Marta Mestre do Inhotim

Marta Mestre assume curadoria do Instituto Inhotim a partir de hoje. A crítica de arte e pesquisadora fará parte da equipe de curadores após saída do Diretor Artístico Rodrigo Moura que deixou o cargo em fevereiro deste ano.

Nascida em Portugal e radicada há seis anos no Brasil, Marta Mestre atuava há cinco anos como curadora-assistente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM). Ela é graduada pela Universidade Nova de Lisboa e possui mestrado em Cultura e Comunicação/Museologia pela Université d’Avignon, em Paris. Seu trabalho tem valorizado as relações entre artistas brasileiros e estrangeiros. Foi professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, e implementou projetos educativos em instituições portuguesas. Ela atua ainda como editora, faz crítica de arte e publicou em revistas como Arte y Parte, Dardo, Raw Art, Arte Capital, Concinittas e Kaleidoscope.

Em nota para imprensa Marta comenta “Para mim representa uma honra poder trabalhar com uma das mais singulares coleções de arte contemporânea do mundo, com tão importantes artistas brasileiros e estrangeiros, e só posso agradecer a confiança depositada em meu nome. Será uma grande realização pessoal e uma etapa de amadurecimento profissional.”

“É um momento delicado, mas poderemos enfrentar a crise com nossa equipe muito capacitada”;

Marta se refere a crise devido a queda de valores de minério de ferro e que atinge diretamente a Instituição que este ano deveria abrir novos pavilhões dedicados a artistas como Ernesto Neto, Nuno Ramos e nomes interncionais como Anish Kappor.

Compartilhar:
Notícias - 23/02/2017

Córeia do Sul inclui 9 mil artistas na lista negra

Um grupo de artistas está processando o governo sul-coreano por colocá-los em uma lista negra que os proibiu de receber …

Notícias - 14/08/2015

“Vaso de flores”, de Guignard, torna-se a obra mais cara de um brasileiro a ser leiloada

A tela Vaso de Flores, de 1930, do modernista Alberto da Veiga Guignard, foi arrematada na noite de 13 de …

Notícias - 27/07/2016

Premiação da Revista ZUM e IMS levanta polêmica

No último dia 25/7, o Instituto Moreira Salles e a revista ZUM anunciaram os dois projetos ganhadores da Bolsa de …

Notícias - 05/10/2017

Basquiat de Yoko Ono vai a leilão

Uma pintura de Jean-Michel Basquiat da coleção de Yoko Ono está indo para leilão.

O trabalho, intitulado “Cabra”, pode vender até …

Notícias - 07/08/2015

Osgemeos dominam a Times Square

A dupla de artistas brasileiros OSGEMEOS volta com seus icônicos personagens coloridos em um novo trabalho intitulado Conexão Paralela (Parallel …

Notícias - 15/12/2015

ArtRio abre inscrições para os programas Panorama e Vista da edição de 2016

Já estão abertas as inscrições para a sexta edição da ArtRio, que acontecerá de 28 setembro a 2 de outubro …

Notícias - 15/03/2018

Fotografia viral de Stephen Hawking na guerra do Vietnã é falsa

Você viu esta foto de Stephen Hawking protestando contra a Guerra do Vietnã em 1968? É uma imagem poderosa, mas na verdade não …

Notícias - 14/12/2018

Chamada aberta: Residência Rijksakademie 2020

O Rijksakademie van beeldende kunsten convida artistas a desenvolverem seu trabalho durante um ou dois anos em Amsterdam.

Os artistas são …

Notícias - 13/03/2015

INSTITUTO TOMIE OHTAKE APRESENTA "IMAGINE BRAZIL".

O renomado crítico Hans Ulrich Obrist, curador da Serpentine Galleries, que já realizou projetos no País, como a exposição na …

Notícias - 20/10/2016

MoMA surpreende com mostra sobre crise dos Refugiados

“Inseguranças: Traçando Deslocamento e abrigo”, é mais nova exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York, com tema que …

Notícias - 31/03/2014

Letícia Ramos vence o prêmio BES PHOTO 2014

 
Letícia Ramos, fotógrafa de arte brasileira, foi anunciada como vencedora no inicio de julho pela assessoria do prêmio. BES Photo …

Notas - 05/11/2015

Nina Pandolfo expõe em Nova Iorque

Nina Pandolfo apresenta a exposição ‘Little things for life’ na galeria Coburn Projects, em Nova Iorque, a partir de 6 …