Novas pistas sobre a tela de Caravaggio roubada ‘mais procurada do mundo’

Há novas esperanças de encontrar uma obra-prima perdida de Caravaggio quase 50 anos depois que ela desapareceu, com um recente desenrolar apontando para a obra de arte escondida em algum lugar da Europa Oriental.
O Vaticano convocou uma reunião de especialistas em Roma para discutir novos desenvolvimentos na busca por “Natividade” roubada com “San Lorenzo e San Francesco”, uma inestimável pintura de Caravaggio furtada de uma igreja de Palermo há 49 anos.

O roubo de “Natividade” ocupa o segundo lugar na lista do FBI dos dez principais crimes de arte não resolvidos e a pintura perdida é frequentemente descrita como a “mais procurada” do mundo.

A pintura que retrata Maria olhando para o bebê Jesus recém-nascido estava pendurada no Oratório de San Lorenzo, em Palermo, na Sicília, até ser cortada de sua moldura em uma noite de tempestade, em outubro de 1969, por ladrões usando lâminas de barbear ou cortadores de caixas.

O roubo aconteceu no dia seguinte ao fato da pintura ter sido mencionada em um programa de TV sobre tesouros artísticos esquecidos.

Desde seu desaparecimento em 1969, o destino da obra de arte continua sendo um mistério, a história da pesquisa ainda sem sucesso foi repleta de intrigas, espionagem e alegações de envolvimento da máfia.

Durante anos, pensou-se que a “Natividade” poderia ter sido danificada além do reparo depois de ser armazenada em um celeiro no interior da Sicília.

Apesar disso, os investigadores, tanto locais como internacionais, nunca desistiram de procurar a pintura perdida.

No início deste ano, o líder da máfia Gaetano Grado levou os investigadores a acreditar que a pintura poderia ter sido contrabandeada para a Suíça, onde alegou ter sido cortada em pedaços menores por um negociante de arte suíço para facilitar a venda em nome da máfia.

Mas os investigadores agora dizem acreditar que a tela ainda está intacta e sugeriram seu possível paradeiro.

Investigadores da polícia especializados em caçar arte roubada encontraram vestígios do trabalho e estão convencidos de que ainda estão inteiros, disse o coronel Fernando Musella, dos Carabinieri, em uma entrevista coletiva recentemente.

Investigadores visitaram recentemente uma cidade não especificada na Europa Oriental em conexão com suas investigações, acrescentou, insinuando que ainda pode haver um final feliz para a história.

Parece que as recentes investigações refutaram as alegações do mafioso arrependido, assim como de outros antes dele, ao descobrir que ele havia confundido com outra pintura roubada de uma igreja de Palermo um ano depois.

A pintura tornou-se “um símbolo da luta contra a máfia”, afirmou um porta-voz do Vaticano, acrescentando que o encontro teve como objetivo “reiterar a oposição à máfia da parte da Igreja” e fazer a busca pela pintura de volta ao país.

Acredita-se que Caravaggio tenha pintado a Natividade em 1609, apenas um ano antes de sua morte em Porto Ercole, na Toscana. O artista tinha apenas 38 anos quando morreu.

Ele fugiu de Roma depois de assassinar um homem em uma briga por dívidas de jogo, e passou o resto de seus dias em fuga, passando por Nápoles e Malta antes de chegar à Sicília.

Hoje, uma cópia de alta qualidade de “Natividade”, produzida por um laboratório de arte em 2015, está pendurada no lugar da obra de arte original acima do altar no Oratório de San Lorenzo.

Compartilhar:
Notícias - 28/04/2017

Museu Guggenheim de Nova York ganha exposição inusitada

Em Nova York o barulho é constante e a cidade é classificada entre as 10 mais barulhentas do mundo. O …

Notícias - 19/04/2016

Zanine ganha exposição em Nova Iorque

A galeria R & Company anuncia a sua primeira exposição de desenhos históricos de um ícone brasileiro do design, José …

Notícias - 16/10/2014

Luiz Camillo Osorio é nomeado curador da 56a. Bienal de Veneza

A Fundação da Bienal de São Paulo anunciou ontem que o crítico e curador carioca Luiz Camillo Osorio, 51, foi …

Notas - 01/07/2015

Eucalipto gigante é “replantado” por Eduardo Srur no Parque Ibirapuera

No dia 27 de junho, o artista Eduardo Srur, a Panamericana Escola de Arte e Design e o Parque Ibirapuera …

Notícias - 13/09/2018

Exclusivo! Via Drone, conheça o novo museu de design da Escócia

Com exclusividade, dê uma primeira olhada no V & A Dundee – via Drone .

Após três anos e meio, o …

Notícias - 08/12/2016

Artista cria escultura "caganer" de Maurizio Cattelan

O artista baseado em Nova York, Elliott Arkin acaba de cria uma linha de caganers de Maurizio Cattelan. Para aqueles que não …

Notícias - 30/11/2017

Art Basel encerra processo contra Adidas que usou a marca em seus tênis

A Art Basel e sua empresa sede suíça, o grupo MCH, resolveram seu processo legal contra a Adidas sobre a …

Notas - 20/08/2015

Visita guiada: aplicativo mobile oficial da ArtRio já está disponível

Já está disponível para download o aplicativo mobile oficial da ArtRio 2015 – nos sistemas IOS e Android. Dessa forma, …

Notícias - 26/01/2017

Previsões de próximo leilão da Christie's Londres

A Christie’s vai oferecer grandes obras de Mark Rothko e Robert Rauschenberg durante o seu leilão Post-War and Contemporary Art …

Notícias - 12/08/2015

Ana Ruas vence o PIPA Online

Com mais de 2000 votos na categoria PIPA Online Popular, Ana Ruas tornou-se a primeira artista do centro-oeste a conquistar …

Notícias - 11/02/2016

Blau Projects lança convocatória para jovens curadores da América Latina

Até dia 31 de março de 2016, jovens curadores de toda a América Latina podem se inscrever no #03 C.LAB …

Notícias - 15/09/2016

Netos de musa de Matisse processam National Gallery para recuperação de retrato "roubado"

National Gallery de Londres está sendo processado pelos netos de musa de Matisse sobre uma pintura em que eles afirmam …