Museu Nacional, no Rio de Janeiro, é destruído em chamas

Segundo o portal G1, um incêndio de grandes proporções destrói o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio.

O fogo começou por volta das 19h30 deste domingo (2/9) e ainda segue destruindo as instalações da instituição que completou 200 anos em 2018.

Segundo a assessoria de imprensa do museu, não há feridos. Quatro vigilantes estavam no local, mas conseguiram sair a tempo. As causas do fogo, que começou após o fechamento para a visitantes, ainda serão investigadas.

Kátia Bogêa, Presidente do Instituto Histórico Artístico Nacional, disse ao Globo News que o museu já estava com contrato de patrocínio assinado desde junho deste ano junto  ao BNDES, verba de R$ 20 milhões para revitalização da manutenção do Museu, mas não houve tempo hábil para iniciar os projetos.

O prédio foi criado por D. João VI e completou 200 anos em 2018. O edifício, que é tombado pelo patrimônio histórico, foi residência da família Real e tem uma ampla estrutura feita de madeira, o que facilita com que as chamas se espalhem.

Calcula-se que o acervo tenha cerca de 20 milhões de itens. Entre os destaques estão a coleção egípcia, que começou a ser adquirida pelo imperador Dom Pedro I e o mais antigo fóssil humano já encontrado no país, batizado de “Luzia”, com cerca de 11.000 anos.

Até este momento não é possível saber qual o dano provocado pelas chamas, mas, segundo um funcionário da instituição, toda a área de exposição do museu foi atingida.

O temor agora é quanto a estrutura da edificação que corre sérios riscos de desabamento.

 

Compartilhar:
Notícias - 31/07/2015

10ª Bienal do Mercosul

A Fundação Bienal do Mercosul anunciou nesta quarta-feira, 29, a lista de participantes da 10ª Bienal do Mercosul, cujo título …

Notícias - 12/08/2015

Ana Ruas vence o PIPA Online

Com mais de 2000 votos na categoria PIPA Online Popular, Ana Ruas tornou-se a primeira artista do centro-oeste a conquistar …

Notícias - 08/06/2017

Entrevista com Ian Davenport

Como principal parceiro da 57ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza pela quarta vez consecutiva, o relojoeiro suíço …

Notícias - 07/12/2017

Artista protesta na abertura de mostra do fotógrafo Raghubir Singh em Nova York alegando assédio sexual

No último domingo, 3 de dezembro, cerca de 30 pessoas se juntaram a artista Jaishri Abichandani em frente ao edifício …

Notícias - 31/03/2014

Lançamento do livro O Rei do Mau Gosto

Lançamento do livro O Rei do Mau Gosto, de Rube…TOS Paulo Jabur

Notícias - 04/10/2018

Em imagens: Yayoi Kusama chega a Londres com seu novo quarto do infinito

A artista japonesa Yayoi Kusama revelou sua mais recente sala “Infinity Room”, imersiva e instigante para o Instagram, na galeria …

Notícias - 20/10/2016

MoMA surpreende com mostra sobre crise dos Refugiados

“Inseguranças: Traçando Deslocamento e abrigo”, é mais nova exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York, com tema que …

Notícias - 02/03/2017

Em Nova York, Armory Show retorna para 23ª edição

O Armory Show retorna aos Piers 92 e 94 de Nova York no coração de Midtown Manhattan para sua 23ª …

Notícias - 26/04/2018

Desenho esboço de Salvador Dalí para o filme O Cão Andaluz vai a leilão

Três obras previamente desconhecidas de Salvador Dali, duas delas, um possível retrato de Garcia Lorca 1926, bem como uma mão …

Notícias - 28/05/2015

CCBB promove encontro sobre atendimento a visitantes com deficiência

Debater e trocar experiências sobre atividades e práticas de acessibilidade nas grandes exposições, sobretudo no acolhimento de visitantes com deficiência. …

Notícias - 07/06/2018

Conheças as divertidas esculturas sátiras de ícones da arte de Elliott Arkin

Se você andar ao longo do Brooklyn Greenway este mês, você provavelmente verá algo muito inesperado: uma escultura de 3 …

Notícias - 07/08/2017

Conheça os vencedores do Prêmio PIPA Online 2017

Jorge Luiz Fonseca é o vencedor do “Prêmio PIPA Online 2017” pela escolha do público. O artista mineiro trabalhou como …