Semana de imersão cultural na Usina Santa Terezinha reúne mais de 15 artistas

© Divulgação

Entre os dias 16 e 22 de novembro, mais de 15 artistas brasileiros, de variadas expressões culturais como música, cinema, gastronomia, design, moda, artes visuais, teatro e dança, estarão juntos para vivenciar uma intensa imersão cultural na Usina de Santa Terezinha, em Água Preta, Zona da Mata Sul pernambucana. O projeto de residência artística Festival Arte na Usina é organizado pela Associação Jacuípe em parceria com o Festival Arte Serrinha (Projeto Expedição Brasil Profundo) que já vai em sua 14a edição – realizada em julho deste ano – em Bragança Paulista, São Paulo. Este é o primeiro evento coletivo da Associação Socioambiental e Cultural Jacuípe, entidade que, ainda em formação, promove um evento como símbolo de sua crença na força aglutinadora e transformante da arte.

Festival Arte na Usina sucede e dá continuidade às pesquisas, residências artísticas e exposições realizadas nos jardins e antigo hangar da sede da Usina Santa Terezinha, bem como nos arredores, respectivamente pelos artistas Hugo França, José Rufino e Adiel Luna. Resulta também, e especialmente, de uma série de encontros e reuniões com diretores e professores das escolas locais, de suas demandas, e, principalmente, de suas provocações.

Para esta semana de imersão, estarão reunidos artistas como o pianista, arranjador, compositor e produtor Benjamim Taubkin; o designer e artista plástico Hugo França; a artista plástica Laura Vinci; o estilista Ronaldo Fraga; o cineasta Beto Brant; o escritor, editor e curador de fotografia independente Diógenes Moura; a bailarina Lú Brites; o fotógrafo Luiz Braga; somada a gastronomia de Neka Menna Barreto; com a curadoria do artista plástico e produtor, Fabio Delduque. Se juntarão a eles, os artistas pernambucanos Marcelo Silveira, Beth da Matta, Márcio Almeida, Daniel de Lima Santiago e Adiel Luna, para vivenciarem uma diversidade de programas culturais.

Compartilhar: