O espaço do negro nas artes visuais por Redação

A arte ainda é um tema complexo. Durante muito tempo, sua produção e distribuição estiveram restritas a alta sociedade, o que impediu o destaque de outras formas de expressão, como é o caso da arte negra e dos artistas negros. Hoje, na luta por espaço e reconhecimento na sociedade, a produção de artistas negros ganha cada vez mais visibilidade. Com o Dia da Consciência Negra, refletir sobre esse tema se faz ainda mais necessário.

A artista Natália Cruz, da galeria online Arte & Artefato, busca refletir as questões de gênero nas suas obras. A série Pandora elabora uma reflexão sobre o universo feminino permeado por tradição, patriarcado, e machismo. A escultura Pandora I, exposta na galeria online, traz um buquê de flores enrolado em arame farpado. O objetivo é desconstruir a ideia da delicadeza da mulher, contrapondo a fragilidade das flores de cerâmica com a agressividade do arame de ferro.

Atualmente, Natália trabalha em uma série que pretende desconstruir padrões sobre a mulher negra e fazer o público refletir sobre a segregação racial na sociedade. “É preciso que tenhamos mais espaço para fazer uma arte que fale sobre cultura e identidade. A arte não reflete a realidade negra, o que impede que muitas pessoas se identifiquem com essa forma de expressão”, opina.

Outro artista da Arte & Artefato que também busca refletir as questões raciais em seu trabalho é Marcel Diogo. O artista vem trabalhando em uma série de fotografias de linchamentos que aconteceram no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos. “Quando a gente pensa em um ‘bandido’ ele tem uma cor e uma cara. A maior parte dos sujeitos linchados são negros, cercados por brancos.” O trabalho de Marcel consiste em apagar o sujeito que foi julgado e executado pela população. Quando esse indivíduo é retirado, a foto passa a explicitar os outros elementos que pertencem à imagem. A pergunta que fica é quem são as pessoas que estão ali e porque se julgam ‘cidadãos de bem’.

Para ele, a arte negra é uma contracultura, pois surge essencialmente como algo contrário à cultura padrão. “Quando você tem um padrão de arte que exclui outras, como a negra, a oriental, a indígena, há uma questão política, de dominação”, afirma. A produção do artista, de forma mais ou menos sutil, sempre toca na questão política.

Os negros reivindicam visibilidade e igualdade há tempos. E ainda há muito para caminhar. A arte negra, que ao ser descrita como tal ainda se separa da arte padrão. “Ainda existe certa relutância em falar sobre isso. Estamos vendo muito coisa interessante acontecer, mas o caminho é longo”, afirma Natália.

____

* Texto enviado pela galeria Arte & Artefato

Compartilhar:
Notícias - 08/01/2016

Fernando Cocchiarale assume a curadoria do MAM do Rio de Janeiro

O presidente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Chateaubriand, anuncia que o novo curador de …

Notícias - 08/12/2017

Reviravolta: verdadeiro comprador de Salvator Mundi se apresenta em resposta aos boatos

Uma reviravolta sobre as noticias do compradora da obras mais comentada de todos os tempos.

Como a Dasartes anunciou ontem,  o comprador da …

Notícias - 02/10/2015

II Bienal do Sertão leva a arte contemporânea às margens do Rio São Francisco

Iniciou no dia 1 de outubro a II Bienal do Sertão de Artes Visuais com o tema “Entre abusos e …

Notícias - 25/10/2018

Harold Gregor, pintor de paisagens do meio-oeste, morre aos 89 anos

Harold Gregor, que é mais conhecido por suas pinturas do meio-oeste americano, morreu aos 89 anos, segundo a Richard Gray …

Notícias - 21/10/2015

O esplendor e a miséria da prostituição sob o olhar artístico moderno

Da Olympia de Manet ao Bebedor de Absinto de Degas, com aventuras de Toulouse-Lautrec e Munch em bordéis, passando até …

Notas - 29/10/2015

Bia Doria é premiada na 10ª Edição da Bienal de Florença

A artista plástica Bia Doria acaba de retornar ao Brasil com a medalha de 4º lugar recebida na X Edição …

Notícias - 12/03/2015

OBRAS-PRIMAS DE PICASSO E OUTROS GRANDES NOMES DO MODERNISMO ESPANHOL CHEGAM AO CCBB

Em parceria com uma das mais destacadas instituições dedicadas à arte moderna, o Museo Reina Sofía, de Madri, Espanha, o …

Notícias - 07/12/2017

Patricia Rebello vence Concurso Garimpo 2017 pela escolha do júri

Selecionada pela Dasartes entre os finalistas do Concurso Garimpo 2017, a artista Patrícia Rebello tem na mistura entre técnicas artísticas e registro …

Notícias - 30/04/2015

VERBO anuncia artistas e performances selecionados

A 11ª. edição da Verbo (Galeria Vermelho) anuncia os artistas e performances que participam de sua edição que acontece entre …

Notícias - 28/07/2017

Serigrafia de Andy Warhol é encontrada depois de 45 anos

Segundo o jornal The Guardian, uma pintura de cadeira elétrica não assinada de Andy Warhol, de propriedade de Alice Cooper, …

Notícias - 03/07/2015

Leilão de arte de James Lisboa teve disputas acirradas

Nos dias 29 e 30 de junho aconteceu o leilão de arte de James Lisboa.

No primeiro dia 131 lotes foram …

Notícias - 07/12/2017

Artista protesta na abertura de mostra do fotógrafo Raghubir Singh em Nova York alegando assédio sexual

No último domingo, 3 de dezembro, cerca de 30 pessoas se juntaram a artista Jaishri Abichandani em frente ao edifício …