Rosa gigante ocupa Wall Street no aniversário de crise financeira

Monumental rosa de aço da artista Isa Genzken é instalada no Zuccotti Park – bem a tempo do aniversário de 10 anos da crise financeira.
A rosa que tem 6 metros de altura está agora ocupando o que já foi o centro do movimento “Occupy Wall Street”.

A semana passada marcou o aniversário de 10 anos do colapso do Lehman Brothers, que ajudou a gerar um colapso financeiro e fúria global nos especuladores de Wall Street. O Zuccotti Park, em Manhattan, tornou-se o marco zero por esse ultraje quando, em 2011, milhares de pessoas invadiram o distrito financeiro como parte do movimento Occupy Wall Street.

Agora, um símbolo estará ocupando o parque. A rosa de aço pintada de 26 metros de altura da artista alemã Isa Genzken, Rose III (2016), foi instalada permanentemente no canto noroeste.

“A Rosa é tanto uma homenagem a uma cidade que Genzken conhece e ama, e uma forte declaração de unidade e igualdade que todos os transeuntes desta cidade de milhões podem desfrutar”, disse Laura Hoptman, diretora executiva do Centro de Desenho, em um comunicado. “É simultaneamente um reflexo da empatia da artista, bem como a humanidade de seus espectadores. Como toda grande arte é.

A instalação é um esforço colaborativo entre a Galerie Buchholz, David Zwirner , Hauser e Wirth e o colecionador e apoiador de longa data de Genzken, Lonti Ebers, que generosamente doou o trabalho, atendendo à Brookfield Properties, que possui e opera o parque. Senior sócio-gerente e presidente da Brookfield Properties chamou o trabalho de “uma adição cativante ao Parque Zuccotti e à paisagem da Baixa Manhattan”.

Por quase quatro décadas, Genzken tem explorado as ligações entre a arquitetura e o espaço urbano em suas esculturas ao ar livre. “Para mim, Nova York tinha uma ligação direta com a escultura”, disse Genzken em um comunicado. “É uma cidade de incrível estabilidade e solidez.”

As obras monumentais de Genzken também foram instaladas em outros grandes centros urbanos. Uma edição de sua primeira rosa, executada na década de 1990, está permanentemente à vista em Roppongi Hills, em Tóquio, enquanto outra rosa é instalada no jardim de esculturas do Museu de Arte Moderna de Nova York. Outro trabalho, “Two Orchids” , fica no Central Park de Nova York.

Compartilhar: