Pedras mágicas do artista Ugo Rondinone chegam a Liverpool

Alguns anos atrás, sete pilhas de pedras multicoloridas apareceram no deserto de Nevada. Os motoristas que passam pela estrada Interstate 15 devem ter se perguntado exatamente o que eram essas torres de 10 metros. Um monte de fichas de jogo ganhas por gigantes nas proximidades de Las Vegas? Prova de que o homem neolítico tinha as cores pop art em sua paleta?

Um graffiti rapidamente ofereceu outras interpretações. Um “666” pintado com spray em um pedregulho sugeriu que esse era um trabalho do diabo, enquanto alguns órgãos genitais rabiscados associavam os pedregulhos aos ritos de um culto da fertilidade.

Seven Magic Mountains, Ugo Rondinone’s sculpture in the Nevada desert near Las Vegas.

As torres acabaram sendo reveladas como uma escultura de calcário de US$ 3 milhões do artista suíço Ugo Rondinone. Chamados de “Seven Magic Mountains”, eles foram inspirados por hoodoos naturais, ou torres de rochas, e pela arte de pedras para meditar. “Os ataques começaram duas semanas depois de colocá-los”, diz Rondinone. Isso foi perturbador? “A arte pública sempre atrai protestos. Eu vejo meu trabalho como arte comunal, então não posso reclamar. Você não poderia dizer se essas montanhas eram de pedra – ou de plástico ou isopor. Eles são completamente artificiais em um ambiente natural. Essa contrariedade me atrai.”

As obras de Rondinone não são nada senão contrárias. Em 2013, ele ergueu figuras austeras de rocha na praça em frente ao Rockefeller Center, em Nova York, e o chamou de “Human Nature”. “Minha idéia”, ele diz, “que era algo muito cru em um dos nossos ambientes mais artificiais”. “Sete Montanhas Mágicas” vieram do impulso oposto: colocar algo artificial na natureza. Seu trabalho está repleto de tais oposições: natureza x arte, efêmero x permanente.

Esta semana, Merseyside terá seu próprio monte de pedras quando Rondinone desvendar sua escultura de Liverpool, no Mermaid Courtyard de Albert Dock, como parte da bienal da cidade. O que é isso? “Em Nevada, eu queria fazer as montanhas saírem de uma paisagem cinza e marrom. Em Liverpool , quero fazê-los aparecer também. A cidade é tão cinza – precisa de cores fortes e agressivas ”.

Rondinone quer que o trabalho se torne um ícone de Merseyside. “Eu amo a Torre Eiffel e a Estátua da Liberdade. “Eu sempre espero que minha arte pública seja abraçada dessa forma.”

Compartilhar:
Notícias - 24/09/2015

Encontrado um novo Rembrandt?

Uma pintura catalogada simplesmente como ” Oil on Board, Triple Portrait with Lady Fainting” foi vendido no dia 22 de …

Notícias - 09/06/2016

Lygia Clark dos anos 50

A Alison Jacques Gallery em Londres abriu nova exposição individual com histórico das obras da década de 1950 de Lygia …

Notas - 22/02/2016

Photothings, fotografias ao ar livre

A Unibes Cultural promove no dia 5 de março de 2016, sábado, das 12 às 20 horas, o Pátio Cidade, …

Notícias - 06/01/2016

Inscrições para o prêmio Mercosul de artes visuais encerra no dia 20 de março de 2016

Até 20 de março de 2016, estarão abertas as inscrições ao Prêmio Mercosul de Artes Visuais. Organizado pelo Mercosul Cultural, …

Notícias - 07/02/2015

A Fundação Vasarely busca obras do artista para elaboração de catálogo raisonné.

Na elaboração do catálogo raisonné das obras de Vasarely (Pécs, 09 de abril de 1906 – Paris, 15 de Março …

Notícias - 17/05/2018

Artista de rua francês fatura após pintar código QR em seus murais

Mesmo que você não entenda muito bem as criptomoedas , provavelmente já ouviu falar que o Bitcoin e seus similares …

Notícias - 08/10/2014

A diaba da pintura dança um arrocha com deus

O dedo de deus já não busca o de Adão e toca no cu de um vira-lata do tipo puro, …

Notícias - 15/04/2015

"Observatório", de Felipe Morozini, inaugura espaço da Zipper Galeria

No dia 25 de abril, inaugura XAVIER, espaço localizado no centro de São Paulo, sob direção da Zipper Galeria, dedicado …

Notícias - 05/05/2016

Os estandes mais visitados na abertura da Frieze New York

A Frieze New York 2016 abre hoje ao público na Ilha de Randall, sua quinta edição.

Na quarta-feira dia 4 houve …

Notícias - 08/03/2018

Barbie homenageia a mulher com barbie da Frida Kahlo e outras inspirações

Barbie está empenhada em empoderar e incentivar meninas a serem tudo que quiserem. Assim, no Dia Internacional da Mulher, a …

Notícias - 30/06/2015

Brasil e Alemanha

O continente latino-americano, desde de o seu então chamado ‘descobrimento’ no século XV tem atraido a atenção de pesquisadores e …

Notícias - 01/07/2016

Katharina Grosse no MoMA PS1

MoMA PS1 apresenta Rockaway!, Uma exposição especial ao ar livre pela artista Katharina Grosse, aclamada por explorar o meio da …