Mário de Andrade modernista

Mário Raul de Moraes Andrade nasceu em São Paulo em 1893 e viveu até 1945, poeta, romancista, etnógrafo, fotógrafo, crítico de arte e musicólogo. Um dos intelectuais de maior envergadura, fundador do modernismo no Brasil e principal responsável pela realização da Semana de 22. Exerceu, por meio de seus escritos e pesquisas, grande influência nos estudos sobre a cultura popular e erudita brasileiras. Trabalhou como professor de música e colunista de jornais, sendo conhecido, sobretudo, como romancista e poeta, principalmente por sua obra Macunaíma. Foi diretor-fundador do Departamento de Cultura do Município de São Paulo, criador da Sociedade de Etnologia e Folclore de São Paulo e idealizador do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, SPHAN.

De 29 de junho a 25 de setembro, o Sesc Santo André realiza a exposição Mário de Andrade: Etnógrafo-Fotógrafo-Poeta, composta por uma série de fotografias que representam o homem, a paisagem, a arquitetura e cultura da região norte do País, capturadas por Mário de Andrade durante viagem realizada em 1927, além de três imagens do Nordeste, datadas de 1927 e 1929.

Com curadoria de Adrienne Firmo, a mostra revela um olhar estético apurado, reflexo da preocupação de Mário de Andrade com o registro e investigação sobre a cultura e identidade brasileiras. Autodenominando-se “Turista Aprendiz”, o intelectual paulistano conseguiu fornecer um retrato ao mesmo tempo poético e factual da vida distante dos grandes centros urbanos do período (São Paulo e Rio de Janeiro), servindo como instrumento de conhecimento dos interiores do País.

Suas fotografias demonstram o empenho em transmitir, por meio de elementos plásticos, aquilo que é retratado, fundindo a informação ao valor artístico. Além disso, ao identificar cada imagem com títulos e legendas que as expliquem ou esclareçam, Mário de Andrade alia a ação do turista-etnógrafo à do fotógrafo-poeta.

Na Galeria, esses títulos e legendas são apresentados em etiquetas identificatórias, conforme as inscrições do modernista no verso das ampliações originais, incluindo linhas poéticas e anotações sobre local, data e dados técnicos da captura da imagem. Resultado de uma nova tiragem realizada por meio da digitalização das originais, tratadas uniformemente em preto e branco, as ampliações serão expostas em tamanho 20 x 30 cm.

Compartilhar:
Notícias - 10/04/2015

Zupi Awards premia designers, fotógrafos e ilustradores

Desde 2002 a revista Zupi vem divulgando e incentivando a criatividade nas áreas de design, artes visuais e ilustração. Em 2015, …

Notícias - 08/01/2015

Art Dubai: Marker 2015 e o foco do programa curatorial na América Latina

Marker é o programa de curadoria da Art Dubai, localizado dentro da feira, o programa foca a cada ano em …

Notícias - 14/11/2017

Noite de Arte Moderna e Impressionista na Christie's Nova York tem melhor resultado desde 2007

A casa de leilões Christie’s fechou na noite passada em Nova York (13/11/17) seu segundo maior resultado da história para …

Notícias - 11/09/2015

Entrevista exclusiva com o casal Rubell

Em sua primeira visita ao Rio de Janeiro em 30 anos, o casal de colecionadores norte-americanos Don e Mera Rubell …

Notícias - 06/09/2017

Umas das primeiras pinturas de Rothko nunca exibida nos EUA estará em exposição em Boston

Uma exibição imersiva de 11 obras-primas de Mark Rothko (1903-70), emprestado pela National Gallery of Art em Washington, DC, convida …

Notícias - 05/05/2017

Divulgada a lista dos artistas selecionados para o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil

A Associação Cultural Videobrasil e o Sesc São Paulo anunciam a lista de artistas participantes do 20º Festival de Arte …

Notícias - 14/05/2015

Circuito de galerias agita o Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro recebe em maio a segunda edição do CIGA – Circuito Integrado das Galerias de Arte. Entre …

Notícias - 20/10/2016

Pop Society de Andy Warhol na Itália

Abre no Palazzo Ducale de Génova, a mais recente exposição de Andy Warhol, que acontece de 21 de outubro de …

Notícias - 07/06/2015

CCBB-RJ inaugura exposição de seu novo prêmio

Em 2014, pela primeira vez, o Banco do Brasil incluiu no edital anual do Centro Cultural Banco do Brasil um …

Notícias - 01/06/2017

Olafur Eliasson em imagens incríveis

Uma exposição de obras do aclamado artista Olafur Eliasson abrirá no Musée d’art contemporain de Montréal de 21 de junho a 9 de …

Notícias - 02/11/2015

Huang Yong Ping construirá um arquipélago em Paris para o Monumenta 2016

Artista chinês com base em Paris, Huang Yong Ping ocupará o Grand Palais entre maio e junho de 2016 durante …

Notícias - 08/06/2017

Entrevista com Ian Davenport

Como principal parceiro da 57ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza pela quarta vez consecutiva, o relojoeiro suíço …