Renoir e Rubens roubados por falso rabino são recuperados

As pinturas, que dizem valer milhões, foram roubadas de dois galeristas por um artista israelense posando como rabino em Monza, no norte da Itália, em abril de 2017.
As duas obras de arte roubadas foram identificadas como “Sagrada Família” do pintor francês do século 18 Pierre-August Renoir e “Girls on the lawn”, do pintor belga do século15-16, Peter Paul Rubens. Dois galeristas foram vítimas do roubo.

Ambas as obras de arte foram recuperadas em conjunto pela polícia de Monza, na província de Turim, após uma investigação de 17 meses.

“Agora temos que confirmar que todas as atribuições estão corretas”, disse o major Francesco Provenza, comandante da unidade policial de Monza para a proteção do patrimônio cultural, em uma entrevista. Os especialistas agora analisarão as pinturas para confirmar sua autenticidade, antes de retornarem aos seus legítimos proprietários.

As pinturas haviam sido roubadas em uma fraude elaborada envolvendo pelo menos oito vigaristas diferentes, confirmou a polícia. Pelo menos um se apresentara como um rabino judeu com imunidade diplomática e ofereceu aos respectivos galeristas 26 milhões de euros pelas pinturas antes de roubá-las. O furto ocorreu em um escritório alugado em Monza, acima da embaixada da Albânia, em 20 de abril de 2017.

Segundo o major Provenza, a polícia recebeu uma denúncia sobre o paradeiro das pinturas. Quatro italianos e um cidadão croata foram presos, enquanto outros três envolvidos no roubo armado também foram identificados. Um foi preso.

Corriere della Sera identificou o homem por trás do roubo como Nenad Jovanovic, um cidadão croata de 44 anos, que enganou os dois donos de galerias da Sardenha e da Fulham Road de Londres, acreditando que ele era um rabino com um passaporte diplomático – sob o nome Samuel Abraham Lewy Graham.

No início deste mês, a polícia italiana – trabalhando com parceiros da UE – apreendeu 25 mil peças arqueológicas gregas e romanas no valor de mais de 40 milhões de euros.

Cerca de 250 policiais na Itália, Espanha, Grã-Bretanha e Alemanha simultaneamente invadiram 40 casas naquela operação – a culminação de uma investigação de quatro anos liderada pelos italianos, informou a agência policial européia.

A Itália tem uma unidade policial dedicada à recuperação de obras de arte roubadas. Três pinturas do século 15 que foram roubadas da villa toscana do príncipe de Luxemburgo pelas forças nazistas em 1944 também foram encontradas na Itália em 2016.

Compartilhar:
Notícias - 07/03/2016

A natureza e Marcelo Moscheta em "Sete Quedas" por Redação

Sete Quedas

Veja imagens das obras em Galeria de Fotos.

A instalação que dá nome à exposição ocupa a sala principal da …

Notas - 01/12/2015

Sergio Gonçalves Galeria participa da SCOPE Miami Beach 2015

A Sergio Gonçalves Galeria participará da maior e mais global feira de arte contemporânea emergente SCOPE International Contemporary Art Show, …

Notas - 25/09/2015

Galeria Matias Brotas promove evento de encerramento da 2ª edição do Clube do Colecionador

Depois de marcar presença na ArtRio, com stand da galeria e lançamento nacional da 3ª edição do Clube do Colecionador, …

Notícias - 14/11/2017

Alexandre Rangel venda esculturas no Belas Artes

Alexandre Rangel é no Brasil o primeiro artista da história do MNBA a criar um site especific usando as esculturas …

Notícias - 14/05/2015

Circuito de galerias agita o Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro recebe em maio a segunda edição do CIGA – Circuito Integrado das Galerias de Arte. Entre …

Notícias - 28/04/2016

Diretor da Christie's abrirá novo Museu em Paris por Redação

O francês François Pinault, magnata de bens de luxo e o proprietário da casa de leilões Christie’s, anunciou planos para …

Notícias - 16/10/2015

Hui Tao ganha o Grande Prêmio do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil

“É um vídeo discreto, que mostra o artista em um espaço que supostamente é seu quarto. A descrição (de seu …

Notícias - 28/03/2017

Especial SP-Arte - Nota 1: Etel Carmona apresenta projetos de Carlos Vergara e Lina Bo-Bardi

Designer e Artista resgatam o diálogo entre o design de mobiliário e a arte

Na próxima edição da SP-Arte, que acontece …

Notícias - 30/11/2016

Vivian Caccuri e Carla Chaim nominadas ao Future Generation Art Prize

As artistas brasileiras Carla Chaim e Vivian Caccuri estão entre os finalistas para o 4o prêmio de arte Future Generation. …

Notícias - 19/01/2017

London Art Fair em imagens

A London Art Fair retorna para a sua 29 ª edição em 2017 e abriu ontem dia 18 para convidados …

Notícias - 05/09/2014

Novidades em Inhotim

Quando imaginamos que Inhotim não pode ficar melhor, novas galerias e obras são inauguradas. Seguindo a tradição de apresentar novidades …

Notícias - 10/06/2015

FotoRio celebra o Rio de Janeiro

Com o objetivo de valorizar e estimular cada vez mais a fotografia, o FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do …