O limiar dos mistérios da arte na SIM Galeria

Mistérios, enigmas e o vasto desconhecido que cercam nossa existência mobilizam o olhar de uma série de artistas. Reunidos na exposição Limiar, que acontece na SIM Galeria a partir do dia 20 de janeiro, dez nomes da nova geração paranaense apresentam, por meio dos mais variados suportes – pintura, fotografia, escultura e vídeo – narrativas extraordinárias geradas sobre a matéria do mundo, aquilo que nos é invisível ou banal. Com curadoria de Arthur do Carmo e Tony Camargo, a mostra traz trabalhos que revigoram a linguagem, introduzindo uma poética com novos desdobramentos simbólicos e dialéticos.

Nas fotos e vídeos de Daniel Duda, a relação entre o meio digital e a concretude física explicita de que maneira ocorre a sutil troca entre homem/máquina e meio/tecnologia. Em busca de uma poética afetiva tecnológica, Jack Holmer percorre a forma tentando visualizar o que carece de conexão, interação e amparo. Com imagens manipuladas, Janete Anderman transporta seus personagens para um universo surreal e nostálgico. Já Hugo Mendes produz esculturas tridimensionais a partir de técnicas e materiais variados, tendo como base objetos ready-mades e outros confeccionados manualmente.

Todas as obras expostas oferecem novas possibilidades de pensamento e uma outra espécie de racionalidade, que nos levam a desvendar conceitos e matérias. Os desenhos e as pinturas de André Azevedo nos transportam a um lugar-comum e oferecem memórias e lembranças de algo que não vivemos. Lailana Krinski explora cruzamentos e aproximações entre as linguagens do desenho e da instalação. Em suas obras, C. L. Salvaro trabalha com a configuração dos espaços e a questão de local, construção, resquícios e percepção. As instalações, esculturas e intervenções de Juan Parada sugerem impermanência e instabilidade, além de investigar as relações de tempo-espaço. Já as pinturas de Samuel Dickow carregam uma reflexão sobre o processo de produção pictórico e seus modos de representação. Utilizando diferentes métodos, as telas de Willian Santos apresentam conexões e desconexões que permitem ao observador ir além e aquém da imagem.

“O conglomerado de artistas aqui reunidos se encontram num arquipélago formado por seus próprios trabalhos, resultado de pesquisas aprofundadas que vêm desestabilizando a própria ideia de linguagem, sem perder de vista seus conceitos e sua história, encontrando nos rudimentos do acaso o limiar dos mistérios que nos ensinam a olhar incessantemente o mundo através do terreno inóspito da arte”, explica Arthur do Carmo. Limiar fica em cartaz na SIM Galeria até 27 de fevereiro.

Sobre a SIM Galeria

Fundada em 2011, a SIM Galeria é comandada por Guilherme e Laura Simões de Assis, que trazem um background familiar de envolvimento com as artes. Sempre priorizando a qualidade de obras e artistas, a galeria surgiu com a proposta de difundir as manifestações contemporâneas de arte. Mais do que um espaço expositivo, a SIM possibilita a troca de experiências e informações entre público e artistas diversos. Com 15 artistas nacionais e internacionais representados e participação nos principais eventos de arte do mundo, como a ArtRio e a SP-Arte, a galeria já se estabeleceu como um importante ponto de divulgação da arte contemporânea no Brasil.

Serviço:
Exposição Limiar
Curadoria: Arthur do Carmo e Tony Camargo
Artistas: André Azevedo, C.L. Salvaro, Daniel Duda, Hugo Mendes, Jack Holmer, Janete Anderman, Juan Parada, Lailana Krinski, Samuel Dickow e Willian Santos.
Local: SIM Galeria – Alameda Presidente Taunay, 130 A – Batel – Curitiba (PR)
Abertura: 20 de janeiro de 2015
Período: de 21 de janeiro a 27 de fevereiro de 2015
Entrada gratuita

Compartilhar:
Notícias - 03/11/2016

Feira PARTE em imagens - Primeiro Dia

A PARTE, feira de Arte Contemporânea, abriu nesta quarta dia 2 de novembro, no clube A Hebraica, mais uma edição, …

Notícias - 06/07/2017

Retábulo de Jacopo Tintoretto de David Bowie será exposto na Bienal de Veneza 2019

Por 30 anos, David Bowie apreciou seu retábulo de Jacopo Tintoretto, até mesmo nomeou sua gravadora com o nome do …

Notícias - 12/03/2016

OBRAS-PRIMAS DE PICASSO E OUTROS GRANDES NOMES DO MODERNISMO ESPANHOL CHEGAM AO CCBB

Em parceria com uma das mais destacadas instituições dedicadas à arte moderna, o Museo Reina Sofía, de Madri, Espanha, o …

Notícias - 18/08/2016

Estréia Art Weekend São Paulo

O Projeto Latitude – voltado à internacionalização do mercado brasileiro de arte contemporânea e realizado por meio de uma parceria …

Notícias - 26/04/2018

Leiloeiro vai vender roupas íntimas de Madonna

Fonte: Artnet

A tentativa da popstar Madonna de impedir a venda de uma série de itens pessoais – incluindo uma carta …

Notícias - 08/04/2015

Gravura Brasileira apresenta SP ESTAMPA 2015

Em sua 5ª edição, o SP ESTAMPA já se tornou um marco cultural da cidade de São Paulo.Composto por uma …

Notícias - 24/11/2016

Paris ganhará escultura de presente de Jeff Koons

O artista americano Jeff Koons doou uma obra de arte para a cidade de Paris e o povo da França …

Notas - 20/10/2015

Giovani Caramello apresenta nova série de obras hiper-realistas na PARTE

Em novembro, ele que emocionou e intrigou os fãs de esculturas hiper-realistas em todo o Brasil está de volta e …

Notícias - 03/03/2015

Exposição "João Turin - Vida, Obra, Arte" recebeu mais de 265 mil pessoas no MON

A exposição “João Turin – Vida, Obra, Arte”, que ficou oito meses em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON), consagrou-se …

Notícias - 25/01/2018

Artistas criam um cemitério para as coisas que Donald Trump matou em 2017

Na última semana, em um campo de golfe na zona rural de Nova Jersey, um grupo de pessoas que usavam …

Notícias - 12/05/2015

Casa Daros deve fechar as portas no fim do ano

Em coletiva de imprensa no dia 13 de maio de 2015, os diretores da Casa Daros anunciam o fim das …

Notícias - 26/04/2018

Desenho esboço de Salvador Dalí para o filme O Cão Andaluz vai a leilão

Três obras previamente desconhecidas de Salvador Dali, duas delas, um possível retrato de Garcia Lorca 1926, bem como uma mão …