Museu da Casa Brasileira exibe mostra dedicada à Op-Art

O Museu da Casa Brasileira apresenta, entre 16 de abril e 1 de junho, a exposição Op-Art – Ilusões do Olhar, com um vasto panorama da optical art, ou arte ótica, e sua influência no design, arquitetura, mobiliário, moda e publicidade. Com curadoria de Denise Mattar, a mostra foi Idealizada pelos Drs. Marcelo e Rosana Cunha, para comemorar os 10 anos da Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha, que desenvolve um sólido trabalho filantrópico junto a crianças e idosos carentes com problemas de visão.

Op-Art – Ilusões do Olhar é a primeira mostra abrangente, realizada no Brasil, sobre esse movimento, surgido na década de 1960. A exposição conta com mais de 200 itens, que estarão divididos em três módulos temáticos: 1. Design Gráfico, Mobiliário e Objetos; 2. Obras de arte; 3. Moda e Publicidade. A lista de artistas participantes inclui alguns dos mais importantes e expressivos representantes do movimento no Brasil e no exterior, dos concretistas aos contemporâneos, mostrando como, na era digital, a Op-Art voltou a ser uma referência.

Estão em exposição, por exemplo, trabalhos dos designers Alexandre Wollner, Almir Mavignier e Antonio Maluf; dos estilistas: Alceu Penna, Versace, Gareth Pugh, Martha Medeiros e Sandro Barrros; além dos artistas plásticos Abraham Palatnik, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Hércules Barsotti, Hermelindo Fiaminghi, Luiz Sacillotto, Angelo Venosa, Hilal Sami Hilal, Julio Le Parc, Victor Vasarely e Carlos Cruz-Diez. Às obras soma-se o trabalho de Guilherme Isnard, cenógrafo da exposição, que utiliza efeitos de luz e profundidade para reproduzir as características da Op-Art no projeto expositivo. 

A mostra conta ainda com um espaço interno dedicado à Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha, que realiza, durante todo o período expositivo, a medição da acuidade visual de estudantes da rede pública, atendidos pelo serviço educativo do Museu da Casa Brasileira. “O desconhecimento de problemas visuais é um dos principais elementos responsáveis pela evasão escolar no Brasil”, afirma o Dr. Marcelo Cunha. “Dessa forma, a exposição Op-Art – Ilusões do Olhar cria um evento único, associando Arte, Moda e Design a uma causa social”, completa o médico.

Compartilhar:
Notícias - 01/06/2017

Saiba mais sobre o controverso novo Centro Cultural milionário de Nova York

Quando finalizado em 2019, o Shed servirá como um local de uso misto, trazendo arte visual, dança, performance e muito mais …

Notícias - 23/03/2016

Um novo Cais para Nino, na Casa Triângulo

A Casa Triângulo que recentemente reinaugurou em novo endereço na capital paulista em uma simpática e arborizada esquina dos Jardins, …

Notícias - 10/05/2018

Lindo e inquietante, mostra que mistura o sagrado e o profano no Metropolitan atrai olhares do mundo

Três dias antes da abertura de “Corpos Celestiais: moda e imaginação católica” do Met Costume Institute, o museu realizou sua …

Notícias - 06/08/2014

ZUM e IMS selecionam vencedores da Bolsa de Fotografia 2014

Após analisar 588 projetos de todo o país, o Instituto Moreira Salles (IMS) e a revista ZUM selecionaram os dois …

Notícias - 29/11/2018

Chuva ameaça esforços de recuperação no Museu Nacional

À medida que meses de chuva sazonal caem sobre o Rio de Janeiro, pesquisadores que trabalham nos escombros do Museu …

Notícias - 23/11/2017

Temporada de leilões de Nova York quebra recordes mundias

Com receitas acima de US$2,3 bilhões apenas nas três principais casas de leilão – Phillips, Christie’s e Sotheby’s – a …

Notícias - 07/02/2015

24º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP

A Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas vem a público divulgar as diretrizes de seu 24º Encontro Nacional da …

Notícias - 28/04/2017

Incrições abertas para 5ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS

O Instituto Moreira Salles anuncia a 5ª edição da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS, reforçando sua aproximação com a produção fotográfica …

Notícias - 24/10/2016

Héctor Zamora aterriza no CCBB São Paulo

De caráter original arquitetônico e geométrico, a obra do mexicano Héctor Zamora se constrói com frequência a partir de recursos …

Notícias - 01/07/2016

ArtRio vem aí

A ArtRio, chega a sua 6ª edição e faz este ano uma feira com foco nos colecionadores e curadores. A …

Notas - 13/04/2016

Centro Municipal Adamastor recebe exposição Manual da Sobrevivência

Manual da sobrevivência é a nova exposição de Sheila Ortega no Centro Municipal Adamastor. A mostra que abriu no último …

Notícias - 12/05/2015

Casa Daros deve fechar as portas no fim do ano

Em coletiva de imprensa no dia 13 de maio de 2015, os diretores da Casa Daros anunciam o fim das …