Quadro Modigliani é vendido por US$170,4 milhões em Nova York

Um novo recorde aconteceu na noite de segunda-feira quando “Nu reclinado” (1917-1918), obra de Amadeo Modigliani, foi vendida por 170,4 milhões de dólares em leilão na Christie’s. O valor é o segundo preço mais alto já pago em obras de artes em leilões. O recorde pertence à “As mulheres de Argel”, de Picasso, vendido por 179 milhões de dólares em maio.

A obra fora disputada por cerca de seis participantes, sendo o lance vencedor vindo de um comprador chinês, Liu Yiqian, ex-motorista de táxi hoje conhecido como um dos bilionários mais ostensivos da China – via telefone. O valor é mais que o dobro do recorde precedente de outra obra de Modigliani, pelo preço de 70,7 milhões de dólares. A pintura é considerada umas das mais conhecidas obras-primas do artista, e já quase se tornou protagonista de um escândalo, quando foi exibida pela primeira vez em Paris.

O colecionador chinês revelou ao jornal New York Times que pretende exibir a obra em um dos museus privados que possui em Shangai.

“Estamos planejando exibi-la no quinto aniversário do museu”, disse Liu. “Vai ser uma oportunidade para que os chineses amantes de arte possam ver boas obras de arte sem a necessidade de saírem do país, que é uma das principais razões pela qual fundamos o museu”.

Compartilhar:
Notícias - 23/12/2015

Começam as inscrições para o Terça Alegre na Fundação Iberê Camargo por Redação

Na próxima semana, iniciam as inscrições gratuitas para as oficinas do Terça Alegre na Fundação Iberê Camargo. A partir do …

Notícias - 23/10/2017

Museu de Portugal procura novo diretor

Diz o anúncio:

Cargo: Diretor do Serralves Museum of Contemporary Art
Pacote Salarial: Competitivo, proporcional à experiência dos candidatos
Localização: Porto, Portugal

O Conselho …

Notícias - 19/04/2018

Artistas reivindicam galeria de arte de Los Angeles por não pagaram por obras vendidas

Nova atualização 27.04.2018 – Após reclamações de contratos quebrados e cheques devolvidos, a galeria CB1 fechará. A Galeria de Los Angeles …

Notícias - 08/01/2016

Fernando Cocchiarale assume a curadoria do MAM do Rio de Janeiro

O presidente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Chateaubriand, anuncia que o novo curador de …

Notícias - 04/10/2018

Marina Abramovic é atacada em museu de Florença

Após a assinatura de um livro no Palazzo Strozzi, em Florença, no último domingo, a artista Marina Abramović foi abordada …

Notícias - 18/10/2018

Índia está construindo a estátua mais alta do mundo

Por três anos, trabalhadores em Gujarat, na Índia, construíram uma estátua maciça do primeiro vice-primeiro ministro do país, o combatente …

Notícias - 01/06/2017

Sotheby's leiloará bolsa com pó lunar estimada entre US$ 2-4 milhões

Em 1969, Neil Armstrong deu um “salto gigante para a humanidade” quando ele pousou na lua. Ele também coletou amostras …

Notícias - 28/03/2017

Especial SP-Arte - Nota 3: Galeria Ybakatu de Curitiba participa pela oitava vez

A Galeria Ybakatu participará da 13ª edição da SP-Arte, evento que reunirá mais de 120  das principais galerias nacionais e …

Notícias - 31/01/2019

Museus dos EUA fecham as portas por causa de temperaturas de -46 ° C

Museus em cidades do Meio-Oeste dos Estados Unidos fecharam quarta-feira para se preparar para o “vórtice polar”, que é o …

Notícias - 13/12/2017

9º Salão dos Artistas sem Galeria abre em São Paulo em janeiro

A 9ª edição do Salão dos Artistas Sem Galeria, promovido pelo impresso e portal Mapa das Artes (www.mapadasartes.com.br), realiza, a …

Notícias - 24/08/2017

Primeiro espaço dedicado aos cartazes abre em Nova York

Uma nova instituição cultural quer que você leve mais a sério sua decoração favorita de dormitório. A House Poster, o primeiro …

Notícias - 10/01/2019

Abertas as inscrições para ocupação artística do Red Bull Station

O Red Bull Station promove a quarta edição do programa OCUPAÇÃO, que incentiva artistas e coletivos para ocupar espaços do …