“Terrorismo, racismo, guerra e revolução” são os temas do programa de cinema da ArtBasel 2017

O programa de cinema da Art Basel deste ano tem uma linha política distinta, com exibições que confrontam questões de terrorismo, racismo, guerra e revolução. “Chame-o de Zeitgeist”, diz Maxa Zoller, curadora do Cairo, que está organizando o setor pelo terceiro ano consecutivo. Esses temas politicamente carregados “surgiram organicamente” dos longas-metragens e curtas-metragens que os artistas e suas galerias apresentaram para consideração, ela diz.

Apresentado no Stadtkino Basel, o cinema local de cinema único da cidade suíça, o programa de uma semana é um ambiente “mais inclusivo” para o debate do que a própria feira de arte, diz Zoller. “Você não tem que atravessar o mesmo limite que você faz quando você entra em um museu ou em uma galeria”. Ao contrário do cinema do mainstream, entretanto, muitos dos filmes em sua seleção evitam convenções documentárias ou dramáticas.

O programa será aberto em 12 de junho com o também conhecido como Jihadi (2016), um ensaio de longa-metragem do artista francês e cineasta Eric Baudelaire, que foi apresentado anteriormente na Bienal de Montreal e Whitney Bienal. Retorna a viagem de um jovem francês às fileiras do Estado Islâmico na Síria, através de fotos de paisagens intercaladas http://www.buy-trusted-tablets.com com relatórios policiais e notas judiciais sobre o caso. O único som é o ambiente.

Essa abordagem “extremamente mínima” é inspirada por Fûkeiron, a teoria marxista do cineasta ativista japonês Masao Adachi, de que paisagens podem revelar sistemas de opressão política, diz Zoller. “O que eu gosto neste filme é o silêncio formal e a maturidade intelectual para abordar o impensável e o indizível”, diz ela. “É difícil fazer filmes sobre o terrorismo sem recorrer à forma documental óbvia.

Compartilhar:
Notícias - 28/11/2017

Vem aí o projeto INC_PHOTOGRAPHY 2018

O INC_PHOTOGRAPHY junto com Territoire Sensible e Instituto Inclusartiz lançam uma parceria, que terá como primeira ação a residência artística com …

Notícias - 05/04/2018

Quarta edição da OUTRA - feira de arte contemporânea divulga lista de artistas

A OUTRA – feira de arte contemporânea, é um evento itinerante em espaços culturais que incentivam artistas independentes. A feira …

Notícias - 01/12/2015

Luciana Caravello lança campanha em favor à cidade de Mariana

São tempos difíceis os que passamos agora no Brasil e no mundo. Há muito o que se refletir e observar …

Notícias - 07/12/2017

Comprador da obra de Leonardo da Vinci é revelado

Segundo a Artnews, o comprador da pintura de Leonardo da Vinci, “Salvator Mundi” (aproximadamente de 1500), que no último mês tornou-se a …

Notícias - 22/02/2018

Polegar roubado de escultura de um guerreiro de terracota valorizado em US$ 4,5 milhões

Michael Rohana, de 24 anos, foi acusado no início deste mês de remover e roubar o polegar esquerdo da escultura …

Notas - 04/01/2016

Galeria carioca Mul.ti.plo participa de feira Este Arte, em Punta del Este

Pela primeira vez, a Mul.ti.plo Espaço Arte leva seu acervo para uma feira fora do país. A galeria carioca participa, …

Notícias - 22/02/2018

Artista processa Kendrick Lamar por uso de suas obras em videoclipe

Kendrick Lamar e SZA roubaram uma artista utilizando sua famosa obra de arte e usando-a para promover a trilha sonora …

Notícias - 06/10/2014

Ate Onde o Morro Vinha Ate Onde o Rio Ia - Guga Ferraz

À PRESENÇA INVISÍVEL E ETERNA DO CASTELO DESAPARECIDO, ELE DEDICAVA SEUS DIAS, ENCANTADO… O MORRO ONDE ESTAVA O CASTELO TAMBÉM …

Notícias - 16/08/2018

Conheça o Momentum, o festival de arte de vidro

O festival Momentum acontecerá de 13 a 15 de setembro em Promenade Park, em Toledo, no estado de Ohio. Com …

Notícias - 30/11/2017

Oscar Murillo instala bandeiras negras no leste palestino de Jerusalém

Durante o verão, Oscar Murillo, conhecido por suas monumentais instalações de bandeiras negras na Bienal de Veneza, chegou a Ras …

Notícias - 13/01/2015

Fortes Vilaça inaugura a mostra Coletiva de Verão

A Galeria Fortes Vilaça apresenta a mostra Coletiva de Verão, com obras de Ernesto Neto, Jac Leirner, Lucia Laguna, Marina …

Notícias - 25/10/2018

Marc Quinn vai coletar duas toneladas de sangue de refugiados para nova obra de arte

O artista britânico Marc Quinn pretende extrair sangue de pelo menos 5 mil pessoas para sua nova instalação, a “Odyssey”, …