Nelson Leirner no Octógono da Pinacoteca

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta a partir do dia 08 de outubro a obra ‘O anjo exterminador’, do artista paulistano Nelson Leirner. Ela será exposta no Octógono, que fica no primeiro andar do museu. Feita em 1984, a peça foi remontada em 2014 e reúne centenas de estatuetas e bibelôs alinhados em dois grupos posicionados frente a frente e separados por uma ponte. O título do trabalho faz referência ao filme homônimo do espanhol Luis Buñuel.

“A ideia de uma sociedade que não deixa romper os próprios limites ou que reproduz distinções entre grupos de indivíduos é comum ao filme de Buñuel e à obra do artista brasileiro. O trabalho de Leirner é também um de seus primeiros a lançar

mão desse procedimento de acúmulo e distribuição de pequenas esculturas em uma cena que lembra uma procissão”, explica o curador José Augusto Ribeiro.

Essa obra soma-se a outras 12 peças do artista que já pertencem ao acervo do museu, a maioria datada da década de 1960. Essa instalação permite à Pinacoteca ampliar a representação da obra de Leirner em sua coleção.

A mostra permanece em cartaz até 24 de outubro no 1º andar da Pinacoteca – Praça da Luz, 2. A visitação é aberta de quarta a segunda-feira, das 10 às 17h30 – com permanência até às 18h – e o ingresso custa R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Crianças com menos de 10 e adultos com mais de 60 anos não pagam. Aos sábados a entrada é gratuita para todos os visitantes.

Mais sobre Nelson Leirner – por José Augusto Ribeiro, curador da Pinacoteca
A produção de Nelson Leirner envolve a paródia do sistema de arte e a apropriação de imagens e objetos corriqueiros, desde meados da década de 1960. Materiais da cultura de massa e itens decorativos, como quadros, estatuetas e selos adesivos, aparecem na obra do artista para questionar e rir de hierarquizações de “bom” e “mau” gosto, de “alto” e “baixo” registro. Muitas vezes com alusões a obras, escolas e estilos canonizados pela História da Arte, de Michelangelo a Fontana, do barroco ao Young British Artists, de Duchamp e do neoplasticismo a Beuys e à arte conceitual. Tudo isso misturado a um repertório em que cabem ainda anúncios publicitários, a figura do Mickey Mouse, o distintivo do time do Corinthians, etc.

Compartilhar:
Notas - 13/10/2015

Fábio Carvalho retorna a Lisboa para a segunda fase da intervenção urbana APOSTO

Depois de passar 30 dias na Residência Artística HS13rc entre fevereiro e março deste ano, o artista retorna a Lisboa …

Notícias - 29/06/2017

Donald Judd x Kazimir Malevich: Uma conexão profunda

Quando Donald Judd começou a planejar uma exposição com a Galeria Gmurzynska de Colônia em 1992, teve como objetivo celebrar …

Notas - 03/07/2015

ArtRio apresenta as galerias selecionadas para a edição 2015 da feira

Foram selecionadas as galerias participantes da ArtRio 2015, que acontece entre os dias 09 e 13 de setembro, no Píer …

Notícias - 14/11/2017

Marina Abramovic: A artista está presente mas o dinheiro sumiu

Segundo o The New York Post, a artista internacionalmente conhecida, Marina Abramovic, cancelou seus planos grandiosos para um instituto de …

Notícias - 15/08/2017

Pantone anuncia cor púrpura oficial em homenagem ao Prince

O Pantone Color Institute anunciou que desenvolveu uma tonalidade oficial da cor púrpura em homenagem ao superstar Prince.

Colaborando com a …

Notícias - 19/10/2015

São Paulo recebe festival internacional de arte de rua entre 23 e 25 de outubro

Nos dias 23, 24 e 25 de outubro, São Paulo recebe a primeira edição do O.bra Festival, evento internacional de …

Notícias - 06/01/2017

TOP 25 dos leilões em 2016

A correção deste ano no mercado de arte era esperada, dado o clima superaquecido de 2015. A extremidade superior do …

Notícias - 18/03/2015

Itaú Cultural e MARCO recebem inscrições para oficina de site specific.

O Itaú Cultural e o Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul (MARCO) recebem inscrições entre 16/03/15 a …

Notícias - 06/01/2017

Fantastic Art Gallery apresenta obras de artista indonésio na Art Stage 2017 em Cingapura

Fantastic Art Gallery de Sarabaya apresentará as obras do artista Koeboe Sarawan na Art Stage Singapore de 12 de janeiro …

Notas - 10/06/2015

Lançamento do catálogo da exposição "Uma escultura na sala" de Eduardo Coimbra

O artista Eduardo Coimbra lança, quarta-feira, 17 de junho, às 19h, o catálogo de sua individual “Uma escultura na sala”, …

Notas - 04/12/2015

ArtShot inaugura sua primeira galeria em São Paulo

Inspirada em modelos europeus e com o intuito de democratizar a FotoArte no Brasil, a ArtShot inaugura sua primeira galeria …

Notícias - 20/11/2014

Curto Circuito: artistas curitibanos abrem suas portas

O espaço onde o artista desenvolve suas obras revela muito sobre seu trabalho e suas inspirações. Por isso, um grupo …