O Crato de Sérvulo Esmeraldo

Sérvulo Esmeraldo, Exposição em Cariri, 2016

A surpreendente exposição de Sérvulo Esmeraldo em sua cidade natal, o Crato, continua em cartaz até 15 de outubro, atraindo grande público ao Campus do Pimenta da Universidade Regional do Cariri (URCA) e à Encosta do Seminário. Desde a abertura, que contou com a afluência de autoridades, artistas, familiares e amigos do artista, a Mostra de dimensão monumental é assunto no meio artístico nacional.

Início das comemorações dos 88 anos de Sérvulo Esmeraldo, a exposição ‘Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato’ realiza o grande sonho do artista de mostrar no Crato a sua obra da maturidade. Com foco na dinâmica trajetória de Esmeraldo, construída como escultor, gravador e desenhista de notório reconhecimento nacional e internacional, a mostra reúne 58 obras, entre esculturas, relevos, gravuras e a magistral série de desenhos intitulada ‘Suíte Araripe’ – em homenagem ao Crato.

Com curadoria de Dodora Guimarães, companheira de vida do artista há mais de 30 anos, a exposição ‘Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato’, realizada pelo Instituto Sérvulo Esmeraldo e Nuproce, com o apoio do Governo do Estado do Ceará, do Banco do Nordeste do Brasil e da Guanabara, comemora também os 30 anos da Universidade Regional do Cariri.

Para o seu encerramento está previsto o lançamento do catálogo ‘Sérvulo Esmeraldo: A Linha, A Luz, O Crato’, com reproduções de todas as obras expostas, fotografadas por Gentil Barreira e textos de Gilmar de Carvalho, Romeu Duarte e Dodora Guimarães.

Sérvulo Esmeraldo ganha ainda uma mostra histórica na Frieze Masters, Feira de Arte de Londres, que segue de 05 a 09 de outubro, organizada pela britânica Sicardi Gallery. Ainda, outra Retrospectiva de Sérvulo Esmeraldo (respaldando o período europeu de 1957-1975) acontecerá em Basel, na Suiça, tomando a Galerie Vallesi a partir da inauguração no dia 28 de novembro.

Compartilhar: