Propriedade de Ana Mendieta processa Amazon por violação de direitos autorais em novo filme

A propriedade alega que certas imagens no filme “Suspiria” de Luca Guadagnino constituem violação de direitos autorais, sendo diretamente derivadas de algumas das obras da artista.

A Variety informou que na quinta-feira, a propriedade da falecida artista cubana norte-americana Ana Mendieta entrou com uma ação judicial contra o escritório de advocacia Hoffman contra a Amazon Studios em um tribunal federal, em Seattle. A propriedade, que é administrada pela irmã de Mendieta, Raquelin Mendieta, e pela sobrinha, Raquel Cecilia Mendieta, alega que certas imagens no próximo filme da empresa, “Suspiria”, constituem infração de direitos autorais, sendo diretamente derivadas de algumas das obras da artista. A propriedade concede permissão para o uso da arte de Mendieta somente em contextos acadêmicos ou de notícias, nunca para reprodução comercial ou recreação em outras mídias.

A propriedade havia enviado anteriormente uma carta de cessação e cancelamento à Amazon em junho, após o lançamento do primeiro trailer de “Suspiria”. O processo cita dois momentos no trailer imitando a arte de Mendieta. Primeiro, há a cena abaixo, que a propriedade compara com a peça de 1973 de Mendieta e a série de fotografias Untitled (Rape Scene):

A segunda foi essa cena, que o espólio alega imitar a icônica sére “Silueta” de Mendieta:

A Amazon subsequentemente removeu essas imagens do trailer (os uploads de terceiros do vídeo ainda as possuem) e, de acordo com a ação, as tomadas correspondentes foram removidas do próprio filme. Após a estreia do filme no Festival Internacional de Cinema de Veneza, o estúdio fez uma triagem para a propriedade, que identificou mais oito imagens que, segundo ela, infringem os trabalhos de Mendieta. Nem as imagens em questão nem as obras que supostamente violam são descritas na ação; Afirma apenas que todos foram apresentados no catálogo da exposição de 2013, “Ana Mendieta – Ela tem amor”. A propriedade está buscando indenizações e bloqueando o uso posterior dessas imagens no filme.

“Suspiria” é um remake do filme de 1977 de Dario Argento com o mesmo nome, o exemplo mais famoso do gênero giallo horror italiano. O novo filme, dirigido por Luca Guadagnino, aborda a mesma premissa básica de estudantes de uma conceituada academia de dança, vítima de uma ameaça sobrenatural com uma sensibilidade estética drasticamente diferente. Em entrevistas , Guadagnino cita o trabalho de diferentes artistas feministas durante a década de 1970 como uma influência primária em sua versão, com Mendieta sendo xingada diretamente em uma conversa com o Yahoo News.

Com isso em mente, que algumas das imagens do filme são baseadas nas obras de Mendieta parece inegável. Você pode ver que a cena comparada a Rape Scene até tem a personagem feminina usando uma camisa com um padrão de cores listrado quase idêntico. A ação elimina a linha entre homenagem e plágio, e levanta questões de quando um se torna o outro.

Ana Mendieta trabalhou com performance, escultura, land art, fotografia e cinema ao longo de sua vida. Ela abordou questões em torno do corpo feminino e sua autonomia, sua herança cubana e relacionamento com a Terra, e questões de violência e morte. Sua carreira foi abruptamente interrompida por sua morte de uma queda de um apartamento aos 36 anos em 1985. Seu marido, o escultor Carl Andre, foi julgado e absolvido de seu assassinato.

Suspiria está previsto para ser lançado nos cinemas 26 de outubro.

Compartilhar:
Notícias - 15/12/2016

Novo Recorde de Le Corbusier

A casa de leilões dinamarquesa Bruun Rasmussen estabeleceu um novo recorde mundial de um esmalte em metal do arquiteto franco-suíço …

Notícias - 06/10/2014

Ate Onde o Morro Vinha Ate Onde o Rio Ia - Guga Ferraz

À PRESENÇA INVISÍVEL E ETERNA DO CASTELO DESAPARECIDO, ELE DEDICAVA SEUS DIAS, ENCANTADO… O MORRO ONDE ESTAVA O CASTELO TAMBÉM …

Notícias - 19/04/2016

ArtLima estréia nova edição

Art Lima gera a plataforma de negócios mais importante da indústria da cultura peruana no campo das artes visuais, promovendo …

Notícias - 17/05/2016

Iole de Freitas escrevendo movimentos

A Roberto Alban Galeria apresenta a exposição “Iole de Freitas – A escrita do movimento”, com um site specific e …

Notícias - 18/03/2015

Itaú Cultural e MARCO recebem inscrições para oficina de site specific.

O Itaú Cultural e o Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul (MARCO) recebem inscrições entre 16/03/15 a …

Notícias - 27/04/2017

Fundação Louis Vuitton apresenta o melhor da arte africana em Paris

Nenhuma exposição única pode capturar completamente o cenário artístico do segundo maior continente do mundo, que tem 54 países e …

Notícias - 29/06/2017

Anri Sala criará o 33º projeto de arte pública de Kaldor em Sydney

Anri Sala foi anunciado como o artista selecionado para o 33º Projeto de Arte Pública de Kaldor. O artista francês nascido na …

Notícias - 30/05/2018

Projeto artístico movido a energia solar de Haroon Mirza traz luz e música ao Texas

O projeto movido a energia solar pelo artista britânico traz luz e música para a pequena cidade de Marfa, um …

Notícias - 08/07/2015

White Cube se despede de São Paulo

Parece que as grandes instituições de arte que viram no país um solo profíquo para fincar raízes começam a voltar …

Notícias - 28/05/2015

CCBB promove encontro sobre atendimento a visitantes com deficiência

Debater e trocar experiências sobre atividades e práticas de acessibilidade nas grandes exposições, sobretudo no acolhimento de visitantes com deficiência. …

Notícias - 05/11/2015

Festival Multiplicidade: entrevista com a Alumbramento

De 05 a 08 de Novembro, o Festival Multiplicidade promove o encerramento do seu ano 20, dedicado a antevisão. Ocupando …

Notícias - 13/04/2017

Thiago Rocha Pitta estréia segunda individual em Nova York

Marianne Boesky Gallery, em Nova York, está organizando a exposição “The First Green” de Thiago Rocha Pitta que estará em exibição …