Metrô Rio exibe a instalação “Gigantograph – Cars Naval Superstickers”, de Alê Jordão

A convite da Spray Art com apoio do Metrô Rio, o artista paulistano Alê Jordão apresenta até dia 6 de novembro a instalação “Gigantograph – Cars Naval Superstickers”, que ocupa o corredor de embarque da Estação General Osório, em Ipanema.

“Gigantograph” tem curadoria de Baixo Ribeiro e é a continuação de uma pesquisa de Jordão sobre mobilidade urbana e a ocupação do carro na cidade. A instalação é produzida a partir da técnica de colagem em gigantografia – que é a uma mistura de fotografia impressa em grandes extensões e a linguagem dos stickers. Com essa mistura improvável, o artista busca transformar um espaço impessoal da área de embarque da Estação, num lugar de reflexão poética. O tema da mobilidade é tratado com humor e delicadeza, abrindo diálogos com vários públicos, especialmente com os jovens – que apreciam as linguagens da arte urbana.

O artista faz uso de uma linguagem semelhante à propaganda para chamar a atenção do público e, em um segundo momento, despertar reflexões críticas. “Carros que sobem pelas paredes, que se amontoam uns sobre os outros, uma chuva de marcas sobre a cabeça das pessoas”, fala Baixo Ribeiro. “Através da narrativa direta e figurativa, Alê Jordão ironiza a imagem da ‘cidade congestionada’ e expõe a fragilidade do corpo-pedestre em confronto permanente com a agressividade da ‘massa de lata’”, completa.

Com “Gigantograph – Cars Naval Superstickers”, Alê Jordão traz ao público a reflexão sobre o amanhã. “É um pensar sobre o momento em que o caos de hoje terá fim, e onde o transporte público e a cultura ajudarão a amenizar as horas perdidas no tráfego”, explica o artista. “Um futuro onde a força da cidadania aliada a projetos culturais, e à mobilidade do serviço público, pode fundir a ideia de um amanhã menos traumático”, ele diz.

O Urban Art Gallery é um projeto organizado pela Spray Art em parceria com o Metrô Rio, que envolverá grandes artistas brasileiros das mais diversas modalidades para criar uma galeria de arte urbana contemporânea dentro das dependências do metro seguindo a tendência do movimento artístico “Lowbrow”, que consiste em uma conexão direta entre artista e público, e isso fora de espaços convencionais, como os museus e as galerias, trazendo em evidência a discussão sobre mobilidade e sustentabilidade, onde a melhor solução é o transporte coletivo, mais conscientizado e menos poluído. O conceito do projeto é apresentar um panorama das artes contemporâneas em espaços variados.

Compartilhar:
Notícias - 25/01/2018

Mostras de Basquiat estreiam em São Paulo e Nova York

O colecionador japonês bilionário Yusaku Maezawa revelou que o Brooklyn Museum será a primeira parada em uma turnê mundial de …

Notícias - 15/12/2014

Com curadoria de Daniela Name, a galeria Mercedes Viegas inaugura a coletiva "20".

Com curadoria de Daniela Name, a mostra reúne artistas que fizeram parte da história da galeria e da marchand, que …

Notícias - 19/07/2018

Polêmica e protestos: Mostra em novo museu de Tel Aviv está mostrando obras de artistas árabes sem seu consentimento

As tensões entre Israel e o mundo árabe vieram à tona no Centro de Arte e Política 1: 1, em …

Notícias - 29/10/2014

Gagosian apresenta fotos de instagram

Selfies à parte, há quem diga que a prática de fotos no celular tem revelado olhares talentosos. Indo um pouco além, …

Notícias - 17/02/2016

Di Cavalcanti em livro e exposição

“Eu sou meu personagem”, dizia Di Cavalcanti sobre si mesmo. Nada poderia defini-lo melhor. Autodidata, ilustrador, desenhista, caricaturista e pintor, …

Notícias - 20/01/2015

Bolsa de Arte realiza captação de obras para leilão em março2

A Bolsa de Arte está realizando a captação de obras para o próximo leilão em março. Contato no Rio de Janeiro: …

Notícias - 19/01/2017

London Art Fair em imagens

A London Art Fair retorna para a sua 29 ª edição em 2017 e abriu ontem dia 18 para convidados …

Notícias - 15/09/2016

Preview ArtRio 2016

A ArtRio, chega a sua 6ª edição e faz este ano uma feira com foco nos colecionadores e curadores. A …

Notícias - 22/02/2016

Intervenções artísticas para inauguração de Galeria na Lapa - Rio de Janeiro

Para marcar a inauguração de sua galeria de arte o produtor cultural Paulo Branquinho promove evento na famosa rua Morais …

Notícias - 13/09/2015

Melhores momentos da ArtRio

No final do domingo, 13 de setembro, a ArtRio encerrou sua edição de 2015 com bons frutos. Apesar da chuva, …

Notícias - 12/06/2018

Residência Kaaysá pela artista Veridiana Leite

A convite da Galeria Rabieh e da Kaaysá Art Residency, a Dasartes esteve presente na residência Kaaysá Art, um espaço …

Notícias - 31/03/2016

Luciana Brito Galeria e sua nova Residência Moderna por Redação

A Luciana Brito Galeria abrirá no dia 3 de abril, domingo, às 11h, a exposição “Residência Moderna”, que também inaugura …