Vem aí o projeto INC_PHOTOGRAPHY 2018

O INC_PHOTOGRAPHY junto com Territoire Sensible e Instituto Inclusartiz lançam uma parceria, que terá como primeira ação a residência artística com 10 fotógrafos brasileiros na região na Provence, França, em janeiro de 2018, com direção de Pierre Devin e participação de Bernard Plossu, os participantes terão uma oportunidade única de, explorar a região na companhia de grandes expoentes da fotografia contemporânea.

Dez fotógrafos brasileiros – André Cunha, Bernardo Dorf, Leonardo Jucá, Lucas Pacífico, Marcelo Hein, Márcio Távora, Monica Paes e Paola Vianna, além de Helena Rios e Marcelo Greco, que são também coordenadores do projeto Territoire Sensible no Brasil – participarão em janeiro de 2018 da residência artística “Mudança de biótopo e outra perspectiva”, na região da Provence, França, com direção de Pierre Devin e participação de Bernard Plossu.

O INC_PHOTOGRAPHY é um projeto idealizado por Monica Paes, Marcelo Greco e Helena Rios, que pretende promover a discussão e o aprendizado, incentivando o artista/autor a refletir sobre seu trabalho e sobre o trabalho dos demais, criando assim um ambiente de troca e experimentação. O INC_PHOTOGRAPHY, visa desenvolver uma visão e pensamento crítico sobre a sociedade, a cultura e o ambiente.

Por meio dos seus orientadores, o INC_PHOTOGRAPHY auxilia o artista/autor a identificar sua linguagem visual, a refinar e desenvolver uma visão pessoal, crítica e criativa.

O projeto prevê parcerias do Instituto com diferentes residências artísticas voltadas para o desenvolvimento em fotografia. As residências artísticas são aqui abordadas como ferramentas de formação do olhar e preservação da memória. Entende-se aqui o conceito de residência artística como uma troca entre artista e sociedade: o artista, para além de seus benefícios particulares (aprendizado e desenvolvimento de seu trabalho pessoal) deve, com seu trabalho, estar engajado na construção da memória e na reflexão sensível sobre determinada região, assim como na transmissão de conhecimento. O artista se faz na sociedade.

Para saber um pouco mais sobre o projeto e conhecer os artistas acessem o site http://territoiresensible.com, ou siga nas redes @inc_photographybr e @territoiresensible.

O Instituto Inclusartiz, fundado em 1998, no Rio de Janeiro, promove a educação e a cultura, com o intuito de difundir a arte e estimular a integração social e o intercâmbio cultural. O seu principal foco é desenvolver exposições e projetos educacionais que criem e promovam vínculos socioculturais e troca de conhecimento.

O Territoire Sensible – Território Sensível – é um espaço de liberdade e uma ferramenta para ação e reflexão. Dirigido por Pierre Devin, é fruto da iniciativa de um coletivo de fotógrafos, a princípio brasileiros e franceses. O projeto tem como foco os questionamentos trazidos por um mundo em plena mutação. A fotografia é a linha condutora do projeto, mas não se exclui qualquer abertura às artes visuais, à literatura, à sociologia, à história, etc.

Compartilhar:
Notícias - 31/01/2019

PolÍtico britânico vende antiguidades saqueadas

Um par de grandes esculturas de relevo assírio, datando de 860 a.C., semelhantes àquelas recentemente destruídas pelos extremistas islâmicos no …

Notícias - 29/03/2018

Escultura de latão de Brancusi pode bater recorde de venda

Grandes investimentos em arte geralmente se resumem a uma simples coisa: segurar pelo maior tempo possível.

Isso é certamente verdade para …

Notícias - 05/11/2018

Você acha que conhece Andy Warhol?

Quando Donna De Salvo conheceu Andy Warhol em 1985, ela era uma jovem curadora trabalhando na Dia Art Foundation. Ele …

Notícias - 23/11/2017

Obra de arte pirotécnica de Cai Guo-Qiang para comemorar a primeira reação nuclear

Em 2 de dezembro de 1942, às 3:25 da tarde, o mundo inaugurou a “Era Atômica” quando o cientista Enrico …

Notícias - 10/11/2016

Nos EUA, artistas respondem a eleição

Vinte e quatro anos depois da artista Zoe Leonard estreiar seu texto “Eu quero um presidente”, o High Line de Nova …

Notícias - 20/04/2017

Novo recorde é esperado por obra de Basquiat por leilão da Sotheby's

“Sem título”, de Jean Michel Basquiat, de 1982, fará parte do Sotheby’s Contemporary Art Evening Auction em 19 de maio, …

Notas - 03/09/2015

Governo de São Paulo distribui nova tiragem do Passaporte dos Museus no dia 05/09

Se você ainda não sabe o que vai fazer no feriadão do Dia da Independência, aqui vai uma dica: no …

Notícias - 10/08/2015

Gilberto Salvador: arte e liberdade em espaços públicos

O Parque Cândido Portinari, área de lazer da Zona Oeste de São Paulo, abriga agora a escultura Bicicleta, do artista …

Notícias - 22/02/2018

Artista processa Kendrick Lamar por uso de suas obras em videoclipe

Kendrick Lamar e SZA roubaram uma artista utilizando sua famosa obra de arte e usando-a para promover a trilha sonora …

Notícias - 23/03/2017

Processo judicial faz Centro Pompidou quebrar com retrospectiva de Jeff Koons

A retrospectiva de Jeff Koons no Centro Pompidou em 2014-15 foi a exposição mais assistida de um artista vivo na …

Notícias - 25/10/2018

Em imagens: Conheça a primeira Bienal de Bangkok

Os planos para a primeira Bienal de Arte de Bangkok foram revelados pela primeira vez em uma cerimônia realizada na …

Notícias - 29/05/2018

Fundação Marcos Amaro abre mostra permanente em sua sede FAMA em Itu

Um panorama abrangente da arte brasileira, com trabalhos dos mais importantes artistas nacionais. Com esse mote, a Fundação Marcos Amaro …