Nazareno lança livro "Somos iguais"

Conhecido por uma obra diversa, que trafega entre desenhos, esculturas, gravuras e miniaturas, o desenhista e artista multimídia Nazareno Rodrigues lança, no dia 1º de dezembro, na galeria Lume, o livro “Somos iguais”. A obra traz um panorama da produção recente do artista, acompanhado ainda textos, em português e inglês, que explicitam a beleza singela e particular de sua produção.
Entre os destaques do compilado está a documentação de uma exposição homônima realizada pelo artista em 2014, no Oi Futuro, no Rio de Janeiro. A mostra “Somos iguais”, que teve curadoria de Tainá Azeredo, trouxe uma série de brinquedos infantis, antigos instrumentos musicais, além de intervenções fotográficas, sonoras e visuais, que juntos propiciaram a seus visitantes uma experiência lúdica por meio de uma imersão num espaço que poderia ser uma casa ou um quarto de brincar.

No livro, Nazareno traz registros não apenas desses objetos tal como foram expostos, mas apresenta também fotografias que mostram o estado em que foram encontrados antes de serem restaurados pelo artista. “Tal como esses objetos que surgem com um potencial de uso quando criados, nós nascemos com um potencial de atuação. Ao longo da vida, coisas boas e ruins nos acontecem e nos transformam. Juntas, estas ocorrências explicam quem somos. São marcas que fazem parte da nossa história”, afirma.
O registro de mais de cem obras presentes neste trabalho que compõe um panorama da carreira artística de Nazareno, iniciada em 1997, são encadeadas por textos, de autoria de Tainá Azeredo, que expõem não só os momentos e contextos em que foram criadas, mas extrapolam o pragmatismo e agregam aos trabalhos uma abordagem que transborda poesia.

Compartilhar:
Notícias - 06/09/2017

Umas das primeiras pinturas de Rothko nunca exibida nos EUA estará em exposição em Boston

Uma exibição imersiva de 11 obras-primas de Mark Rothko (1903-70), emprestado pela National Gallery of Art em Washington, DC, convida …

Notícias - 13/04/2016

Bienal Internacional de Buenos Aires 2017

Nos dias 5 e 6 de abril, os artistas plásticos Anna Bella Geiger e Cildo Meirelles participaram do 4º Encontro …

Notícias - 13/03/2015

INSTITUTO TOMIE OHTAKE APRESENTA "IMAGINE BRAZIL".

O renomado crítico Hans Ulrich Obrist, curador da Serpentine Galleries, que já realizou projetos no País, como a exposição na …

Notícias - 17/11/2016

Brilhando com Megan Foster

O Espaço Black & White Gallery / Project apresenta “Illuminating”, a terceira exposição individual do artista, Megan Foster até 23 …

Notícias - 19/04/2016

As tatuagens de Carlos Vergara

“Os desenhos nos cadernos me interessavam, mas tinham um caráter de anotação. A proposta dessa exposição é dar a eles …

Notícias - 08/08/2017

Dasartes lança seu 1º Concurso para novos autores

Em sua missão de incentivo à critica e literatura em arte, a Dasartes lança seu primeiro concurso para autores. Estamos …

Notícias - 29/01/2015

Projeto Permanências e Destruições ocupa diferentes áreas da cidade do Rio de Janeiro.

A destruição como condição de reconfiguração espacial. Foi a partir dessa ideia que o curador João Paulo Quintella criou o …

Notícias - 25/06/2018

Fotógrafo anti-apartheid David Goldblatt morre aos 87 anos

Mais conhecido por seu trabalho na África do Sul na era do apartheid, a fotografia documental de David Goldblatt enfocou …

Notícias - 12/12/2018

Marcia Pastore e Nazareth Pacheco são os novos nomes da Emmathomas Galeria

Márcia Pastore e Nazareth Pacheco agora integram o corpo de artistas representados pela Emmathomas Galeria. A escolha por ambas vai …

Notas - 20/08/2015

Artistas paulistas e baianos debatem processos de criação em Cachoeira e Salvador

Quatro artistas (duas paulistas e dois baianos) vão sair de seus ateliês para conversar entre si, com o público e …

Notícias - 10/05/2018

Obra do período rosa de Picasso vendido por US$ 115 milhões

A venda expressiva de Fillette à la corbeille fleurie (1905), de Pablo Picasso, por US$ 115,1 milhões de dólares, aconteceu na última semana na …

Notícias - 24/08/2017

Banksy é intimado a grafitar Las Meninas de Velázquez, na Espanha

Canido é um distrito de Ferrol, na Espanha, e em 2008 lançou uma nova iniciativa para revitalizar a área. Para …