O limiar dos mistérios da arte na SIM Galeria

Mistérios, enigmas e o vasto desconhecido que cercam nossa existência mobilizam o olhar de uma série de artistas. Reunidos na exposição Limiar, que acontece na SIM Galeria a partir do dia 20 de janeiro, dez nomes da nova geração paranaense apresentam, por meio dos mais variados suportes – pintura, fotografia, escultura e vídeo – narrativas extraordinárias geradas sobre a matéria do mundo, aquilo que nos é invisível ou banal. Com curadoria de Arthur do Carmo e Tony Camargo, a mostra traz trabalhos que revigoram a linguagem, introduzindo uma poética com novos desdobramentos simbólicos e dialéticos.

Nas fotos e vídeos de Daniel Duda, a relação entre o meio digital e a concretude física explicita de que maneira ocorre a sutil troca entre homem/máquina e meio/tecnologia. Em busca de uma poética afetiva tecnológica, Jack Holmer percorre a forma tentando visualizar o que carece de conexão, interação e amparo. Com imagens manipuladas, Janete Anderman transporta seus personagens para um universo surreal e nostálgico. Já Hugo Mendes produz esculturas tridimensionais a partir de técnicas e materiais variados, tendo como base objetos ready-mades e outros confeccionados manualmente.

Todas as obras expostas oferecem novas possibilidades de pensamento e uma outra espécie de racionalidade, que nos levam a desvendar conceitos e matérias. Os desenhos e as pinturas de André Azevedo nos transportam a um lugar-comum e oferecem memórias e lembranças de algo que não vivemos. Lailana Krinski explora cruzamentos e aproximações entre as linguagens do desenho e da instalação. Em suas obras, C. L. Salvaro trabalha com a configuração dos espaços e a questão de local, construção, resquícios e percepção. As instalações, esculturas e intervenções de Juan Parada sugerem impermanência e instabilidade, além de investigar as relações de tempo-espaço. Já as pinturas de Samuel Dickow carregam uma reflexão sobre o processo de produção pictórico e seus modos de representação. Utilizando diferentes métodos, as telas de Willian Santos apresentam conexões e desconexões que permitem ao observador ir além e aquém da imagem.

“O conglomerado de artistas aqui reunidos se encontram num arquipélago formado por seus próprios trabalhos, resultado de pesquisas aprofundadas que vêm desestabilizando a própria ideia de linguagem, sem perder de vista seus conceitos e sua história, encontrando nos rudimentos do acaso o limiar dos mistérios que nos ensinam a olhar incessantemente o mundo através do terreno inóspito da arte”, explica Arthur do Carmo. Limiar fica em cartaz na SIM Galeria até 27 de fevereiro.

Sobre a SIM Galeria

Fundada em 2011, a SIM Galeria é comandada por Guilherme e Laura Simões de Assis, que trazem um background familiar de envolvimento com as artes. Sempre priorizando a qualidade de obras e artistas, a galeria surgiu com a proposta de difundir as manifestações contemporâneas de arte. Mais do que um espaço expositivo, a SIM possibilita a troca de experiências e informações entre público e artistas diversos. Com 15 artistas nacionais e internacionais representados e participação nos principais eventos de arte do mundo, como a ArtRio e a SP-Arte, a galeria já se estabeleceu como um importante ponto de divulgação da arte contemporânea no Brasil.

Serviço:
Exposição Limiar
Curadoria: Arthur do Carmo e Tony Camargo
Artistas: André Azevedo, C.L. Salvaro, Daniel Duda, Hugo Mendes, Jack Holmer, Janete Anderman, Juan Parada, Lailana Krinski, Samuel Dickow e Willian Santos.
Local: SIM Galeria – Alameda Presidente Taunay, 130 A – Batel – Curitiba (PR)
Abertura: 20 de janeiro de 2015
Período: de 21 de janeiro a 27 de fevereiro de 2015
Entrada gratuita

Compartilhar:
Notícias - 14/10/2015

Cine Esquema Novo Expandido apresenta seleção exclusiva do Festival de Berlim

As cidades de Porto Alegre e Rio de Janeiro recebem em novembro a edição de 2015 do Cine Esquema Novo …

Notícias - 14/12/2017

Lubaina Himid: a artista que fez história no Turner Prize 2017

Lubaina Himid tornou-se a vencedora mais antiga do Turner Prize e a primeira mulher negra a ganhar o prêmio de …

Notas - 19/02/2016

Morre em São Paulo o colecionador Marco Antônio Mastrobuono

Morreu em São Paulo no último dia 16 de fevereiro o colecionador Marco Antonio Mastrobuono, um dos maiores colecionadores das …

Notícias - 24/07/2017

Três obras de Francis Bacon roubadas em Madrid, foram recuperadas pela polícia espanhola

A polícia espanhola informou, a recuperação de três obras de Francis Bacon que foram roubadas de uma residência privada em Madri …

Notícias - 02/03/2016

Van Gogh em animação

As pinturas de Vincent Van Gogh tem alcançado milhões de fãs ao redor do mundo, o artista é uma grande …

Notícias - 18/07/2014

Exposição ...Baixa A Bola!

A exposição …Baixa A Bola! do artista multimídia Antoni Muntadas entra na sua reta final na Galeria Luisa Strina, em …

Notícias - 28/01/2015

SESC POMPEIA APRESENTA A EXPOSIÇÃO “TERRA COMUNAL – MARINA ABRAMOVI? + MAI”

O Sesc São Paulo apresenta entre os dias 11 de março a 10 de maio de 2015, na unidade Pompeia, …

Notas - 04/12/2015

ArtShot inaugura sua primeira galeria em São Paulo

Inspirada em modelos europeus e com o intuito de democratizar a FotoArte no Brasil, a ArtShot inaugura sua primeira galeria …

Notícias - 26/04/2018

Realidade aumentada invade os museus

O Museu de Arte Moderna de Nova York está sob um cerco, mas é virtual. Um grupo de artistas renegados …

Notícias - 28/04/2016

Diretor da Christie's abrirá novo Museu em Paris por Redação

O francês François Pinault, magnata de bens de luxo e o proprietário da casa de leilões Christie’s, anunciou planos para …

Notícias - 03/02/2016

MAM anuncia artistas selecionados para os Clubes de Colecionadores de 2016

Com o objetivo de incentivar o colecionismo da arte contemporânea brasileira, o Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta …

Notícias - 20/11/2015

Leilão de arte latino americana da Christie's apresenta coleção contemporânea brasileira

O leilão de Arte Latino Americana da Christie’s, nos dias 20 e 21 de novembro, oferece 20 obras excepcionais de …