Obras de arte que listam nomes de refugiados e migrantes mortos são destruídas

Uma obra de arte com uma lista dos 34.361 refugiados e migrantes que perderam a vida tentando chegar à Europa foi destruída em Liverpool.

A lista foi produzida para o dia mundial do refugiado. E foi pendurada em outdoors de um prédio em Chinatown, em Liverpool, como parte do festival de arte da Bienal de Liverpool.

Na quarta-feira o festival twittou:

“Ficamos surpresos ao ver a maioria da “The List” removida da Great George Street neste domingo. Você ou alguém que você conhece viu alguma coisa? Você sabe por que foi removido? Ajude-nos a descobrir o que aconteceu!”

Algumas pessoas sugeriram que um trabalhador do conselho pode ter confundido o trabalho artístico com os flyers ilegais e tê-lo retirado. Mas um porta-voz do conselho da cidade de Liverpool disse que ele havia verificado e estava “100% certo” de que a lista não havia sido removida por ninguém empregado pela autoridade local.

A lista foi publicada nos painéis com a permissão dos desenvolvedores que administram o local. Eles estavam tentando ver as imagens da CCTV para ver se suas câmeras haviam capturado o culpado, disse o porta-voz do conselho.

Compilado e atualizado a cada ano pelo Reino de Ação Intercultural – uma rede anti-discriminação de mais de 560 organizações em toda a Europa – “The List” traça informações relativas à morte de 34,361 refugiados e migrantes que perderam suas vidas dentro ou nas fronteiras da Europa desde 1993.

Desde 2007, em colaboração com artistas e instituições de arte, o artista Banu Cennetoğlu, de Istambul, produziu versões atualizadas e traduzidas do “The List” usando espaços públicos como outdoors, redes de transporte e jornais.

Em comunicado, a Bienal de Liverpool disse: “É oportuno e importante tornar público a “The List” durante uma crise global de refugiados. Ficamos desanimados ao ver que tinha sido removida na noite de sábado e gostaria de saber o por quê. A lista foi aclamada pela crítica e estamos fazendo tudo o que podemos para restabelecê-la”.

A Bienal de Liverpool é o maior festival de arte visual contemporânea do Reino Unido. A cada dois anos, ela encomenda artistas internacionais para fazer e apresentar trabalhos no contexto de Liverpool em espaços públicos, galerias, museus e on-line.

Compartilhar:
Notícias - 15/08/2017

Pantone anuncia cor púrpura oficial em homenagem ao Prince

O Pantone Color Institute anunciou que desenvolveu uma tonalidade oficial da cor púrpura em homenagem ao superstar Prince.

Colaborando com a …

Notícias - 18/01/2018

Phillips aposta em arte latino-americana em seus principais leilões contemporâneos

Respondendo à crescente proeminência de artistas latino-americanos no cenário internacional, a casa de leilões Phillips anunciou que está interrompendo suas …

Notícias - 08/09/2015

Guerra e Paz, de Candido Portinari, de volta a Nova York

Doados pelo Brasil à ONU em 1956 e inaugurados em setembro do ano seguinte, os painéis Guerra e Paz, de …

Notícias - 24/01/2019

Trabalhadores descobrem pintura do século 17 em reforma de boutique

É um mistério como o notável trabalho acabou escondido no lar histórico de uma família nobre francesa.

Trabalhadores da construção civil …

Notícias - 06/01/2017

Fantastic Art Gallery apresenta obras de artista indonésio na Art Stage 2017 em Cingapura

Fantastic Art Gallery de Sarabaya apresentará as obras do artista Koeboe Sarawan na Art Stage Singapore de 12 de janeiro …

Notícias - 31/08/2016

Restrospectiva de Ascânio MMM na Casa Triângulo

Retrospectiva de Ascânio MMM na Casa Triângulo em São Paulo com curadoria de Paulo Miyada percorre a trajetória do artista.

Ascânio …

Notícias - 19/10/2017

Em imagens: Steve MCcurry além da menina dos olhos verdes

Internacionalmente conhecido desde que sua foto icônica de uma garota afegã do campo de refugiados Nasir Bagh no Paquistão foi capa da …

Notícias - 25/04/2016

Em Londres: Lista dos mais ricos indica queda nas fortunas de colecionadores

De acordo com o Sunday Times Rich List, os super-ricos da Grã-Bretanha têm visto uma queda nas fortunas ao longo …

Notícias - 29/10/2015

Galeria Tina Zappoli comemora 34 anos com evento beneficente

Em 2 de dezembro, data em que a GALERIA TINA ZAPPOLI completa 34 anos de atuação ininterrupta no mesmo local, …

Notas - 30/04/2015

MCM Gallery abre em São Paulo

São Paulo ganha mais um espaço dedicado às artes plásticas. A MCM Gallery, dos sócios Maria Claudia Mastrangello, Matheus Bulhões …

Notícias - 09/10/2014

Damasceno revela mundo escondido dentro de uma velha biblioteca

No biblioteca Holborn, em Londres, a algumas quadras do British Museum, o mundo abriu uma janela no tempo. O prédio, …

Notícias - 29/11/2017

Inscrições abertas para Residência Artística do Prêmio EDP nas Artes

Visando contribuir para a formação e a valorização de jovens artistas, o Instituto Tomie Ohtake e o Instituto EDP promovem, …