PARTE – Feira de Arte Contemporânea tem edição especial no Shopping Cidade Jardim

A partir de 11 de junho (abertura para convidados), o Shopping Cidade Jardim ganha uma edição especial da PARTE Feira de Arte Contemporânea que completa, em 2015, cinco anos de uma empreitada que já se firmou no calendário das artes plásticas da cidade. Essa edição da feira segue até 14 de junho e traz treze galerias da capital, Brasília, São Bernardo do Campo e Vitória na Casa Bossa, espaço localizado no terceiro andar do prédio.

A curadoria, feita especialmente para o espaço do Cidade Jardim, confirma a vocação da feira de apresentar as novidades mais interessantes da produção de artes visuais atual. A PARTE apresenta um recorte cuidadoso de galerias da nova geração com artistas arrojados e obras instigantes, inéditas e por vezes raras, que não se encontram facilmente nos circuitos mais convencionais das artes visuais. Dessa vez, em um ambiente que une o despojamento que caracteriza a feira à comodidade que o shopping oferece, como boas opções de gastronomia e lazer.

Referência como espaço de circulação de informação sobre a nova geração de talentos das artes plásticas, que atrai desde colecionadores experientes até pessoas querem comprar sua primeira obra de arte, a PARTE conquistou nesses cinco anos um público tão variado quanto amplo, cada vez maior: o número de visitantes passou de 6.500, na primeira edição, para 11.400, em 2014. No mesmo período, a feira mais que dobrou o número de obras vendidas e triplicou o valor movimentado pelas galerias.

A PARTE se firmou no Paço das Artes, dentro da Cidade Universitária, onde a quinta edição acontece em novembro. Sempre em busca de novos públicos, a PARTE no Shopping Cidade Jardim exibe algumas galerias que são parceiras antigas, mas também jovens debutantes na feira, um recorte distinto da edição do final do ano.

Entre as que possuem vocações específicas, há as que se dedicam a comercializar múltiplos de artistas consagrados, caso da Arte Hall e Gravura Brasileira; outras especializadas em fotos, caso da Galeria de Babel e Room8; especializadas em edições de livros de artista, como a Fólio Livraria, e ainda as debutantes OMA Galeria, de São Bernardo, que traz o jovem artista Giovani Caramello, de 24 anos, cuja produção foi comparada à de Ron Mueck, e Jackie Schor Arte, que apresentará em terras paulistanas o jovem japonês radicado na Espanha Yutaka Mori, entre outras. Obras de artistas consagrados em diversas áreas da arte, como Augusto de Campos, Rochelle Costi e Bob Wolfenson também podem ser adquiridas nesta edição.

Para esta edição, já está confirmado o lançamento do livro do Grupo Aluga-se, parceiro da PARTE desde 2011. O grupo, que tem como norte construir estruturas alternativas para a proposição de ações de arte, já realizou diversas intervenções nas edições do Paço das Artes, como os projetos “Família Vende Tudo” e “Pagou Pescou”. Neles, o participante podia adquirir uma obra por meio de uma atividade lúdica como, respectivamente, encontrar obras em móveis ou pescando, como em uma brincadeira de festa junina. O livro será o registro de uma residência do Grupo Aluga-se em São Miguel dos Milagres em Alagoas, projeto contemplado na 11a edição do Programa Rede Nacional Funarte de Artes Visuais.

Sobre a PARTE

A ideia de criar a PARTE surgiu há cinco anos, a partir da percepção das amigas Tamara Perlman, advogada, e Lina Wurzmann, administradora de empresas e artista, de que havia uma oportunidade no mundo das artes: um público que se interessava por arte, visitava exposições e se identificava com a linguagem atual da arte, mas ainda não se sentia pronto para levá-la para casa, e jovens galerias dedicadas à arte contemporânea com artistas com uma produção atual instigante e efervescente, mas com pouco espaço para expor seu trabalho.

Em outras palavras, “havia um conjunto numeroso de potenciais compradores de obras de arte. Pessoas que se interessam por cultura de forma ampla, com poder aquisitivo para ter arte em sua casa e que não se sentia seguro para escolher uma obra de arte, seja por falta de informação sobre qualidade, os artistas, galerias ou mesmo preços”, diz Tamara. As sócias decidiram então colocar esses diversos agentes, incluindo curadores e formadores de opinião, para se encontrar e aproximar as artes visuais da vida de quem é apaixonado por cultura, com gosto especial por artes plásticas. “A fórmula é simples. Arte interessante para pessoas interessadas em arte”.

