Passeios LGBTQ propõem novo ponto de vista sobre uma antiga coleção

Um visitante do Victoria & Albert Museum de Londres acharia difícil perder de vista a estátua de seis metros e meio de altura de Sansão matando um filisteu que fica perto da entrada principal do museu. Com seu emaranhado de corpos frenéticos, a escultura de mármore é uma prova do senso de drama do escultor flamengo Giambologna do século XVI e de sua atenção aos detalhes. Uma vez na posse do rei espanhol, a peça chegou à Inglaterra depois que o príncipe de Gales (futuro Charles I) a recebeu em 1623 como presente e a passou para seu companheiro de viagem, John Villiers. Villiers era um amigo próximo do pai de Charles, James I – e também, muitos historiadores acreditam, seu amante.

Quem explica essa história é Morag Cuthbert, um voluntário do programa de visitas LGBTQ do museu. Sempre no último sábado de cada mês, os passeios são gratuitos para todos que visam descobrir as histórias queer por trás dos objetos na coleção do museu.

O guia diverte o público com histórias peculiares sobre a arte renascentista, por exemplo, a poesia que Michelangelo escreveu dirigida aos homens, fato que o sobrinho-neto do artista tentou ocultar trocando os pronomes. Apontando para as mãos da cópia em gesso de David de Michelangelo, desproporcionalmente grandes para seu corpo, o guia graceja: “Se ele fosse uma drag queen, seria um fracasso”.

Além de destacar os artistas queer – ou, no caso da escultura de Giambologna, os proprietários queer – os tours também examinam peças com conexões mais facilmente reconhecíveis para a história LGBTQ. A coleção de trajes históricos do museu, por exemplo, apresenta conjuntos do artista performático icônico Leigh Bowery e um chapéu extravagante no formato da Ópera de Sydney, uma vez usado pela drag queen australiana Dame Edna Everage.

O programa ainda está em desenvolvimento, e como cada guia trabalha individualmente seus próprios itinerários. Um dos voluntários, por exemplo, foca em mulheres da comunidade LGBTQ. Portanto, quem retorna tem a chance de traçar uma rota completamente nova.

O programa de visitas LGBTQ, que já recebeu vários prêmios, começou em 2015 e, em 2017, uma versão online também foi disponibilizada. Programas como esse fazem parte de uma tendência mais ampla de usar os tours pelos museus como forma de romper narrativas habituais da história da arte e as estruturas sociais às quais estão vinculadas.

Fonte: Hyperallergic

Compartilhar:
Notas - 29/10/2015

Athos Bulcão para todos os meses do ano

Já está no ar a campanha de financiamento coletivo do Calendário Ilustrado 2016 da Fundação Athos Bulcão. A partir de …

Notícias - 22/02/2018

Escultura sem camisa do Papa Bento XVI causa sensação em Roma

Falando aos artistas no Vaticano no final de novembro de 2009, o Papa Bento XVI enfatizou que a beleza não …

Notícias - 03/08/2017

Ame ou odeie os tesouros de Damien Hirst. Saiba tudo sobre a exposição mais polêmica do ano

POR CONSTANÇA BASTO

Polêmicas ao redor da exposição “Treasures from the Wreck of the Unbelievable”, de Damien Hirst

A exposição se mostrou …

Notícias - 17/12/2014

Paço Imperial inaugura quatro mostras simultâneas neste mês.

O Ministério da Cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, a Associação dos Amigos do Paço …

Notícias - 25/05/2017

Exposição em comemoração aos 30 anos do Itaú Cultural reúne 750 obras no Ibirapuera

Uma constelação de histórias, identidades e estéticas ocupa os quatro andares da Oca, no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

A exposição …

Notícias - 19/05/2014

Exposição Realidades Inventadas no Almacén Galeria Gávea

Almacén Galeria Gávea
 apresenta
 Christiana Guinle e Victor Haim
 na exposição
 Realidades Inventadas
 A partir do dia 06 de maio
Atriz e fotógrafo se complementam em …

Notícias - 20/04/2017

Artistas emergentes na 5ª edição do Mamut Art Project em Istambul

A 5 ª edição do Mamut Art Project retorna esta primavera com artistas emergentes, novos colecionadores, galerias e curadores de …

Notícias - 25/04/2016

Em Londres: Lista dos mais ricos indica queda nas fortunas de colecionadores

De acordo com o Sunday Times Rich List, os super-ricos da Grã-Bretanha têm visto uma queda nas fortunas ao longo …

Notícias - 25/01/2018

Casa de leilões Phillips investe agora em Arte Moderna com Matisse e Picasso

Como os principais leilões de arte impressionista, moderna e contemporâneo deste ano, está se tornando evidente que a Phillips está …

Notícias - 15/09/2014

Com foco no Sul, Sesc_Videobrasil lança seu edital

A partir desta segunda-feira (15) começa as inscrições para a 19ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil – “Panoramas …

Notícias - 08/07/2014

Banco do Brasil de Nova Iorque exibe a exposição "Brasil, Arte & Futebol"

A Copa do Mundo é sempre uma oportunidade de celebrar o futebol entre as nações, mas esse motivo pode ser …

Notícias - 18/08/2016

Vencedores ​do Prêmio Mundie de Fotografia

Selecionados entre quase 350 fotógrafos de 21 estados, os vencedores do Prêmio Mundie de Fotografia terão suas obras expostas na …