MAM anuncia artistas selecionados para os Clubes de Colecionadores de 2016

Com o objetivo de incentivar o colecionismo da arte contemporânea brasileira, o Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta a lista de artistas selecionados para a edição 2016 dos Clubes de Colecionadores, iniciativa anual que atrai interessados em iniciar ou ampliar a coleção com a aquisição de obras que se valorizam ao longo do tempo. Nos Clubes de Colecionadores do MAM, os sócios recebem, a cada ano, cinco obras especialmente criadas por nomes prestigiados, selecionados pelos curadores responsáveis em conjunto com a curadoria do museu, o que confere credibilidade à aquisição.

Em 2016, as obras são selecionadas por curadores renomados nas áreas de Gravura e Fotografia. No ano em que o Clube de Colecionadores de Gravura completa 30 anos – e contará com uma mostra no segundo semestre em homenagem ao aniversário -, o curador Cauê Alves escolheu artistas de peso no cenário nacional como Lenora de Barros, Nelson Felix, Cristiano Lenhardt, Brígida Baltar, além do argentino Jorge Macchi.

Para o Clube de Colecionadores de Fotografia, o curador Eder Chiodetto apostou em nomes com sólido reconhecimento na área como o expoente Geraldo de Barros (já falecido) e em artistas em plena produção como Miguel Rio Branco, Yuri Firmeza, Luiza Baldan e Walda Marques. As obras são produzidas em tiragens de 100 exemplares, que são entregues aos sócios com certificado de autenticidade.

Para participar dos clubes, os interessados se associam anualmente a um deles e, no final do ano, recebem as cinco gravuras ou as cinco fotografias. A edição é de 117 obras numeradas, das quais cem são distribuídas aos associados, duas são doadas ao acervo do MAM, três são destinadas ao Clube de Colecionadores, além de dez entregues ao artista e duas aos curadores dos clubes.

Compartilhar:
Notícias - 05/05/2016

Prêmio ABCA divulga a lista dos vencedores da edição 2015

A Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA – anunciou os nomes dos artistas visuais, curadores, críticos, autores e …

Notícias - 06/09/2017

Morre o pintor alemão Arno Rink aos 76 anos

O artista de Leipzig, Alemannha, Arno Rink morreu nesta terça-feira, 5 de setembro, aos 76 anos em decorrência de câncer – três semanas …

Notas - 03/11/2015

Flesh-Mag lança 1º calendário de nu masculino

A Flesh-Mag vai lançar o primeiro CALENDÁRIO FLESH NUDES 2016 com objetivo de arrecadar verba para reformulação do site por …

Notícias - 24/01/2019

Paralisação nos EUA coloca grande exposição de Tintoretto na National Gallery of Art em risco

O desfile de primavera da National Gallery of Art pode se tornar a mais recente vítima da paralisação parcial do …

Notícias - 31/03/2014

Lançamento do livro O Rei do Mau Gosto

Lançamento do livro O Rei do Mau Gosto, de Rube…TOS Paulo Jabur

Notícias - 22/02/2018

Ernesto Neto vai transformar a estação de Zurique em uma floresta tropical

O artista brasileiro Ernesto Neto está criando uma instalação espetacular que levará o espírito da floresta amazônica – e possivelmente …

Notícias - 14/12/2018

José Olympio da Veiga Pereira é o novo presidente da Fundação Bienal de São Paulo

José Olympio da Veiga Pereira é o novo presidente da Fundação Bienal de São Paulo, eleito pelo Conselho de Administração …

Notícias - 11/11/2015

Quadro Modigliani é vendido por US$170,4 milhões em Nova York

Um novo recorde aconteceu na noite de segunda-feira quando “Nu reclinado” (1917-1918), obra de Amadeo Modigliani, foi vendida por 170,4 …

Notícias - 14/07/2016

Vídeo instalação inspirado em Bosch abre no Museo del Prado

Em Madrid, o Museo del Prado apresentou um novo vídeo instalação imersivo que tenta permitir que os visitantes entrem para …

Notícias - 26/05/2016

20ª Bienal de Sydney em imagens

A 20ª Bienal de Sydney “O futuro já está aqui – não está apenas distribuído uniformemente” apresenta mais de 200 …

Notícias - 12/05/2015

O limite da vida

Chris Burden nasceu em Boston, no dia 11 de abril de 1946. Sua fama chegou 25 anos depois, quando realizou …

Notícias - 04/03/2016

Artista da Galeria Luciana Caravello ganha Prêmio Aquisição em Nova Iorque

Alexandre Mazza, artista representado pela galeria carioca Luciana Caravello, foi contemplado no último dia 3 de março na cidade de …