A PARTE tem um ambiente descontraído. Os visitantes podem passear, conversar e fazer perguntas livremente aos galeristas, tanto sobre as obras quanto sobre os artistas. Os suportes das obras utilizados são os mais variados – pintura, fotografia, objetos, gravuras, etc. – e as galerias que participam do evento são desde recém-chegadas ao mercado a já consagradas. Informação é item essencial. Os trabalhos são expostos com pequenas etiquetas com o preço, técnica, e nome do artista, ajudando a contextualizar a obra e os valores financeiros atribuídos a ela, permitindo assim que o comprador se sinta à vontade para comparar e tomar uma decisão com segurança e conhecimento, sem pressão.

A partir de uma curadoria cuidadosa, a feira seleciona trabalhos pouco óbvios e que, muitas vezes, não seriam encontrados mesmo em uma grande feira. São joias raras que atraem não só recém-chegados ao mundo da arte e do colecionismo mas, também, colecionadores experientes, em busca de trabalhos ousados e raros.

Galerias Presentes nessa edição:

Arte Hall (São Paulo)
Galeria de Babel (São Paulo)
Dconcept (São Paulo)
Gabinete de Arte K2O (Brasília)
Gabineted (São Paulo)
Galeria Rabieh (São Paulo)
Gravura Brasileira (São Paulo)
Jackie Shor – Arte (São Paulo)
Fólio Livraria (São Paulo)
OMA Galeria (São Bernardo)
Galeria Paralelo (São Paulo)
Room 8 (São Paulo)
Via Thorey Galeria (Vitória – Espírito Santo)

Compartilhar:
Notas - 19/08/2015

Carlos Araujo expõe "Gênesis" na reinauguração do Panteão de Roma

Obra mais emblemática da arquitetura clássica ao lado da Acrópole grega, o Panteão de Roma receberá entre 25 de setembro …

Notícias - 28/11/2018

Bienal de Curitiba apresenta mostra de arte contemporânea em Assunção, Paraguai

O Centro de Artes Visuais do Museu do Barro da cidade de Assunção (Paraguai) inaugura, no próximo dia 30 de …

Notícias - 23/08/2014

Seis artistas doam suas obras para leilão beneficente

A arte nos permite às diversas realizações, que vão desde a uma emoção pessoal até as utopias que servem para …

Notícias - 28/04/2016

Obra de Chiharu Shiota surpreende na 20ª Bienal de Sydney

A artista japonesa e radicada na Alemanha apresenta uma instalação surreal chamada “Sono Consciente,” que é uma das obras mais …

Notícias - 16/03/2017

Novas galerias do Museu de Arte Nelson-Atkins ganham doações de arte impressionistas

O Museu de Arte Nelson-Atkins, em Kansas City, apresentou uma renovação de US$ 12 milhões das suas galerias de arte europeias no …

Notícias - 10/12/2018

Banksy oferece esculturas por 2 libras para quem acertar quanto pesam

Se você quiser comprar uma peça original de Banksy a um preço baixo, há esperanças. Você tem até 22 de …

Notícias - 12/09/2017

Artistas promovem abaixo-assinado para reabertura de exposição censurada no Santander Cultural

Artistas e envolvidos das artes visuais se mobilizam em abaixo-assinado para pedido de reabertura da exposição “Queermuseu – cartografias da …

Notícias - 23/06/2016

Outra natureza de Krajcberg

O escultor-fotógrafo Frans Krajcberg se notabilizou por seus retratos da natureza (que, muitas vezes, são utilizados como matéria-prima para seus …

Notas - 27/07/2015

Absolut inaugura primeiro Art Bar no Brasil com curadoria de Stephan Doitschnoff

Dando continuidade a campanha global “Absolut Nights”, de transformar noites ordinárias em extraordinárias por meio da criatividade e experiências artísticas, …

Notícias - 20/11/2015

"Telas Urbanas" inicia a primeira etapa em Belo Horizonte

83 artistas contemplados pelo edital do projeto Telas Urbanas irão requalificar e transformar espaços urbanos, públicos ou privados de Belo …

Notícias - 12/09/2014

Red Bull Station abre edital para sua residência artística

Está aberto, desde o último dia 08 de setembro, o edital para a 10ª turma do projeto Residência Artística do …

Notícias - 23/08/2018

Luma Arles, o Complexo Cultural de US$ 100 milhões na França

O Luma Arles, um vasto complexo de arte e cultura em um antigo pátio ferroviário na cidade de Arles, no …