Um olhar íntimo sobre Picasso

Um ano após sua reabertura, o Museu Picasso, em Paris, organiza uma exposição que celebra os seus 30 anos e revela a vida pessoal de um dos maiores nomes da história da arte.

A mostra ¡Picasso! é composta por 105 pinturas (86 de Picasso), 92 esculturas, 192 trabalhos gráficos (desenhos, cadernos, livros ilustrados, gravuras, etc.), 190 fotografias, 4 filmes e 300 arquivos documentais.

O lado pessoal do artista é explorado através de sua coleção de obras de arte, que inclui obras de amigos como Miró e Matisse, assim como peças que ilustram sua vida amorosa e familiar. O seu compromisso político, sua ascensão ao estrelato, a repercussão na mídia e o período em que Picasso trocou o pincel pela caneta e dedicou-se à poesia também são pontuados.

O diretor do museu, Laurent Le Bon, disse, em entrevista à ANSA, que o objetivo não é mostrar um Picasso sacralizado ou celebrar suas grandes obras, apesar de elas estarem presentes no evento, mas sim destacar “nossa própria coleção”. Parte da mostra é dedicada à história do museu, abrangendo as grandes doações, a sua abertura em 1985 e as grandes exposições realizadas lá. A instituição é concebida como uma continuação da história de Picasso, mesmo após a sua morte.

No dia 25 de outubro é celebrado o aniversário do artista com atividades especiais no museu. A data também é celebrada pelo Grand Palais com a exposição Picasso.Mania, pelo MoMa, que apresenta uma exposição de esculturas do artista, e pelo Les Abattoirs, com a mostra Picasso, Horizonte Mitológico.

Sobre os últimos anos de vida de Picasso, Emilia Philippot, co-curadora do museu, disse: “Quando você olha para o seu trabalho a partir dos anos 70, ele está com pressa”, como se Picasso, ciente de que sua vida estava chegando ao fim, quisesse reconstruir todo o seu trabalho. “Você vê pintura clássica, homenagens a Van Gogh e Renoir. Ele revisita todos os seus períodos”.

Encontrar novas perspectivas sobre sua obra não é uma tarefa difícil. A exposição Picasso.Mania, no Grand Palais, reúne obras de artistas que foram influenciados por Picasso, como Roy Lichtenstein, David Hockney, Jasper Johns e Andy Warhol. Diana Widmaier-Picasso, uma das curadoras e neta do artista, diz que a exposição “nos permite compreender como os artistas veem o trabalho de Picasso”. Mais de 40 anos após a sua morte, Picasso continua sendo um dos artistas mais revisitados e examinados do século XX.

Compartilhar:
Notícias - 10/11/2015

Caverna em Porto Rico se transforma em espaço expositivo

Puerto Rican Ligths (Cuerva Vientos) é o novo projeto de Allora & Calzadilla, que consiste na instalação da obra de …

Notas - 03/03/2016

Inauguração da Galeria do Instituto de Artes da Unesp

Sábado, dia 5 de março, ocorre a inauguração da Galeria de Artes do Instituto de Artes da Unesp de São …

Notas - 15/06/2015

Sergio Gonçalves Galeria chega à Europa dia 17

A Sergio Gonçalves Galeria desembarca, pela primeira vez, na oitava edição da The Solo Project, feira de Arte Contemporânea, em …

Notícias - 21/06/2018

Anish Kapoor abre processa por violação de direitos autorais de sua escultura de feijão

O artista britânico Anish Kapoor entrou com uma queixa no Tribunal Distrital dos EUA contra a Associação Nacional de Rifles …

Notícias - 14/10/2015

Rubens Gerchman recebe selo da UNESCO

O conjunto documental “Arquivo Pessoal Rubens Gerchman” foi incluído no registro nacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO – …

Notícias - 13/04/2017

Thiago Rocha Pitta estréia segunda individual em Nova York

Marianne Boesky Gallery, em Nova York, está organizando a exposição “The First Green” de Thiago Rocha Pitta que estará em exibição …

Notícias - 13/01/2015

Fortes Vilaça inaugura a mostra Coletiva de Verão

A Galeria Fortes Vilaça apresenta a mostra Coletiva de Verão, com obras de Ernesto Neto, Jac Leirner, Lucia Laguna, Marina …

Notícias - 31/07/2015

10ª Bienal do Mercosul

A Fundação Bienal do Mercosul anunciou nesta quarta-feira, 29, a lista de participantes da 10ª Bienal do Mercosul, cujo título …

Notícias - 06/01/2016

Inscrições para o prêmio Mercosul de artes visuais encerra no dia 20 de março de 2016

Até 20 de março de 2016, estarão abertas as inscrições ao Prêmio Mercosul de Artes Visuais. Organizado pelo Mercosul Cultural, …

Notícias - 10/01/2019

Abertas as inscrições para ocupação artística do Red Bull Station

O Red Bull Station promove a quarta edição do programa OCUPAÇÃO, que incentiva artistas e coletivos para ocupar espaços do …

Notícias - 14/05/2015

Arte Presente – O Presente é a Realidade

A primeira edição do evento ARTE PRESENTE focada em Performance recebe a artista carioca Celina Portella para uma conversa informal …

Notícias - 22/06/2017

Benjamin Sullivan ganha Prêmio BP Portrait 2017

O artista com sede em Suffolk na Inglaterra, Benjamin Sullivan, ganhou o BP Portrait Award 2017 por uma pintura retrato de …