Novas pistas sobre a tela de Caravaggio roubada ‘mais procurada do mundo’

Há novas esperanças de encontrar uma obra-prima perdida de Caravaggio quase 50 anos depois que ela desapareceu, com um recente desenrolar apontando para a obra de arte escondida em algum lugar da Europa Oriental.
O Vaticano convocou uma reunião de especialistas em Roma para discutir novos desenvolvimentos na busca por “Natividade” roubada com “San Lorenzo e San Francesco”, uma inestimável pintura de Caravaggio furtada de uma igreja de Palermo há 49 anos.

O roubo de “Natividade” ocupa o segundo lugar na lista do FBI dos dez principais crimes de arte não resolvidos e a pintura perdida é frequentemente descrita como a “mais procurada” do mundo.

A pintura que retrata Maria olhando para o bebê Jesus recém-nascido estava pendurada no Oratório de San Lorenzo, em Palermo, na Sicília, até ser cortada de sua moldura em uma noite de tempestade, em outubro de 1969, por ladrões usando lâminas de barbear ou cortadores de caixas.

O roubo aconteceu no dia seguinte ao fato da pintura ter sido mencionada em um programa de TV sobre tesouros artísticos esquecidos.

Desde seu desaparecimento em 1969, o destino da obra de arte continua sendo um mistério, a história da pesquisa ainda sem sucesso foi repleta de intrigas, espionagem e alegações de envolvimento da máfia.

Durante anos, pensou-se que a “Natividade” poderia ter sido danificada além do reparo depois de ser armazenada em um celeiro no interior da Sicília.

Apesar disso, os investigadores, tanto locais como internacionais, nunca desistiram de procurar a pintura perdida.

No início deste ano, o líder da máfia Gaetano Grado levou os investigadores a acreditar que a pintura poderia ter sido contrabandeada para a Suíça, onde alegou ter sido cortada em pedaços menores por um negociante de arte suíço para facilitar a venda em nome da máfia.

Mas os investigadores agora dizem acreditar que a tela ainda está intacta e sugeriram seu possível paradeiro.

Investigadores da polícia especializados em caçar arte roubada encontraram vestígios do trabalho e estão convencidos de que ainda estão inteiros, disse o coronel Fernando Musella, dos Carabinieri, em uma entrevista coletiva recentemente.

Investigadores visitaram recentemente uma cidade não especificada na Europa Oriental em conexão com suas investigações, acrescentou, insinuando que ainda pode haver um final feliz para a história.

Parece que as recentes investigações refutaram as alegações do mafioso arrependido, assim como de outros antes dele, ao descobrir que ele havia confundido com outra pintura roubada de uma igreja de Palermo um ano depois.

A pintura tornou-se “um símbolo da luta contra a máfia”, afirmou um porta-voz do Vaticano, acrescentando que o encontro teve como objetivo “reiterar a oposição à máfia da parte da Igreja” e fazer a busca pela pintura de volta ao país.

Acredita-se que Caravaggio tenha pintado a Natividade em 1609, apenas um ano antes de sua morte em Porto Ercole, na Toscana. O artista tinha apenas 38 anos quando morreu.

Ele fugiu de Roma depois de assassinar um homem em uma briga por dívidas de jogo, e passou o resto de seus dias em fuga, passando por Nápoles e Malta antes de chegar à Sicília.

Hoje, uma cópia de alta qualidade de “Natividade”, produzida por um laboratório de arte em 2015, está pendurada no lugar da obra de arte original acima do altar no Oratório de San Lorenzo.

Compartilhar:
Notícias - 02/03/2017

Leilão de arte figurativa do século 15 a 21

O leilão centra-se na arte figurativa e apresenta uma seleção de obras de arte icônicas de artistas famosos como Bert …

Notícias - 29/11/2018

Chuva ameaça esforços de recuperação no Museu Nacional

À medida que meses de chuva sazonal caem sobre o Rio de Janeiro, pesquisadores que trabalham nos escombros do Museu …

Notas - 23/07/2015

Instituto Rubens Gerchman comemora 40 anos da EAV Parque Lage divulgando conteúdo inédito

O Instituto Rubens Gerchman comemora os 40 anos da Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage compartilhando (ou publicando) …

Notas - 05/11/2015

Nina Pandolfo expõe em Nova Iorque

Nina Pandolfo apresenta a exposição ‘Little things for life’ na galeria Coburn Projects, em Nova Iorque, a partir de 6 …

Notícias - 17/02/2015

Luiz Zerbini apresenta "Natureza Espiritual da Realidade" no Gapão da Fortes Vilaça

Luiz Zerbini – Natureza Espiritual da Realidade 
Luiz Zerbini retorna a São Paulo para apresentar Natureza Espiritual da Realidade, sua nova exposição …

Notícias - 25/02/2016

A paixão segundo JL

O filme “A Paixão de JL” entra em cartaz nop dia 25 de fevereiro com estreia simultânea em São Paulo …

Notícias - 14/05/2015

ArtRio realiza evento integrando galerias

O Rio de Janeiro recebe em maio a segunda edição do CIGA – Circuito Integrado das Galerias de Arte. Entre …

Notícias - 08/04/2015

SP-Arte começa mais uma edição

Considerada a feira mais relevante de arte do hemisfério sul, a SP-Arte ocupa, de 9 a 12 de abril, o …

Notícias - 01/02/2018

Obras e exposições de Chuck Close são alteradas por alegações de má conduta sexual ao artista

Em frente às alegações de má conduta sexual do artista Chuck Close, alguns museus começaram a alterar exposições. A National …

Notícias - 27/07/2015

Conquistas recentes de Ai Weiwei

Quatro anos após ter seu passaporte confiscado, o artista e ativista Ai Weiwei o recebeu de volta das autoridades chinesas. …

Notícias - 18/01/2018

Famosa escultura é destruída na Coréia do Sul

Uma das últimas esculturas do artista norte-americano Dennis Oppenheim foi destruída pelas autoridades locais em uma cidade sul-coreana, alegando que …

Notícias - 21/01/2016

Museu Afro Brasil disponibiliza digitalmente importantes obras de arte de seu acervo

Mais de 100 obras da coleção do Museu Afro Brasil podem agora ser vistas por milhões de pessoas em todo …