O Brasil da Arte Naïf na França

O Musée International d´Art Naïf Anatole Jakovsky abre seu espaço para a mostra Brasil Naïf, Uma Viagem Na Alma Brasileira/ Fantaisies Brésiliennes que exibe uma seleção de obras de 50 artistas de maior destaque na arte naïf brasileira, por iniciativa do marchand e galerista Jacques Ardies, franco-belga radicado no Brasil há 40 anos, proprietário da galeria homônima, e que há 37 vem se dedicando ao segmento e que responde pela curadoria da mostra. Por ocasião da abertura, o marchand lança a versão em francês de seu novo livro “L´Art Naïf du Brésil”.

Na expografia criada para apresentar esses trabalhos, estabelece-se a ordem cronológica do desenvolvimento da arte naïf no Brasil. Com seus primeiros registros datados nos de 1940, quando artistas como Silvia Chalreo e Chico da Silva, são aceitos em salões de arte oficiais, apresentando um testemunho de arte original resultado de uma miscigenação racial somado ao sincretismo religioso e uma necessidade premente de vencer dificuldades diárias representados pelas cores da esperança.

Recebe novo destaque no começo dos anos 1960 quando é descoberto um grupo que desperta atenção pela excepcional capacidade de se expressar de forma diferenciada. “Destacam-se as obras de Elisa Martins da Silveira, Elza O. S, Julio Martins da Silva, Mirian, Agostinho Batista de Freitas, Antonio Poteiro e Ivonaldo Veloso de Melo, entre muitos outros”, diz Ardies. Seu principal diferencial com as correntes artísticas vigentes no período vem do fato de cada artista construir o seu próprio método de expressão e criar uma linguagem pessoal que tenta, ao longo de sua carreira, desenvolver obstinadamente. “Cada um, imbuído de sua missão estética, traz a esperança de uma convivência mais harmoniosa de raças e crenças, convencidos de que sua arte está a serviço de um mundo melhor”, explica Jacques Ardies.

Nomes de relevância no setor como José Antônio da Silva, Sílvia Charleo, Chico da Silva, José de Freitas, Rosina Becker do Valle e Iaponi Araújo tem trabalhos expostos bem como os novos e atuantes artistas: Helena Coelho, Rodolpho Tamanini Netto, Malu Delibo, Cristiano Sidoti, Isabel de Jesus, Maria Guadalupe, Ana Maria Dias e Barbara Rochlitz. Os temas serão amplos e complementares. Todos os aspectos estarão presentes: da música de Villa-Lobos ao samba popular, as cerimônias de candomblé e as partidas de futebol, plantações de milho e o frenesi das cidades .

Com a exposição Brasil Naïf, Uma Viagem Na Alma Brasileira/ Fantaisies Brésiliennes, Jacques Ardies visa proporcionar uma visão geral da riqueza e da diversidade da arte naïf brasileira com uma coleção de pinturas representativas por diferentes artistas já reconhecidos, complementada por uma seleção de telas contemporâneas de autores ainda ativos. “Tudo isso leva a uma coleção de pinturas de surpreendente testemunho da diversidade do Brasil encantadora e atraente”, conclui o curador.

Compartilhar:
Notícias - 14/01/2016

Claudio Tozzi recebe primeira individual em Londres

Precursora do fenômeno artístico que seria conhecido como Pop Art, Londres recebe, entre 23 de janeiro e 24 de março, …

Notícias - 20/09/2018

Artista pendura retrato de Putin na suíte do Hotel Trump - e a pintura ficou lá por um mês

O artista Brian Whiteley alega que pendurou uma pintura do presidente russo Vladimir Putin em uma suíte do Trump International …

Notícias - 21/06/2018

Anish Kapoor abre processa por violação de direitos autorais de sua escultura de feijão

O artista britânico Anish Kapoor entrou com uma queixa no Tribunal Distrital dos EUA contra a Associação Nacional de Rifles …

Notícias - 24/11/2016

Galerias do Rio se reúnem para a primeira edição da ArtRio Carioca

O Rio de Janeiro ganha mais uma oportunidade para ver de perto obras de grandes nomes da arte moderna e …

Notícias - 01/09/2016

Preview: 32ª Bienal de São Paulo

A ArtRio, chega a sua 6ª edição e faz este ano uma feira com foco nos colecionadores e curadores. A …

Notícias - 07/12/2017

Comprador da obra de Leonardo da Vinci é revelado

Segundo a Artnews, o comprador da pintura de Leonardo da Vinci, “Salvator Mundi” (aproximadamente de 1500), que no último mês tornou-se a …

Notícias - 15/03/2018

Revista Dasartes é indicada ao Prêmio ABCA

A Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) divulga os nomes indicados ao prêmio destinado aos artistas visuais, curadores, críticos, …

Notícias - 23/03/2017

Primeiras fotos da pintura de Guercino, recuperada de um roubo, revelam graves danos

As primeiras fotografias da pintura de Guercino roubada de uma igreja italiana em 2014, que foi recentemente recuperada em Casablanca, …

Notícias - 27/07/2017

26 anos depois, pintura de Paul Klee ganha litígio de milhões de dólares

Demorou 26 anos, mas a batalha legal sobre a propriedade de Paul Klee, “A Lenda do Pântano” (1919), apreendidos pelos nazistas como arte “degenerada” …

Notas - 07/01/2016

Espaço Arte M. Mizrahi capta obras para seu próximo leilão

O Espaço Arte M. Mizrahi está captando obras de artistas consagrados para seu próximo leilão.

Imagens e especificações devem ser enviadas …

Notícias - 31/03/2014

Letícia Ramos vence o prêmio BES PHOTO 2014

 
Letícia Ramos, fotógrafa de arte brasileira, foi anunciada como vencedora no inicio de julho pela assessoria do prêmio. BES Photo …

Notícias - 26/06/2018

O Museu Berkshire venderá mais nove obras de sua coleção

O Berkshire Museum of Pittsfield, em Massachusetts, anunciou que vai vender nove obras adicionais de sua coleção. No mês passado, …