MASP terá ano dedicado às “Histórias das mulheres, histórias feministas”

O tema “Histórias das mulheres, histórias feministas” será pauta do programa de exposições do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand em 2019. Já estão confirmadas seis monográficas de artistas mulheres, além de uma grande mostra coletiva que levará o título do eixo temático. A exposição se integra à série de mostras e seminários elaborados, nos últimos anos, em torno da noção de histórias, que abarcam narrativas reais, fictícias, relatos pessoais e históricos, apresentadas de maneira mais aberta e plural. Nos três anos anteriores, o MASP apresentou exposições coletivas de destaque dentro de um eixo temático anual, Histórias da infância (2016), Histórias da sexualidade (2017) e Histórias afro-atlânticas (2018), recorde de visitação da atual gestão, com 180.000 visitantes.

As mulheres sempre experimentaram uma realidade distinta da vivida pelos homens no que tange a direitos civis e papéis sociais. Ao longo da história, a diferença de gênero teve momentos dramáticos, como no século 19, em que teorias de suposta base científica foram forjadas para explicar e justificar a dominação masculina. O sociólogo positivista francês Auguste Comte, por exemplo, procurou naturalizar a desigualdade em sua teoria da ordem espontânea da sociedade humana, de 1839. Já que as mulheres eram vistas como naturalmente incapazes de entender e raciocinar, não seriam, portanto, capazes de produzir algo tão complexo como a arte.

Muitos esforços têm sido empreendidos desde o final do século 19 para afirmar a importância das mulheres artistas e de suas obras, como a fundação, em Paris, da Union des femmes peintres et sculpteurs [União das mulheres pintoras e escultoras] em 1881 e, mais recentemente, o surgimento do movimento #MeToo, contra o assédio sexual, em Hollywood. A programação do MASP em 2019 se une a essa rede de esforços que questionam os valores de gênero dentro da história da arte e celebram as histórias e os trabalhos de mulheres que, de modo deliberado ou não, foram ignoradas ao longo dos séculos.

Para aprofundar as pesquisas que embasam o programa de 2019, o MASP organizou dois seminários neste ano: “Histórias das mulheres, histórias feministas”, em fevereiro, e “Histórias feministas, mulheres radicais”, em novembro, numa parceria com a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Dos seminários, sairá parte do conteúdo do catálogo e da antologia que serão lançados com a exposição coletiva.

As monográficas de Djanira da Motta e Silva, Tarsila do Amaral e Lina Bo Bardi estão previstas para o primeiro semestre, e a coletiva Histórias das mulheres, histórias feministas, e as mostras de Gego, Leonor Antunes e Anna Bella Geiger, para o segundo. O ciclo em torno das histórias das mulheres e histórias feministas terá, além das exposições, palestras, oficinas, filmes, seminários e outras atividades.

Compartilhar:
Notícias - 08/12/2017

Reviravolta: verdadeiro comprador de Salvator Mundi se apresenta em resposta aos boatos

Uma reviravolta sobre as noticias do compradora da obras mais comentada de todos os tempos.

Como a Dasartes anunciou ontem,  o comprador da …

Notícias - 27/07/2017

26 anos depois, pintura de Paul Klee ganha litígio de milhões de dólares

Demorou 26 anos, mas a batalha legal sobre a propriedade de Paul Klee, “A Lenda do Pântano” (1919), apreendidos pelos nazistas como arte “degenerada” …

Notícias - 15/04/2015

?Estúdio Madalena seleciona projetos de fotografia

Projeto que discute a fotografia seleciona até dia 30 de abril trabalhos teóricos, críticos e relatos de experiências sobre as …

Notícias - 01/07/2016

Arte1 estréia nova série com Bruno Vilela

Dia 01/07 às 19h estréia no canal Arte1 o primeiro episódio da série “Se Cria Assim”, projeto do diretor Claudio …

Notícias - 28/07/2016

Galeria Carbono abrirá nova mostra de Roberto Magalhães

Se em 1922 o Brasil rompia seus grilhões com a Europa – ou ensaiava isto com telas de Tarsila, florações …

Notícias - 29/09/2015

Acervo digital da Fundação Iberê Camargo é disponibilizado com mais de 4 mil obras

Explorar a intimidade e conhecer detalhes da vida e da criação de Iberê Camargo, um dos mais importantes artistas da …

Notícias - 08/04/2015

SP-Arte começa mais uma edição

Considerada a feira mais relevante de arte do hemisfério sul, a SP-Arte ocupa, de 9 a 12 de abril, o …

Notícias - 27/07/2015

Conquistas recentes de Ai Weiwei

Quatro anos após ter seu passaporte confiscado, o artista e ativista Ai Weiwei o recebeu de volta das autoridades chinesas. …

Notícias - 22/07/2014

Marcia Xavier respira Roma em sua exposição Querida

Bastou colocar os pés no solo de Roma que cada canto da cidade histórica trouxesse a paz e a resposta …

Notas - 13/10/2015

Fábio Carvalho retorna a Lisboa para a segunda fase da intervenção urbana APOSTO

Depois de passar 30 dias na Residência Artística HS13rc entre fevereiro e março deste ano, o artista retorna a Lisboa …

Notícias - 21/05/2014

Coleção inusitada de Sylvio Perlstein

O carioca de origem belga Sylvio Perlstein tem uma fração de suas aproximadamente 1 000 obras apresentadas ao público no MAM …

Notas - 16/11/2015

Instituto Tomie Ohtake traz novidades para a exposição Frida Kahlo

O Instituto Tomie Ohtake acrescenta atividades aos interessados em realizar uma imersão no universo de Frida e suas conexões poéticas …