Novas construções de Henrique Oliveira por Redação

A Galeria Millan em São Paulo, apresenta a partir do dia 31 de março em seu recém-inaugurado espaço Anexo Millan, novas obras do artista Henrique Oliveira, o artista que já foi matéria de Destaque na revista Dasartes também participou em de nossos primeiros Anuários Dasartes na sessão Artistas Destaque, ajudando a impulsionar sua brilhante carreira.

Na mostra o artista apresenta uma seleção de suas criações mais recentes, entre pinturas, esculturas e uma instalação, mostrando os novos desdobramentos de suas pesquisas. Dez anos depois de sua primeira exposição individual em galeria, Henrique continua demonstrando grande versatilidade, explorando simultaneamente diferentes técnicas e caminhos e dedicando-se simultaneamente à pintura, à escultura e à instalação, com grande repercussão nacional e internacional. Suas pinturas mais recentes, por exemplo, parecem aproximar-se dos tons de terra e rosa que dominam suas célebres instalações feitas de restos de tapumes usados na construção civil. Ou então conversam com seus “quadros-esculturas” feitos com madeira compensada, trazendo uma fatura espessa e cores que remetem às camadas de material de suas instalações mais famosas.
Também no mesmo dia, uma individual do artista Emmanuel Nassar abre na Galeria Millan.

Sobre o artista

(Ourinhos / SP, 1973) Pintor por formação, além de obras sobre tela explora construções tridimensionais na forma de instalações temporárias e esculturas. Foi vencedor da 3a edição do Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça, em 2009.

Em 2014, realizou instalações na Projective Eye Gallery – University of North Carolina (Charlotte, EUA), no Domaine de Chaumont-sur-Loire (França), e apresentou individual no Museu de Arte Contemporânea da USP (São Paulo, SP).

Em 2013 participou de residência artística em Paris (França), apresentou individual no Palais de Tokyo e participou de coletiva no Schirn Kunsthalle (Frankfurt, Alemanha).

Em 2012, realizou individuais na Galeria Millan (São Paulo), no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica (Rio de Janeiro, RJ) e na Offenes Kulturhaus (Linz, Áustria).

Em 2011, expôs no Smithsonian National Museum of African Art (Washington, EUA) e no Boulder Museum of Contemporary Art (Boulder, EUA), além de participar do Festival Europalia (Bruxelas, Bélgica).

Participou da 29ª Bienal de São Paulo, em 2010, com uma escultura de dimensões arquitetônicas em cujo interior o público podia caminhar.

Em 2009, construiu uma grande pintura tridimensional na Rice Gallery (Houston, EUA) e participou das Bienais de Monterrey (México) e do Mercosul (Porto Alegre, RS). Tem obras em coleções como a Pinacoteca Municipal de São Paulo, o Museu de Arte Contemporânea da USP e o Virginia Museum of Fine Arts (USA).

Compartilhar:
Notícias - 15/08/2014

Arthur Arnold traz ao público reflexão sobre sua mostra "Estado de Sítio"

E lá se vão um ano e dois meses desde que eclodiram as manifestações “de junho de 2013”, e hoje …

Notícias - 29/05/2018

Depois de toda polêmica, Jeff Koons não instalará mais suas tulipas no Palais de Tokyo

Protestos impedem a instalação de mega escultura de koons presenteada à cidade de Paris .

Após vários meses de controvérsia, a …

Notícias - 06/07/2017

Retábulo de Jacopo Tintoretto de David Bowie será exposto na Bienal de Veneza 2019

Por 30 anos, David Bowie apreciou seu retábulo de Jacopo Tintoretto, até mesmo nomeou sua gravadora com o nome do …

Notícias - 25/10/2018

Harold Gregor, pintor de paisagens do meio-oeste, morre aos 89 anos

Harold Gregor, que é mais conhecido por suas pinturas do meio-oeste americano, morreu aos 89 anos, segundo a Richard Gray …

Notícias - 06/01/2017

Fantastic Art Gallery apresenta obras de artista indonésio na Art Stage 2017 em Cingapura

Fantastic Art Gallery de Sarabaya apresentará as obras do artista Koeboe Sarawan na Art Stage Singapore de 12 de janeiro …

Notícias - 25/02/2016

Entrevista com o diretor da ARCOmadrid, Carlos Urroz

Em seu aniversário de 35 anos a ARCOmadrid traz grandes novidades, entre elas a primeira edição internacional da ARCO, em …

Notícias - 20/09/2018

Bilionário, comprador de pintura recordista de Basquiat, quer levar artistas à lua

Yusaku Maezawa , bilionário do e-commerce japonês que comprou a pintura recordista de Basquiat por US$ 110 milhões em 2017, …

Notícias - 24/01/2019

Obra triturada de Banksy junta-se a obras-primas do Museu de Stuttgart

A obra triturada de balão do artista de rua será emprestada permanentemente ao prestigiado Stuttgart Staatsgalerie, onde poderá ficar ao …

Notícias - 04/03/2016

Artista da Galeria Luciana Caravello ganha Prêmio Aquisição em Nova Iorque

Alexandre Mazza, artista representado pela galeria carioca Luciana Caravello, foi contemplado no último dia 3 de março na cidade de …

Notícias - 02/03/2016

Jac Leirner no jardim da White Cube

A exposição “Junkie” da artista brasileira Jac Leirner explora o tema da dependência pessoal. Leirner criou séries fotográficas e esculturais, …

Notas - 24/02/2016

Residência Artística do Red Bull Station abre edital para a 12ª turma

As inscrições para a 12ª turma do programa de Residência Artística do Red Bull Station começam no dia 22 de …

Notas - 10/08/2015

Schoeler Editions leva novidades à SP-Arte/Foto 2015

A Schoeler Editions participa da SP-Arte/Foto 2015, levando para seu stand portfólios e prints avulsos de consagrados fotógrafos brasileiros e …