Vem aí o projeto INC_PHOTOGRAPHY 2018

O INC_PHOTOGRAPHY junto com Territoire Sensible e Instituto Inclusartiz lançam uma parceria, que terá como primeira ação a residência artística com 10 fotógrafos brasileiros na região na Provence, França, em janeiro de 2018, com direção de Pierre Devin e participação de Bernard Plossu, os participantes terão uma oportunidade única de, explorar a região na companhia de grandes expoentes da fotografia contemporânea.

Dez fotógrafos brasileiros – André Cunha, Bernardo Dorf, Leonardo Jucá, Lucas Pacífico, Marcelo Hein, Márcio Távora, Monica Paes e Paola Vianna, além de Helena Rios e Marcelo Greco, que são também coordenadores do projeto Territoire Sensible no Brasil – participarão em janeiro de 2018 da residência artística “Mudança de biótopo e outra perspectiva”, na região da Provence, França, com direção de Pierre Devin e participação de Bernard Plossu.

O INC_PHOTOGRAPHY é um projeto idealizado por Monica Paes, Marcelo Greco e Helena Rios, que pretende promover a discussão e o aprendizado, incentivando o artista/autor a refletir sobre seu trabalho e sobre o trabalho dos demais, criando assim um ambiente de troca e experimentação. O INC_PHOTOGRAPHY, visa desenvolver uma visão e pensamento crítico sobre a sociedade, a cultura e o ambiente.

Por meio dos seus orientadores, o INC_PHOTOGRAPHY auxilia o artista/autor a identificar sua linguagem visual, a refinar e desenvolver uma visão pessoal, crítica e criativa.

O projeto prevê parcerias do Instituto com diferentes residências artísticas voltadas para o desenvolvimento em fotografia. As residências artísticas são aqui abordadas como ferramentas de formação do olhar e preservação da memória. Entende-se aqui o conceito de residência artística como uma troca entre artista e sociedade: o artista, para além de seus benefícios particulares (aprendizado e desenvolvimento de seu trabalho pessoal) deve, com seu trabalho, estar engajado na construção da memória e na reflexão sensível sobre determinada região, assim como na transmissão de conhecimento. O artista se faz na sociedade.

Para saber um pouco mais sobre o projeto e conhecer os artistas acessem o site http://territoiresensible.com, ou siga nas redes @inc_photographybr e @territoiresensible.

O Instituto Inclusartiz, fundado em 1998, no Rio de Janeiro, promove a educação e a cultura, com o intuito de difundir a arte e estimular a integração social e o intercâmbio cultural. O seu principal foco é desenvolver exposições e projetos educacionais que criem e promovam vínculos socioculturais e troca de conhecimento.

O Territoire Sensible – Território Sensível – é um espaço de liberdade e uma ferramenta para ação e reflexão. Dirigido por Pierre Devin, é fruto da iniciativa de um coletivo de fotógrafos, a princípio brasileiros e franceses. O projeto tem como foco os questionamentos trazidos por um mundo em plena mutação. A fotografia é a linha condutora do projeto, mas não se exclui qualquer abertura às artes visuais, à literatura, à sociologia, à história, etc.

Compartilhar:
Notícias - 18/03/2015

Itaú Cultural e MARCO recebem inscrições para oficina de site specific.

O Itaú Cultural e o Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul (MARCO) recebem inscrições entre 16/03/15 a …

Notícias - 25/04/2016

Em Londres: Lista dos mais ricos indica queda nas fortunas de colecionadores

De acordo com o Sunday Times Rich List, os super-ricos da Grã-Bretanha têm visto uma queda nas fortunas ao longo …

Notícias - 22/07/2015

Casa Daros se despede com arte cubana

Basta uma olhada nas primeiras imagens de divulgação da próxima exposição da Coleção Daros Latinamerica no casarão em Botafogo, RJ, …

Notícias - 29/11/2018

Texugos estão sendo espancados até a morte na China para produzir pincéis, diz a PETA

Pessoas para o Tratamento Ético dos Animais (PETA) está pressionando para que as empresas de fornecimento de arte parem de …

Notas - 26/08/2015

Galeria Trópica abre as portas em Ipanema

Os cariocas vão ganhar uma opção no cenário das artes que promete movimentar ainda mais o mês de setembro no …

Notícias - 05/11/2018

Fotografias aéreas revelam impacto ambiental da indústria americana

Os dois últimos séculos de industrialização marcaram a paisagem americana, deixando feridas de poluição que talvez nunca se curem. Áreas …

Notícias - 19/01/2016

Sai museu, entra fábrica de vacina da dengue

A sede do Paço das Artes, localizado na Cidade Universitária em São Paulo capital, fechará suas portas no dia 31 …

Notícias - 08/01/2016

Fernando Cocchiarale assume a curadoria do MAM do Rio de Janeiro

O presidente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Chateaubriand, anuncia que o novo curador de …

Notícias - 06/01/2017

Lisson Gallery encerra exposição de sucesso de Jason Martin

A exposição em andamento das obras de Jason Martin na Lisson Gallery, em Londres, terminará em 7 de janeiro de …

Notícias - 26/01/2016

"Hélio Oiticica – Estrutura Corpo Cor" leva 60 obras do artista para Fortaleza

Dos originais parangolés aos bólides complexos, capazes de se remodelar com o olhar por meio de texturas, cores vivas e …

Notícias - 04/04/2017

Especial SP-Arte - Nota 11: Ação inédita e interativa da revista Dasartes, permite ao público a escolha da capa de sua edição de Abril (Sp-Arte)

QUAL É A SUA CAPA DASARTES PREFERIDA?

A Revista Dasartes e a SP-Arte perguntam ao seu público, leitores, visitantes e seguidores, …

Notícias - 18/05/2016

Gonçalo Ivo e a aurora amanhecida

A mostra “Aurora” reúne parte das 35 pinturas que ilustram a edição brasileira do livro Aurora, do pai do artista, …