Série sobre artes visuais estreia na TV Brasil

No dia 10 de outubro, à meia-noite, estreia na TV Brasil a série de documentários Brasil Visual. São oito episódios inéditos sobre artes visuais, idealizados e dirigidos pela pernambucana Rosa Melo, da Rosa Melo Produções, com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco através do 5º Edital de Ia Incentivo ao Audiovisual de Pernambuco/Funcultura. A partir das 21h, acontece uma exibição aberto ao público no espaço Casa Caiada, em São Paulo.

Os oito episódios, de 26 minutos cada um, exploram o universo da arte contemporânea no país. A série apresenta, em linguagem acessível e dinâmica, o universo das artes visuais no Brasil e seus expoentes de diversas gerações, abrangendo suas mais variadas expressões artísticas.

O episódio inicial terá como foco a arte política, trazendo questões como o que é arte política e quando podemos dizer que a arte é política. Em entrevistas com artistas de diferentes regiões do país, este episódio mostra a diversidade da produção de arte política no Brasil. Entram em pauta aspectos históricos dessa produção e questões sociais, reflexões sobre violência, identidade étnica, cidadania, território e poder.

O episódio também coloca em questão as relações entre Arte e Cultura, apontando, a partir das entrevistas com artistas, críticos e curadores, que a cultura trata dos consensos, das normas sociais e das regras; enquanto a arte desmancha convenções e nos lança em terrenos desconhecidos. Assim, quando pensamos sobre Arte Política, falamos de uma arte que traz indagações sobre o mundo e sobre alguns dos principais temas da nossa sociedade.

Brasil Visual vai mostrar para o grande público que artes visuais não é assunto chato. Os programas são descontraídos e divididos entre conversas e visitas a ateliês, entre outros ambientes onde a arte é produzida. Toda semana, um episódio inédito propõe uma nova abordagem ligada ao tema. Explorando a produção de diversas gerações e desvendando como essas gerações se comunicam, os documentários revelam diferentes formas de expressão e múltiplos modos de falar do Brasil, do mundo e do homem através da arte.

O artista performático e multimídia Rodrigo Saad, o Cabelo, é o apresentador/narrador que dá unidade à série, interagindo com os entrevistados. Além de artista visual, Cabelo é músico e DJ, lidera a nora assinada por Chelpa Ferro e vinhetas criadas pela artista Lia Letícia com colaboração de Fernando Peres.

“Uma das preocupações do Brasil Visual é quebrar o distanciamento entre o universo das artes visuais e o público em geral: entre o público e os artistas, entre o público e as obras, entre o público e os espaços expositivos”, explica a diretora e idealizadora Rosa Melo.

Alguns episódios são históricos, abordando temas fundamentais para a trajetória das artes visuais brasileiras como o movimento “Arte Correio”, peça fundamental de resistência e de burlar à ditadura militar, além dos temas que abordam “A relação homem, Arte e Meio Ambiente” e “Arte Política”, entre outros.

Compartilhar:
Caixa SP
Notícias - 05/10/2017

Wolfgang Tillmans no leilão da Phillips na sexta-feira

Woflgang Tillmans virou notícia quando bateu dois recordes de preço na última temporada de leilões de arte contemporânea em Londres, …

Notícias - 09/05/2015

TRANSBORDA Brasília - Prêmio de Arte Contemporânea

Já estão abertas as inscrições para o TRANSBORDA Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea, que tem como objetivo fomentar e …

Notícias - 20/11/2015

"Telas Urbanas" inicia a primeira etapa em Belo Horizonte

83 artistas contemplados pelo edital do projeto Telas Urbanas irão requalificar e transformar espaços urbanos, públicos ou privados de Belo …

Notas - 24/07/2015

Arte Quentinha

Dos 24 artistas, residentes em Brasília, que terão suas obras espalhadas pelo DF com o “Arte Quentinha”, seis deles foram …

Notícias - 28/06/2018

Museu vende obras de artistas homens brancos para comprar outras de artistas negros e mulheres

A decisão do Museu de Arte de Baltimore de vender sete obras de artistas brancos do sexo masculino para criar …

Notícias - 05/11/2018

Fotografias aéreas revelam impacto ambiental da indústria americana

Os dois últimos séculos de industrialização marcaram a paisagem americana, deixando feridas de poluição que talvez nunca se curem. Áreas …

Notícias - 25/02/2016

Entrevista com o diretor da ARCOmadrid, Carlos Urroz

Em seu aniversário de 35 anos a ARCOmadrid traz grandes novidades, entre elas a primeira edição internacional da ARCO, em …

Notícias - 07/11/2018

Passeios LGBTQ propõem novo ponto de vista sobre uma antiga coleção

Um visitante do Victoria & Albert Museum de Londres acharia difícil perder de vista a estátua de seis metros e …

Notícias - 14/01/2016

DASartes #44 já está na rede gratuitamente

A primeira edição de 2016 da Revista DASartes já está disponível em nosso aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente na …

Notícias - 05/10/2017

Louvre veta escultura por achar sexualmente explícita

O Museu do Louvre retirou uma grande instalação de um coletivo de arte e design holandês por ser sexualmente explícito – …

Notícias - 30/11/2017

Oscar Murillo instala bandeiras negras no leste palestino de Jerusalém

Durante o verão, Oscar Murillo, conhecido por suas monumentais instalações de bandeiras negras na Bienal de Veneza, chegou a Ras …

Notas, Notícias - 13/12/2017

Artistas lançam campanha de financiamento para promover cultura quilombola

No início de 2018, o artista Evandro Angerami e a diretora de arte e pesquisadora cultural Julia Paranaguá pegam estrada …