Paralisação nos EUA coloca grande exposição de Tintoretto na National Gallery of Art em risco

O desfile de primavera da National Gallery of Art pode se tornar a mais recente vítima da paralisação parcial do governo que já está entrando em seu segundo mês.

A exposição do mestre italiano do século 16, Tintoretto – uma das mais esperadas mostras de arte do ano – será inaugurada em 10 de março, juntamente com duas exposições complementares sobre estampas e desenhos de Veneza. Os preparativos para os desfiles estão atrasados ​​em função do fechamento prolongado do museu, o mais longo da história.

“Líderes da National Gallery estão tendo reuniões internas para discutir o impacto do fechamento de todas as mostras da primavera”, disse a porta-voz da NGA, Anabeth Guthrie.

Três exposições dos museus Smithsonian, que também são apoiadas por dólares federais, foram adiadas por causa do fechamento de 31 dias. Votos para as Mulheres: Um Retrato da Persistência, na National Portrait Gallery, estava agendado para abrir em 1º de março; Striking Iron: The Art of African Blacksmiths foi marcado para o dia 27 de fevereiro no Museu Nacional de Arte Africana; e a exibição popular de orquídeas do Smithsonian Gardens foi planejada para o dia 2 de fevereiro no Kogod Courtyard, compartilhada pela Portrait Gallery e o Smithsonian American Art Museum.

Nenhuma nova data será anunciada até que a paralisação termine, disse a porta-voz do Smithsonian, Linda St. Thomas.

A paralisação impediu que os trabalhadores da National Gallery preparassem o espaço da exposição para Tintoretto: Artista da Renascença de Veneza, a primeira retrospectiva do artista veneziano a ser apresentada na América do Norte. A exposição, que celebra o 500º aniversário do nascimento do artista, foi exibida em Veneza até 6 de janeiro e apresenta quase 50 pinturas e dezenas de desenhos.

Dois programas estão agendados para abrir no mesmo dia: Desenho na Veneza de Tintoretto, que foi fechado no início deste mês na Morgan Library & Museum, em Nova York, e Impressões Venezianas no Tempo de Tintoretto, com cerca de 30 impressões da coleção da galeria.

A principal exposição, com curadoria dos especialistas em Tintoretto Robert Echols, curador independente, e Frederick Ilchman, curador de pinturas do Museu de Belas Artes de Boston, ficará nas galerias que abrigaram Corot: Women. Em 31 de dezembro, funcionários liberados foram autorizados embalar a arte para o envio, disse Guthrie. Outros funcionários foram capazes de aceitar os envios para as exposições de Tintoretto de Nova York e Veneza. Mas antes de poderem ser instaladas, as galerias devem ser pintadas, expositores instalados e outros elementos de design complementados. Esse trabalho não foi permitido durante o desligamento.

A incerteza também afeta os visitantes que estão ansiosos pela retrospectiva de Tintoretto. O morador de Washington, Robert Heiss, planejou usar a exposição como peça central de um final de semana de ex-alunos do Williams College nesta primavera.

“É realmente um grande negócio ter essa mostra em Washington”, disse Heiss. “Parecia uma exposição especial e única na América do Norte. Tintoretto era uma figura, mas não grande, então há algum mistério. Eu não tinha dúvidas de que esse era o tipo de coisa que atrairia as pessoas ”.

O potencial para o atraso deixa Heiss preocupado em avançar com o evento dos ex-alunos. “Eu não sei qual caminho seguir”, disse ele.

 

Compartilhar:
Notícias - 15/03/2018

Cientista brasileiro descobre segredo em desenho de Michelangelo

Um cientista brasileiro afirma que o pequeno esboço de um homem dobrado no canto do desenho de Michelangelo de Vittoria …

Notícias - 30/09/2014

Claudia Tavares reflete sobre o finito da infância

E se outubro é o mês das crianças, a data parece ainda soar mais sensível e pessoal para Claudia Tavares. …

Notícias - 28/04/2016

Diretor da Christie's abrirá novo Museu em Paris por Redação

O francês François Pinault, magnata de bens de luxo e o proprietário da casa de leilões Christie’s, anunciou planos para …

Notas - 20/07/2015

Casa do Povo abre inscrições para o projeto “Ateliê Vivo” de Karlla Girotto e G>E

A Casa do Povo e o G>E, grupo de pesquisa em moda e design que atua na instituição e que …

Notícias - 13/12/2017

Diego Rivera ganhará megaexposição em São Francisco

O Museu de Arte Moderna de São Francisco (SFMOMA) e o City College of San Francisco (CCSF) anunciaram planos para …

Notícias - 15/11/2014

Exposição ARTE_DESIGN no espaço EMCB

Com doze artistas e designers, o Espaço Movimento Contemporâneo Brasileiro e a TAL TechArtLab realizam a exposição ARTE_DESIGN no espaço …

Notícias - 12/03/2015

Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo realiza novo Ciclo de Palestras

A APAP convida para a próxima palestra que será ministrada pelo professor do Departamento de História da Universidade de São …

Notícias - 06/09/2017

Projeto bilionário, o Louvre Abu Dhabi, abrirá as portas em novembro

A abertura do Louvre Abu Dhabi foi confirmada: 11 de novembro de 2017.

A inauguração ocorre uma década depois que a …

Notícias - 13/07/2017

Qual o efeito da arte em você?

A arte, muitas vezes, nos causa múltiplos efeitos, muitas vezes despertam sentimentos escondidos, hesitação, inquietação, indagação e o convite para a …

Notícias - 31/08/2017

Artista promove a primeira escultura espacial do mundo

Trevor Paglen, que viveu em Berlim desde 2015, viaja com freqüência para falar sobre as muitas maneiras pelas quais o …

Notícias - 01/07/2016

Arte pré-colombiana no MASP

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand anunciou a assinatura do comodato da totalidade da Coleção …

Notícias - 03/08/2017

Sotheby's divulga resultados e aumento da confiança na recuperação do mercado de arte

Devido às despesas decorridas por vários investimentos em seu crescimento, a Sotheby’s viu o seu lucro líquido diminuir em 14% para …