Vem aí o projeto INC_PHOTOGRAPHY 2018

Fotografia de Marcelo Greco

O INC_PHOTOGRAPHY junto com Territoire Sensible e Instituto Inclusartiz lançam uma parceria, que terá como primeira ação a residência artística com 10 fotógrafos brasileiros na região na Provence, França, em janeiro de 2018, com direção de Pierre Devin e participação de Bernard Plossu, os participantes terão uma oportunidade única de, explorar a região na companhia de grandes expoentes da fotografia contemporânea.

Dez fotógrafos brasileiros – André Cunha, Bernardo Dorf, Leonardo Jucá, Lucas Pacífico, Marcelo Hein, Márcio Távora, Monica Paes e Paola Vianna, além de Helena Rios e Marcelo Greco, que são também coordenadores do projeto Territoire Sensible no Brasil – participarão em janeiro de 2018 da residência artística “Mudança de biótopo e outra perspectiva”, na região da Provence, França, com direção de Pierre Devin e participação de Bernard Plossu.

O INC_PHOTOGRAPHY é um projeto idealizado por Monica Paes, Marcelo Greco e Helena Rios, que pretende promover a discussão e o aprendizado, incentivando o artista/autor a refletir sobre seu trabalho e sobre o trabalho dos demais, criando assim um ambiente de troca e experimentação. O INC_PHOTOGRAPHY, visa desenvolver uma visão e pensamento crítico sobre a sociedade, a cultura e o ambiente.

Por meio dos seus orientadores, o INC_PHOTOGRAPHY auxilia o artista/autor a identificar sua linguagem visual, a refinar e desenvolver uma visão pessoal, crítica e criativa.

O projeto prevê parcerias do Instituto com diferentes residências artísticas voltadas para o desenvolvimento em fotografia. As residências artísticas são aqui abordadas como ferramentas de formação do olhar e preservação da memória. Entende-se aqui o conceito de residência artística como uma troca entre artista e sociedade: o artista, para além de seus benefícios particulares (aprendizado e desenvolvimento de seu trabalho pessoal) deve, com seu trabalho, estar engajado na construção da memória e na reflexão sensível sobre determinada região, assim como na transmissão de conhecimento. O artista se faz na sociedade.

Para saber um pouco mais sobre o projeto e conhecer os artistas acessem o site http://territoiresensible.com, ou siga nas redes @inc_photographybr e @territoiresensible.

O Instituto Inclusartiz, fundado em 1998, no Rio de Janeiro, promove a educação e a cultura, com o intuito de difundir a arte e estimular a integração social e o intercâmbio cultural. O seu principal foco é desenvolver exposições e projetos educacionais que criem e promovam vínculos socioculturais e troca de conhecimento.

O Territoire Sensible – Território Sensível – é um espaço de liberdade e uma ferramenta para ação e reflexão. Dirigido por Pierre Devin, é fruto da iniciativa de um coletivo de fotógrafos, a princípio brasileiros e franceses. O projeto tem como foco os questionamentos trazidos por um mundo em plena mutação. A fotografia é a linha condutora do projeto, mas não se exclui qualquer abertura às artes visuais, à literatura, à sociologia, à história, etc.

Compartilhar: