Parte final de pintura de Magritte é descoberta depois de 85 anos

Oitenta e cinco anos depois de desaparecer, uma pintura perdida do artista surrealista René Magritte foi encontrada – em pedaços.

Na última semana, o Royal Museums of Fine Arts of Belgium (RMFAB) anunciou que os pesquisadores descobriram a quarta e última parte do trabalho de Magritte de 1927 “A pose encantanda”. A imagem de raio-x revelou que o artista pintou sobre ela para criar uma obra posterior, “Deus não é um Santo” (1935-36), hoje de propriedade do Museu Magritte em Bruxelas.

Perdido desde 1932, “A pose encantada” – que retrata duas mulheres nuas encostadas a pedestais quebrados – foi retratada no catálogo raisonné de 1992 do artista. A foto em preto e branco da pintura é acompanhada por uma chamada que diz: “O ambiente de localização desconhecida […] provavelmente foi destruído.” É provável que Magritte tenha cortado o trabalho em quatro partes e pintado sobre ele em um esforço para reutilizar a tela e economizar dinheiro.

Esta descoberta marca a conclusão de uma busca de longa duração pela pintura. A primeira peça foi descoberta em 2013, quando “O retrato”, 1935 de Magritte foi submetido a trabalhos de conservação no Museu de Arte Moderna de Nova York . Os conservadores notaram que as bordas da obra foram pintadas (atípicas para Magritte) e decidiram tirar um raio-x da pintura, descobrindo finalmente a parte superior esquerda da posição encantada.

Compartilhar:
Notícias - 15/12/2016

Museu da Austrália impressiona pela beleza e acervo

Cerca de uma hora de duração de Melbourne, situado na exuberante Yarra Valley, encontra-se o Museu de Arte Tarrawarra (TWMA). …

Notícias - 24/01/2019

Gerhard Richter sente-se "abusado" pela indicação ao Oscar e midia internacional reprova filme

O filme baseado na vida de Richter, Never Look Away, foi indicado para dois Oscars, melhor filme em língua estrangeira …

Notícias - 24/02/2016

Doze galerias brasileiras participam da ARCOmadrid

Coincidentemente pela primeira vez na feira, algumas das galerias mais prestigiadas do mundo irão fazer um único compromisso para promover …

Notícias - 15/08/2017

Pantone anuncia cor púrpura oficial em homenagem ao Prince

O Pantone Color Institute anunciou que desenvolveu uma tonalidade oficial da cor púrpura em homenagem ao superstar Prince.

Colaborando com a …

Notas - 07/01/2016

Chega ao Instituto Moreira Salles o acervo do fotógrafo mineiro Chichico Alkmim

O Instituto Moreira Salles acaba de receber, em comodato, a obra do fotógrafo mineiro Francisco Augusto Alkmim (1886-1978), conhecido como …

Notícias - 24/08/2017

Carlos Cruz-Diez leva sua arte para as ruas de Los Angeles

Carlos Cruz-Diez, o artista venezuelano conhecido por obras que combinam cor, forma e luz em caminhos incompreensíveis, terá uma instalação …

Notícias - 24/04/2018

(S.O.S) Governo Federal, salve a Caixa Cultural Rio

Na última semana, segundo o Jornal o Globo, Maria Fortuna no blog de Marina Caruso soltou a informação de que …

Notícias - 05/11/2018

Fotografias aéreas revelam impacto ambiental da indústria americana

Os dois últimos séculos de industrialização marcaram a paisagem americana, deixando feridas de poluição que talvez nunca se curem. Áreas …

Notícias - 01/12/2016

Volpi Pequenos Formatos e O Triunfo da cor são eleitas melhores exposições pela APCA

Em assembleia que reuniu críticos no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo na noite da última quarta-feira, 30 …

Notícias - 26/01/2017

Anunciados os finalistas do Absolut Art Award 2017

Absolut anunciou os finalistas do Absolut Art Award 2017. O Júri 2017 selecionou uma lista de seis artistas para a …

Notícias - 01/10/2015

Artistas se manifestam em favor dos refugiados na Europa

Artistas estão se manifestando em relação à crise dos refugiados na Europa e a retórica anti-imigração de políticos que estão …

Notícias - 17/01/2019

Quando a arte incomoda mais do que aquilo a que ela alude

O filósofo francês Jacques Rancière afirma que não há diferença entre denunciar a potência de uma imagem ou negá-la, pois …