William Kentridge abre uma fundação de arte em Joanesburgo

O artista sul-africano William Kentridge montou uma fundação de arte perto de seu estúdio em Joanesburgo, fornecendo um “espaço seguro para a incerteza, a dúvida, a estupidez e, às vezes, o fracasso”, diz ele.

O artista chamou a sua fundação de “Centro para a idéia menos boa” – uma referência ao processo de criação, que muitas vezes vê os artistas descarrilados de explorar sua idéia inicial e se concentrar em “idéias secundárias que surgem durante o processo de tomada”, diz ele.

Ele montou sua fundação no complexo Arts on Main, um armazém convertido no centro de Joanesburgo, que abriga seu estúdio, bem como outros espaços de arte. Ele visa responder a uma necessidade real na cidade e em todo o país para alternativas de sitiar espaços de arte pública.

“Há um sentido em Joanesburgo e na África do Sul que o financiamento público das instituições está desmoronando,” Kentridge diz. “A Galeria de Arte de Joanesburgo, a galeria da minha infância, que tem uma coleção maravilhosa de arte sul-africana e africana, bem como impressões de Rembrandt e outras coisas, fechou em fevereiro. Ela tinha um telhado novo, mas isso foi feito de cobre, que é um material altamente desejável, de modo que o telhado foi removido por ladrões na noite, e então a chuva veio e fez danos irreparáveis para muitas das galerias.”

A nova temporada inaugural de apresentações, exibições de filmes e exibições de arte do novo centro aconteceu em março, organizada pelo diretor teatral e dramaturgo Khayelihle Dominique Gumede, o poeta, autor e ativista Lebogang Mashile, o dançarino-coreógrafo Gregory Maqoma e o próprio Kentridge. Reuniu 60 participantes, incluindo atores, dançarinos, poetas, escritores, artistas, compositores, cineastas e boxeadores. Eles trabalharam juntos para criar uma série de performances públicas, incluindo a encenação de quatro peças de Samuel Beckett, uma obra do dramaturgo nigeriano Wole Soyinka, um desfile e uma série de performances em colaboração com um clube de boxe local.

Compartilhar: