Tropicalismo e Pop Art em retrospectiva de Cybèle Varela

‘Tropicalismo’ (ou ‘Tropicália’) indica um movimento artístico de curta duração que surgiu no Brasil no final da década de 1960. Em 1972, já se podia considerar concluído. O termo deriva diretamente de uma instalação ambiental criada em 1967 por Hélio Oiticica (1937–1980), na época um dos maiores protagonistas do panorama brasileiro das artes visuais. O Tropicalismo, todavia, foi um fenômeno cultural de amplo alcance, que teve ressonância em todos os setores criativos, da arte à música, do teatro à moda, acompanhado por um sentimento comum de experimentação e crítica social. O movimento estava atrelado à ideia de “antropofagia”, literalmente um canibalismo cultural que emergiu no Brasil no final dos anos vinte, como reação ao colonialismo cultural, e esboçava a mistura da cultura tradicional e da arte brasileira , com as manifestações internacionais da Pop e Op Art.

Foi neste contexto vibrante que Cybèle Varela (n. 1943, Petrópolis, RJ) deu início à sua carreira no Brasil. A artista participou das mais importantes exposições e bienais da época, e tornou-se em breve uma das figuras-chave do Tropicalismo e da Pop Art Brasileira, antes de se mudar para Paris no começo dos anos setenta. Engajada em um prolífico intercâmbio artístico com muitos colegas, quer no Brasil, quer no exterior, com o passar dos anos Cybèle Varela desenvolveu uma linguagem crítica, mas nunca marcada por ideologia e com um toque de sutil ironia. Entre suas fontes de inspiração preferidas estão as pessoas comuns e sua relação com o ambiente urbano; o anonimato da vida nas grandes cidades e os papéis impostos pelas restrições de gênero e expectativas sociais. Pintora antes de tudo, com seus objetos em formato de caixas e pinturas quebra-cabeça sobre madeira, adere à mesma abordagem alegre e interativa que consagrou
internacionalmente os artistas brasileiros. Ao mesmo tempo, as experimentações vídeo e fotográficas foram fundamentais para sua pesquisa sobre a interação da luz, sombra e movimento.

O título desta mostra, Tropicalismo Remixed, é uma referência divertida à música e procura recriar aquela juvenil atmosfera de otimismo que caracterizava os inícios da longa jornada artística de Cybèle Varela, deixando nítido rastro na sua produção sucessiva. Um Tropicalismo “remixed” é um Tropicalismo que foi alterado, modificado de sua condição original, para criar algo novo e audaz. Este bem equilibrado sentimento de continuidade e renovação é, precisamente, o que
caracteriza a obra de Varela.

Cybèle Varela: Tropicalismo Remixed apresenta uma seleção das mais emblemáticas pinturas da artista, objetos e vídeos, desde a década de 1960 até os dias de hoje. A exposição na Fundação Brasilea em Basel – Suíça, é a primeira retrospectiva de Varela na Europa. Representa também a ocasião de reavaliar a relação da artista com a Suíça, onde viveu entre 1978 e 1993, e de examinar de que forma o encontro e a apropriação da cultura europeia influenciaram seu trabalho.
Ao examinar os principais momentos do desenvolvimento artístico de Varela e apresentando-os em capítulos organizados por ordem cronológica, a exposição quer dar novo destaque aos numerosos sucessos da artista. Além disso, analisa a contribuição de Cybèle Varela no panorama artístico, internacional e latino-americano, desde a Pop Art e a Arte Conceitual até a Figuração Narrativa e a Videoarte.

Cybèle Varela: Tropicalismo Remixed
Fundação Brasilea, Basilea
Até 31 de maio 2018

Compartilhar:
Notícias - 21/07/2016

Coleção de Leslie Waddington na Christie's

A casa de leilões Christie’s anuncia que a coleção privada do negociante de arte Leslie Waddington irá a leilão em …

Notícias - 17/10/2017

Em imagens: “Histórias da sexualidade” no MASP já movimenta as redes antes da abertura

A coletiva, que faz parte da temática sobre sexualidade para o ano de 2017 na programação do MASP, já estava prevista muito …

Notícias - 16/12/2016

Em janeiro: 8º Salão dos Artistas sem Galeria

A 8ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo impresso e portal Mapa das Artes (www.mapadasartes.com.br), realiza, a …

Notícias - 18/05/2017

Resultados do mercado de arte internacional reagem em momento incerto com positividade

Há uma narrativa um tanto surpreendente sobre as vendas desta temporada em Nova York que os apresentam como algum tipo …

Notícias - 27/10/2015

ArtReview divulga a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da arte em 2015

A ArtReview divulgou sua lista das 100 personalidades mais importantes do mundo da arte em 2015: “The Power 100”.

Entre os …

Notícias - 07/04/2017

Especial SP-Arte - Nota 15: Review dia 6/4

O primeiro dia da abertura oficial da SP-Arte manteve os corredores do Pavilhão da Bienal mais tranquilos e repleto de …

Notas - 03/07/2015

ArtRio apresenta as galerias selecionadas para a edição 2015 da feira

Foram selecionadas as galerias participantes da ArtRio 2015, que acontece entre os dias 09 e 13 de setembro, no Píer …

Notícias - 26/04/2018

Desenho esboço de Salvador Dalí para o filme O Cão Andaluz vai a leilão

Três obras previamente desconhecidas de Salvador Dali, duas delas, um possível retrato de Garcia Lorca 1926, bem como uma mão …

Notícias - 23/11/2018

Quem governa o mundo da arte?

O artista Wolfgang Tillmans foi escolhido pela revista Monopol como a figura mais influente do mundo da arte em 2018.

“Com …

Notícias - 24/10/2017

Artur Lescher expõe em Paris

O escultor brasileiro Artur Lescher expõe individual no Palais d’Iéna, sede do Conselho Econômico, Social e Ambiental da Câmara de Comércio Internacional, …

Notícias - 14/12/2018

Chamada aberta: Residência Rijksakademie 2020

O Rijksakademie van beeldende kunsten convida artistas a desenvolverem seu trabalho durante um ou dois anos em Amsterdam.

Os artistas são …

Notícias - 24/11/2016

Paris ganhará escultura de presente de Jeff Koons

O artista americano Jeff Koons doou uma obra de arte para a cidade de Paris e o povo da França …