Pedras mágicas do artista Ugo Rondinone chegam a Liverpool

Alguns anos atrás, sete pilhas de pedras multicoloridas apareceram no deserto de Nevada. Os motoristas que passam pela estrada Interstate 15 devem ter se perguntado exatamente o que eram essas torres de 10 metros. Um monte de fichas de jogo ganhas por gigantes nas proximidades de Las Vegas? Prova de que o homem neolítico tinha as cores pop art em sua paleta?

Um graffiti rapidamente ofereceu outras interpretações. Um “666” pintado com spray em um pedregulho sugeriu que esse era um trabalho do diabo, enquanto alguns órgãos genitais rabiscados associavam os pedregulhos aos ritos de um culto da fertilidade.

Seven Magic Mountains, Ugo Rondinone’s sculpture in the Nevada desert near Las Vegas.

As torres acabaram sendo reveladas como uma escultura de calcário de US$ 3 milhões do artista suíço Ugo Rondinone. Chamados de “Seven Magic Mountains”, eles foram inspirados por hoodoos naturais, ou torres de rochas, e pela arte de pedras para meditar. “Os ataques começaram duas semanas depois de colocá-los”, diz Rondinone. Isso foi perturbador? “A arte pública sempre atrai protestos. Eu vejo meu trabalho como arte comunal, então não posso reclamar. Você não poderia dizer se essas montanhas eram de pedra – ou de plástico ou isopor. Eles são completamente artificiais em um ambiente natural. Essa contrariedade me atrai.”

As obras de Rondinone não são nada senão contrárias. Em 2013, ele ergueu figuras austeras de rocha na praça em frente ao Rockefeller Center, em Nova York, e o chamou de “Human Nature”. “Minha idéia”, ele diz, “que era algo muito cru em um dos nossos ambientes mais artificiais”. “Sete Montanhas Mágicas” vieram do impulso oposto: colocar algo artificial na natureza. Seu trabalho está repleto de tais oposições: natureza x arte, efêmero x permanente.

Esta semana, Merseyside terá seu próprio monte de pedras quando Rondinone desvendar sua escultura de Liverpool, no Mermaid Courtyard de Albert Dock, como parte da bienal da cidade. O que é isso? “Em Nevada, eu queria fazer as montanhas saírem de uma paisagem cinza e marrom. Em Liverpool , quero fazê-los aparecer também. A cidade é tão cinza – precisa de cores fortes e agressivas ”.

Rondinone quer que o trabalho se torne um ícone de Merseyside. “Eu amo a Torre Eiffel e a Estátua da Liberdade. “Eu sempre espero que minha arte pública seja abraçada dessa forma.”

Compartilhar:
Notícias - 28/07/2016

De mestre para mestre: Tributo a Picasso por Redação

Obras gráficas de Pablo Picasso estarão no centro das atenções na nova exposição da galeria Künstlerhaus em Munique. A mostra …

Notícias - 14/11/2017

Marina Abramovic: A artista está presente mas o dinheiro sumiu

Segundo o The New York Post, a artista internacionalmente conhecida, Marina Abramovic, cancelou seus planos grandiosos para um instituto de …

Notícias - 15/02/2018

Arquitetura: Conheça o edifício mais sombrio do mundo

Além de testemunhar os feitos do atletismo, os visitantes dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeongchang, Coréia do Sul, terão …

Notícias - 13/01/2015

EXPOSIÇÃO REÚNE OBRAS DE DEZ ARTISTAS NA CAIXA CULTURAL DO RIO DE JANEIRO

A CAIXA Cultural do Rio de Janeiro apresenta, de 18 de janeiro a 15 de março de 2015, a exposição …

Notas - 21/10/2015

'O céu de chumbo' ilustrado por Caetano Dias

Caetano Dias realiza sua mostra “Céu de chumbo”, um compilado de trabalhos em fotografia, vídeos e objetos. O artista baiano …

Notícias - 05/09/2014

Novidades em Inhotim

Quando imaginamos que Inhotim não pode ficar melhor, novas galerias e obras são inauguradas. Seguindo a tradição de apresentar novidades …

Notícias - 25/07/2015

ArtRio 2015 reforça a importância do Brasil mercado de arte mundial

A ArtRio 2015, que acontece entre os dias 09 e 13 de setembro, no Píer Mauá, vai reunir no Rio …

Notas - 26/11/2015

Pinacoteca assina comodato com a família real

A Pinacoteca de São Paulo realiza no dia 02 de dezembro (quarta-feira), a partir das 17 horas, a cerimônia de …

Notícias - 25/01/2015

A Embaixada do Brasil, em parceria com Rainhart Gallery apresenta "Arte de Pernambuco".

A exposição apresenta obras de 17 artistas do estado de Pernambuco, conhecido por seu dinamismo cultural, e reúne quatro gerações de artistas, …

Notas - 19/10/2015

Projeto Palavras Cruzadas aposta em intercâmbio de linguagens artísticas

Em seu quarto ano, o Palavras Cruzadas – com curadoria e direção de Marcio Debellian – se consolida como um …

Notas - 13/08/2015

Filhote do Inhotim invade o Rio

Começa no 15 de agosto, sábado, às 15h, o Festival de Esculturas do Rio. Além de exposição coletiva de 27 …

Notícias - 20/09/2018

Rosa gigante ocupa Wall Street no aniversário de crise financeira

Monumental rosa de aço da artista Isa Genzken é instalada no Zuccotti Park – bem a tempo do aniversário de …