Rennó no País das Maravilhas

Há 150 anos, Alice foi parar pela primeira vez num mundo maravilhoso após cair por um buraco enquanto perseguia um coelho branco. De lá para cá, ela nunca mais parou de cair. Um dos maiores sucessos da literatura internacional, a menina volta a cair diariamente quando alguém no mundo abre as páginas do bestseller “Alice no País das Mravilhas”.

Mas a história de Alice não termina, como muitos pensam, depois de seus encontros com o Chapeleiro, a Rainha de Copas e tantos outros personagens memoráveis e nonsense. E é para resolver esta defasagem que a editora Cosac Naify lançou, recentemente, uma edição especial e inédita que conta a jornada de Alice dentro do espelho. Mais do que apenas a nova edição, chegou às livrarias uma caixa especial com dois livros: “Alice através do espelho”, com ilustrações da artista Rosângela Rennó, e “Alice no País das Maravilhas” ilustrada por Luiz Zerbini.

“Alice através do espelho” foi publicada originalmente seis anos depois do primeiro livro. A história é construída dentro das regras do jogo de xadrez. As personagens agem como peças numa partida: capturam peões e cavalos, dão o xeque-mate. Neste mundo, dividido em quadrantes como um tabuleiro, as personagens-peças brancas e vermelhas não esperavam encontrar a menina Alice, que, sem muito entender das particularidades deste universo, sai em uma jornada que a levará a ser rainha. Mas antes de cumprir o objetivo final, Alice é confrontada com a ideia de que tudo tem dois lados e o inverso não é, necessariamente, o contrário do verso. Não à toa, os livros de Carroll são apreciados por crianças e adultos, pela complexidade dos temas e pelo virtuosismo da forma. Quem defende essa teoria é Virginia Woolf, em texto inédito no Brasil e acrescido nesta edição: “Apenas Lewis Carroll nos mostrou o mundo de ponta-cabeça como uma criança o vê, e nos fez dar risada como uma criança dá risada, irresponsavelmente”.

Se na primeira história editada pela Cosac Naify, o artista Luiz Zerbini usou um baralho para criar as ilustrações que são um deslumbramento para os olhos, para “Alice através do espelho” foi convidada a mineira Rosângela Rennó, que se apropriou de frames de filmes e de algumas das célebres ilustrações de John Tenniel para recriá-los com um efeito de distorção produzido pela interferência de uma lente ao refotografar as imagens. O resultado é uma perspectiva “através da lente”, uma multiplicidade de Alices, como bem demonstrado na arte da capa, que traz uma resina sobre o rosto da menina, em foto tirada pelo próprio Lewis Carroll.

A caixa especialmente desenvolvida para acomodar as edições de “Alice no País das Maravilhas” e “Alice através do espelho”, quando aberta, pode servir de expositor para os dois volumes e tem o interior em papel metalizado, imitando um espelho.

Compartilhar:
Caixa SP
Notícias - 14/03/2016

De volta a 1977 com Antônio Dias em "Papéis do Nepal"

O artista paraibano e radicado no Rio, Antônio Dias, abrirá a exposição Papeis do Nepal na Galeria Nara Roesler de …

Notícias - 24/04/2018

Em Paris, uma nova instalação imersiva permite que visitantes entrem nas obras-primas de Gustav Klimt

Esta é a ambição humilde por trás do Atélier des Lumières (“oficina de luzes”), um novo espaço de arte que …

Notícias - 09/09/2014

Conheça os 4 programas que tomam a ArtRio de 2014

Com o mercado de artes cada vez mais aquecido no mercado nacional, começa nesta quinta-feira (11) a quarta edição da …

Notas - 15/01/2016

“Cavalo” é a mais nova galeria de arte de Botafogo

Centro da efervescência cultural carioca, com seus teatros, cinemas, livrarias e pólo gastronômico, Botafogo será brindado com mais uma novidade. …

Notícias - 24/10/2017

Artur Lescher expõe em Paris

O escultor brasileiro Artur Lescher expõe individual no Palais d’Iéna, sede do Conselho Econômico, Social e Ambiental da Câmara de Comércio Internacional, …

Notícias - 10/05/2018

Arábia Saudita e França se unem para projeto multi-bilionario histórico

Fonte: The Art Newspaper. Por Vincent Noce

A França e a Arábia Saudita chegaram a um acordo no mês passado sobre …

Notícias - 04/05/2017

Veja preview do leilão de Fotografias da Phillips Londres

O quê: Venda de fotografias

Onde: Phillips, 30 Berkeley Square, Londres

Quando: 18 de maio, 2 pm BST

Visitas Públicas: 12 de Maio, …

Notícias - 18/10/2018

O artista e performance Petr Pavlensky sai da prisão e promotoria o quer de volta por mais 10 anos

Em 13 de setembro, o artista russo Petr Pavlensky foi libertado da prisão preventiva em uma prisão francesa após ser …

Notícias - 05/05/2016

Os estandes mais visitados na abertura da Frieze New York

A Frieze New York 2016 abre hoje ao público na Ilha de Randall, sua quinta edição.

Na quarta-feira dia 4 houve …

Notícias - 18/10/2018

Future Generation Art Prize: Veja a lista de artistas selecionados

PinchukArtCentre (Kyiv, Ucrânia) anuncia a lista de artistas para a 5ª edição do Future Generation Art Prize. Selecionados entre mais …

Notícias - 12/12/2018

Marcia Pastore e Nazareth Pacheco são os novos nomes da Emmathomas Galeria

Márcia Pastore e Nazareth Pacheco agora integram o corpo de artistas representados pela Emmathomas Galeria. A escolha por ambas vai …

Notícias - 29/11/2018

Texugos estão sendo espancados até a morte na China para produzir pincéis, diz a PETA

Pessoas para o Tratamento Ético dos Animais (PETA) está pressionando para que as empresas de fornecimento de arte parem de …