Setor Performance da SP-Arte amplia inscrições para artistas de todo o país

© Divulgação

O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo vai participar pela segunda vez consecutiva da SP-Arte, Feira Internacional de Arte de São Paulo, que acontece entre os dias 07 e 10 de abril. O evento, que apresenta as principais galerias do Brasil e do mundo, acontece no Pavilhão da Bienal e está em sua 12ª edição.

O sucesso da parceria inédita entre a instituição e a Feira, que aconteceu no ano passado, incentivou a ampliar o setor Performance para a edição deste ano. Desta vez, o projeto, que em 2015 foi protagonizado por alunos recém-formados da Belas Artes, será aberto para artistas de todo Brasil. A instituição, em parceria com a SP-Arte, vai selecionar dez performances que serão apresentados todos os dias da feira.

Para participar do processo de seleção, os artistas poderão inscrever suas performances (com descritivos, explicações e imagens) através do e-mail artes@belasartes.br até o dia 26 de fevereiro. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por Cauê Alves, professor e coordenador do curso de Artes Visuais da Belas Artes; Fernanda Feitosa, diretora e idealizadora da SP-Arte; Solange Farkas, curadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil, responsável por trazer ao Brasil nomes de peso da arte internacional como Bill Viola, Gary Hill, Peter Greenaway e Olafur Eliasson.

A divulgação dos dez artistas selecionados acontece até o dia 11 de março e os dois melhores trabalhos receberão prêmios – o primeiro lugar vai ganhar dois meses de residência artística (no período de 8 agosto a 3 outubro) no Instituto Sacatar, que é membro da Res Artis, the worldwide network of artist residencies e da Alliance of Artists Communities, localizado na Ilha de Itaparica, na Bahia. O segundo lugar receberá uma bolsa de estudos para um curso de pós-graduação no Centro Universitário de São Paulo.

A Belas Artes completou 90 anos em setembro passado e o curso de Artes Visuais foi o primeiro a ser oferecido pela instituição, logo em 1925. O curso acompanhou as mudanças constantes de sua área e hoje aborda a arte contemporânea, as novas linguagens e suportes que surgiram nos últimos anos, como multimeios, performance, vídeo-performance, fotografias analógica / digital, entre outras.

Confira o edital do concurso e a ficha de inscrição no site da instituição http://www.belasartes.br/noticias/conteudo/1826/edital.pdf e abaixo o cronograma completo sobre o processo de seleção das obras.

Cronograma:

De 29 de Janeiro a 26 de fevereiro – período para envio dos trabalhos.
até o dia 10 de março – avaliação dos trabalhos pela comissão julgadora.
até 11 de Março – divulgação dos 10 selecionados.
6 de abril – abertura SP-ARTE para convidados.
7 a 10 de Abril – SP-ARTE

Compartilhar: