Quem governa o mundo da arte?

O artista Wolfgang Tillmans foi escolhido pela revista Monopol como a figura mais influente do mundo da arte em 2018.

“Com sua urgência política, sua recusa em se tornar cínico e sua penetração estética no mundo, o fotógrafo de 50 anos é o modelo do presente”, diz a edição de dezembro da revista.

Monopol está publicando uma lista Top 100, com a chamada das cem figuras mais influentes no mundo da arte internacional, selecionados pelo editorial da revista em estreito contato com especialistas em arte e depois de uma avaliação intensiva das principais exposições de arte e bienais de 2018. Cerca de metade dos 100 principais lugares são reservados para artistas, e há curadores e pessoas de museus, galeristas e colecionadores.

Em segundo lugar na lista está a artista britânica Sonia Boyce, que em janeiro na Manchester Art Gallery fez parte de uma performance, a pintura “Hylas and the Nymphs”, de John William Waterhouse. Ela queria iniciar uma discussão sobre a posição das mulheres na arte e no poder nos museus – o que ela conseguiu de uma maneira impressionante.

Também no top 10 do ranking: o curador Max Hollein, os artistas Kerry James Marshall e Nan Goldin e o colecionador Maja Hoffmann.

A lista completa e as razões para o editorial pode ser encontrada na edição de dezembro da Monopol. Será lançado no dia 22 de novembro.

Compartilhar:
Notícias - 23/06/2016

Outra natureza de Krajcberg

O escultor-fotógrafo Frans Krajcberg se notabilizou por seus retratos da natureza (que, muitas vezes, são utilizados como matéria-prima para seus …

Notícias - 09/10/2014

Damasceno revela mundo escondido dentro de uma velha biblioteca

No biblioteca Holborn, em Londres, a algumas quadras do British Museum, o mundo abriu uma janela no tempo. O prédio, …

Notas - 19/08/2015

Carlos Araujo expõe "Gênesis" na reinauguração do Panteão de Roma

Obra mais emblemática da arquitetura clássica ao lado da Acrópole grega, o Panteão de Roma receberá entre 25 de setembro …

Notícias - 14/12/2015

Artista brasileiro recebe um dos prêmios de arte digital mais badalados do mundo

“Woman without Mandolin” (”Mulher sem bandolim”) é um filme cubista do cineasta e artista multimídia brasileiro, Fabiano Mixo, como resultado …

Notas - 22/02/2016

Formas do Moderno

Uma das mais significativas coleções de arte brasileira chega a Belo Horizonte pela primeira vez. Reunindo cerca de 60 obras …

Notícias - 16/11/2018

Infinity Mirror Room e Narcissus Garden de Yayoi Kusama serão exibidos em Las Vegas

The Perfect Gifts,Small Gift Earrings ,Bracelet,Necklaces ,Charms, RiNG “;

The Perfect Gifts ,fashion and popular,Women’s Accessories,Earrings …

Notícias - 07/06/2018

Fotos inéditas de Dalí provam que sua esposa era mais que uma musa

No começo do ano, uma exposição no Castelo Púbol da Fundación Gala-Salvador Dalí revelou uma versão do icônico surrealista vista …

Notícias - 14/07/2016

Entre o Low e Hi-tech: uma panorâmica de Giselle Beiguelman

A exposição “Cinema Lascado”, que faz um recorte dos últimos 10 anos de produção da artista e pesquisadora Giselle Beiguelman, …

Notícias - 30/06/2015

Brasil e Alemanha

O continente latino-americano, desde de o seu então chamado ‘descobrimento’ no século XV tem atraido a atenção de pesquisadores e …

Notícias - 01/02/2018

Abre no Rio primeira edição da Bienal de Arte Digital

Apreciar a intensa relação entre instrumentos musicais e os movimentos corporais é uma das propostas das performances da primeira edição …

Notícias - 14/05/2015

João Turin no MNBA

Depois de ter batido recorde de visitação no período em que esteve no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, onde recebeu …

Notícias - 06/09/2017

Novas obras falsas suspeitas de Jackson Pollock são descobertas

As falsas pinturas de Jackson Pollock voltaram a virar noticia no circuito da arte. Desta vez, não é o extremo superior do …