Rosa gigante ocupa Wall Street no aniversário de crise financeira

Monumental rosa de aço da artista Isa Genzken é instalada no Zuccotti Park – bem a tempo do aniversário de 10 anos da crise financeira.
A rosa que tem 6 metros de altura está agora ocupando o que já foi o centro do movimento “Occupy Wall Street”.

A semana passada marcou o aniversário de 10 anos do colapso do Lehman Brothers, que ajudou a gerar um colapso financeiro e fúria global nos especuladores de Wall Street. O Zuccotti Park, em Manhattan, tornou-se o marco zero por esse ultraje quando, em 2011, milhares de pessoas invadiram o distrito financeiro como parte do movimento Occupy Wall Street.

Agora, um símbolo estará ocupando o parque. A rosa de aço pintada de 26 metros de altura da artista alemã Isa Genzken, Rose III (2016), foi instalada permanentemente no canto noroeste.

“A Rosa é tanto uma homenagem a uma cidade que Genzken conhece e ama, e uma forte declaração de unidade e igualdade que todos os transeuntes desta cidade de milhões podem desfrutar”, disse Laura Hoptman, diretora executiva do Centro de Desenho, em um comunicado. “É simultaneamente um reflexo da empatia da artista, bem como a humanidade de seus espectadores. Como toda grande arte é.

A instalação é um esforço colaborativo entre a Galerie Buchholz, David Zwirner , Hauser e Wirth e o colecionador e apoiador de longa data de Genzken, Lonti Ebers, que generosamente doou o trabalho, atendendo à Brookfield Properties, que possui e opera o parque. Senior sócio-gerente e presidente da Brookfield Properties chamou o trabalho de “uma adição cativante ao Parque Zuccotti e à paisagem da Baixa Manhattan”.

Por quase quatro décadas, Genzken tem explorado as ligações entre a arquitetura e o espaço urbano em suas esculturas ao ar livre. “Para mim, Nova York tinha uma ligação direta com a escultura”, disse Genzken em um comunicado. “É uma cidade de incrível estabilidade e solidez.”

As obras monumentais de Genzken também foram instaladas em outros grandes centros urbanos. Uma edição de sua primeira rosa, executada na década de 1990, está permanentemente à vista em Roppongi Hills, em Tóquio, enquanto outra rosa é instalada no jardim de esculturas do Museu de Arte Moderna de Nova York. Outro trabalho, “Two Orchids” , fica no Central Park de Nova York.

Compartilhar:
Caixa SP
Notícias - 13/07/2017

Qual o efeito da arte em você?

A arte, muitas vezes, nos causa múltiplos efeitos, muitas vezes despertam sentimentos escondidos, hesitação, inquietação, indagação e o convite para a …

Notícias - 16/08/2018

Conheça o Momentum, o festival de arte de vidro

O festival Momentum acontecerá de 13 a 15 de setembro em Promenade Park, em Toledo, no estado de Ohio. Com …

Notícias - 07/03/2016

A natureza e Marcelo Moscheta em "Sete Quedas" por Redação

Sete Quedas

Veja imagens das obras em Galeria de Fotos.

A instalação que dá nome à exposição ocupa a sala principal da …

Notícias - 09/12/2014

Daniel Lie fala sobre seu trabalho na Red Bull Station

A exposição da 9ª turma do programa de Residência Artística do Red Bull Station, em São Paulo, acontece até o dia …

Notícias - 02/02/2017

Anish Kapoor faz protesto anti-Trump

O controverso artista britânico-indiano Anish Kapoor reinventou uma imagem de parte de uma performance seminal do artista alemão Joseph Beuys …

Notícias - 07/02/2015

Confira a programação aberta ao público da 10a Residência Artística do Red Bull Station

Toda última quarta-feira de cada mês palestras com nomes do mundo da arte contemporânea serão realizadas no auditório do Red …

Notícias - 17/11/2016

Hélio Oiticica em primeira grande restrospectiva nos EUA

A exposição com obras do artista brasileiro influente intitulada “Hélio Oiticica: Para organizar o Delírio” está em exposição no Carnegie …

Notícias - 14/12/2017

Lubaina Himid: a artista que fez história no Turner Prize 2017

Lubaina Himid tornou-se a vencedora mais antiga do Turner Prize e a primeira mulher negra a ganhar o prêmio de …

Notas - 13/10/2015

Fábio Carvalho retorna a Lisboa para a segunda fase da intervenção urbana APOSTO

Depois de passar 30 dias na Residência Artística HS13rc entre fevereiro e março deste ano, o artista retorna a Lisboa …

Notícias - 14/05/2015

FRIEZE 2015

A feira de arte Frieze NY que começa dia 14 e vai até o domingo, 17 de maio, tem a …

Notícias - 26/04/2017

Últimos dias de inscrição para chamada da Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura apresenta a segunda edição de seu programa de seleção para exposições individuais ou coletivas na Piccola Galleria. …

Notas - 10/06/2015

Lançamento do catálogo da exposição "Uma escultura na sala" de Eduardo Coimbra

O artista Eduardo Coimbra lança, quarta-feira, 17 de junho, às 19h, o catálogo de sua individual “Uma escultura na sala”, …