo com o Shenzhen Blog. Os ingressos custam a 8,50 a 15,50 dólares.

O site chinês Vaaju noticiou em maio de uma mostra de Murakami / Kusama, em Wuhan, com fotografias que exibem obras como uma sala coberta por papéis de parede que parecem ter a assinatura da flor de rosto sorridente de Murakami. Havia também uma variação da famosa Sala de Obliteração de Kusama, com as bolinhas coloridas dispostas não aleatoriamente, mas em padrões limpos nas paredes brancas.

Outras peças apresentavam esferas com bolinhas vermelhas e brancas, expostas em paredes com padrões semelhantes, incluindo uma sala com um cubo espelhado no meio – uma estranha perspectiva do Infinity Room de Kusama, supostamente intitulado Invisible Wave Point House . O artigo não nomeou o local da misteriosa exposição.

Fonte: artnet News

 

Compartilhar:
Notícias - 07/04/2016

Tudo sobre a SP-Arte

SP-ARTE 2016
PRIMEIRO DIA – QUARTA-FEIRA DIA, 06/04/2016

Já antes da abertura do portões, o clima no Pavilhão da Bienal era animado. …

Notícias - 22/06/2017

Sotheby's quebra recorde para obra de Kandinsky em Londres

A Sotheby’s quebrou o recorde de leilão para Wassily Kandinsky não apenas uma vez, mas duas vezes durante a sua …

Notícias - 10/11/2016

Nos EUA, artistas respondem a eleição

Vinte e quatro anos depois da artista Zoe Leonard estreiar seu texto “Eu quero um presidente”, o High Line de Nova …

Notícias - 18/07/2017

Obras-primas do Louvre são danificadas após tempestade

Pinturas de Poussin e Jean-François de Troy foram danificadas durante uma grande tempestade que atingiu a capital francesa na última …

Notícias - 25/06/2015

Veja todos os artistas da Bienal de Veneza

A 56ª Bienal de Arte de Veneza, curada por Okwui Enzwezor, foi inaugurada no dia 9 de maio com mais …

Notícias - 27/08/2014

Entrevista com Jacopo Crivelli, curador da Bienal de Cuenca

ENTREVISTA COM JACOPO CRIVELLI, CURADOR DA BIENAL DE CUENCA
 
Quais as mudanças que vê na bienal ao longo dos anos?
É uma …

Notícias - 06/09/2017

Morre o pintor alemão Arno Rink aos 76 anos

O artista de Leipzig, Alemannha, Arno Rink morreu nesta terça-feira, 5 de setembro, aos 76 anos em decorrência de câncer – três semanas …

Notícias - 01/12/2015

Luciana Caravello lança campanha em favor à cidade de Mariana

São tempos difíceis os que passamos agora no Brasil e no mundo. Há muito o que se refletir e observar …

Notícias - 01/02/2018

Entrevista com Guerrilla Girls

Últimos dias para conferir a mostra “Guerrilla Girls: Gráfica, 1985-2017” no MASP, em cartaz até 14 de fevereiro.

A Dasartes esteve …

Notícias - 28/06/2016

O triunfo da cor: Mais de 136mil espectadores

Veja matéria PÓS-IMPRESSIONISTAS na edição 49 da Dasartes clicando aqui.

Em São Paulo, a exposição O Triunfo da Cor. O Pós-Impressionismo: …

Notícias - 13/12/2018

Adolescente alterado quebra obras raras de arte animal no Denver Art Museum

Um bizarro incidente de vandalismo no Museu de Arte de Denver resultou em 10 obras de arte danificadas no fim …

Notícias - 17/08/2017

Yayoi Kusama abrirá seu próprio museu em Tóquio

Yayoi Kusama anunciou através de seu site que abrirá um museu dedicado a seu trabalho em Tóquio no dia 1 de …