Marc Quinn vai coletar duas toneladas de sangue de refugiados para nova obra de arte

O artista britânico Marc Quinn pretende extrair sangue de pelo menos 5 mil pessoas para sua nova instalação, a “Odyssey”, que será exibida em frente à Biblioteca Pública de Nova York no próximo outono americano. A peça, que visa aumentar a conscientização sobre a atual crise global de refugiados, contará com duas toneladas de sangue congelado dividido em um par de cubos. Uma tonelada será tirada dos refugiados e a outra de não-refugiados, incluindo celebridades como Kate Moss, Jude Law, Anna Wintour e Paul McCartney.

“A crise global de refugiados é uma das maiores tragédias humanitárias que temos visto”, disse Quinn, que concebeu o artigo há três anos, em um comunicado. “A ideia para Odyssey começou com a simples verdade de que meu sangue e seu sangue são os mesmos; sob a pele somos todos iguais. O objetivo final da “Odyssey” – através da exibição e compartilhamento de nossa humanidade comum – é criar uma obra de arte que seja social, tenha um impacto duradouro e aumente a conscientização e os recursos para os refugiados. Acredito fortemente não só que o mundo se lembre através da arte, mas também que a arte possa mudar o mundo”.

Uma renderização do Odyssey de Marc Quinn abrigado em seu pavilhão projetado por Norman Foster do lado de fora da Biblioteca Pública de Nova York. Imagem cortesia do estúdio Marc Quinn / Human Love Worldwide / Fundação Norman Foster.

Uma renderização do Odyssey de Marc Quinn abrigado em seu pavilhão projetado por Norman Foster do lado de fora da Biblioteca Pública de Nova York. Imagem cortesia do estúdio Marc Quinn / Human Love Worldwide / Fundação Norman Foster.

Quinn planeja arrecadar US$ 30 milhões para beneficiar organizações de apoio a refugiados com a arte pública sem fins lucrativos por meio de captação de recursos e vendas de arte. A propósito do seu nome, a “Odyssey” fará uma turnê internacional após sua estréia em Nova York – o artista considera a primeira escultura migratória do mundo. Antes do transporte, cada cubo será descongelado e recongelado em unidades menores, a fim de evitar danos e remontado após a sua chegada.

O projeto também incluirá um componente de vídeo, com voluntários que contribuem com seu sangue, tendo a oportunidade de contar suas próprias histórias pessoais ou razões para participar. Um filme com legendas retirado desta filmagem acompanhará a exibição das esculturas, mensagens edificantes de celebridades justapostas com histórias de pessoas forçadas a fugir de suas casas.

No total, o projeto colaborativo envolverá pelo menos 5.000 voluntários, metade dos quais serão refugiados reassentados de todo o mundo. As duas esculturas de cubo serão idênticas, sem indicação de qual é qual, ressaltando a maneira como estamos todos conectados. O sangue congelado será exibido em unidades de refrigeração sob medida em um pavilhão projetado pelo arquiteto britânico Norman Foster.

“Estamos no meio de uma crise global: mais de 65 milhões de pessoas deslocadas após terem sido negadas a oportunidade de criar vidas para si mesmas em seus países de origem”, disse o presidente da Biblioteca Pública de Nova York, Anthony W. Marx, em um comunicado. “É importante chamar a atenção para essa questão aqui em Nova York, uma cidade construída por ondas de imigrantes.”

Quinn começará a extrair sangue para o projeto em janeiro, instalando vários pequenos laboratórios ao redor do mundo. Conforme relatado pelo The Guardian, o artista trabalhou em estreita colaboração com os conselhos de ética médica e uma equipe jurídica para garantir que os laboratórios atendam aos padrões profissionais. Ele também espera obter permissão para realizar testes de DNA nas amostras de sangue, para criar mapas de migração rastreando as origens dos participantes do projeto.

Veja o vídeo do projeto:

Fonte: ArtNet

Compartilhar:
Notícias - 12/10/2015

Crise na Bienal do Mercosul: curadores renunciam e mostra se reduz

A 10ª Bienal do Mercosul está em crise profunda. A equipe curatorial, composta pelo historiador e crítico de arte Gaudêncio …

Notícias - 07/12/2017

Artista protesta na abertura de mostra do fotógrafo Raghubir Singh em Nova York alegando assédio sexual

No último domingo, 3 de dezembro, cerca de 30 pessoas se juntaram a artista Jaishri Abichandani em frente ao edifício …

Notícias - 01/06/2017

Ai Weiwei volta a protestar em Israel representando refugiado sírio afogado

O artista e ativista chinês Ai Weiwei voltou a representar Alan Kurdi, o refugiado sírio afogado, que foi fotografado na praia …

Notícias - 12/11/2018

Jeff Koons enfrenta processo por plágio

Um tribunal parisiense ordenou que Koons, juntamente ao Centro Pompidou, e uma editora de livros, pagassem em conjunto quase US …

Notícias - 26/01/2017

La Triennale di Milano em imagens

La Triennale di Milano, em Milão apresenta “Elegantia”, uma exposição de 28 de janeiro a 19 de março de 2017.

A …

Notícias - 26/10/2017

Família de Matisse vence batalha nos tribunais de US$ 4,5 milhões

A família de Pierre Matisse, filho mais novo de Henri Matisse, venceu sua batalha legal contra um negociante parisiense sobre …

Notícias - 24/08/2017

Banksy é intimado a grafitar Las Meninas de Velázquez, na Espanha

Canido é um distrito de Ferrol, na Espanha, e em 2008 lançou uma nova iniciativa para revitalizar a área. Para …

Notícias - 23/11/2017

Parte final de pintura de Magritte é descoberta depois de 85 anos

Oitenta e cinco anos depois de desaparecer, uma pintura perdida do artista surrealista René Magritte foi encontrada – em pedaços.

Na última semana, o Royal Museums …

Notícias - 21/07/2017

Artista cria, pela primeira vez na história da arte, um poema em território extraterrestre.

Eduardo Kac, que está atualmente em exposição na Luciana Caravello Arte Comtemporânea, é autor de “Telescópio Interior” a primeira obra …

Notícias - 07/12/2017

Comprador da obra de Leonardo da Vinci é revelado

Segundo a Artnews, o comprador da pintura de Leonardo da Vinci, “Salvator Mundi” (aproximadamente de 1500), que no último mês tornou-se a …

Notas - 29/10/2015

Sótão do antigo Cine Theatro Brasil é transformado em espaço expositivo

O escritório de arquitetura Vazio S/A apresentou um projeto de intervenção no antigo sótão do Cine Theatro Brasil Vallourec, transformando …

Notícias - 07/08/2015

Rio recebe TRIO Bienal

A cada dois anos, uma mudança de foco em setembro faz com que as atenções do circuito artístico saiam um …