Mais Performance por favor. Oi Futuro é ocupado com performances e exposições

O Oi Futuro Ipanema no Rio de Janeiro abre o Festival Mais Performance que apresenta trabalhos de 10 artistas nacionais e internacionais, que realizarão performances ao vivo para o público, além de duas exposições fixas que permanecerão abertas durante todo o mês de outubro, incluindo uma mostra individual do artista austríaco Peter Weibel, um dos pioneiros na experimentação da arte e tecnologia, considerado um dos principais artistas mundiais na arte da performance (veja abaixo, logo após o serviço do festival, a programação completa de performances).

Com curadoria de Caroline Menezes e direção de produção de Tathiana Lopes, a proposta do festival Mais Performance é apresentar diferentes facetas do que já é historicamente conhecido na arte da performance e novas tendências no campo desta manifestação artística. Por isso, o projeto tem como objetivo mostrar criações performáticas que transbordam o escopo das artes visuais e do corpo e abarcam a interdisciplinaridade como tendência e influência. O festival também pretende justapor passado e presente, trazendo a exposição de um artista que já tem mais de 50 anos de trajetória no campo da performance, como Peter Weibel, ao lado de nomes estabelecidos e novos da arte contemporânea que experimentam com essa linguagem.

Para Caroline Menezes, curadora do Mais Performance, “artistas e curadoria estarão juntos para delinear um festival em que o diálogo entre diferentes criações artísticas será apresentado ao público com uma linguagem acessível e de comunicação imediata”. Já para Tathiana Lopes, organizadora do festival “o público será convidado a viver novas experiências através de diversas linguagens da arte da performance, que exploram o uso da tecnologia, do corpo, da fotografia e da interatividade. É um projeto que oferece uma programação variada e desloca artistas e público para diferentes espaços durante as performances, exposições e debates, tornando a experiência para todos ainda mais rica, afirma a organizadora do evento.

Performances
Marcadas para os dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro, uma seleção de artistas performáticos vão se apresentar ao público. Participam da programação, além de Peter Weibel, a inglesa Flora Parrott e a francesa Anne Rocquigny, os artistas brasileiros Túlio Pinto, Arthur Scovino, Wellington de Oliveira Júnior (Tutunho), Gabriela Noujaim, Marcella França, Debora Santiago, e o artista sergipano radicado em Berlim, Leandro Goddinho.

Exposição do artista Peter Weibel
Intitulada “Peter Weibel: The Messenger”, a mostra traz pela primeira vez ao Brasil vídeos e fotos de performances do artista realizadas nas décadas de 1960 e 1970, além de trabalhos de poesia visual. Todos os trabalhos são da coleção do ZKM ­– Centro de Arte e Mídia, em Karlsruhe, um dos mais importantes museus dedicados a arte e tecnologia do mundo. Esta exposição poderá ser visitada até dia 30 de outubro.

Videoarte
Na galeria do primeiro andar, uma mostra coletiva que recebe o nome do festival “Mais Performance”, levará os trabalhos de seus artistas em uma exposição de vídeos especialmente produzida para o projeto que também ficará aberta à visitação até o dia 30 de outubro. Esta exposição poderá ser visitada até dia 30 de outubro.

O Festival Mais Performance é realizado pela Cardápio de Ideias Comunicação e Eventos e Oi Futuro, e conta com o patrocínio da Oi, do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Compartilhar:
Notícias - 15/12/2016

Novo Recorde de Le Corbusier

A casa de leilões dinamarquesa Bruun Rasmussen estabeleceu um novo recorde mundial de um esmalte em metal do arquiteto franco-suíço …

Notícias - 08/09/2015

10ª Bienal do Mercosul altera data de abertura

A 10ª Bienal do Mercosul Mensagens de Uma Nova América alterou a data de abertura da mostra e redefiniu seu …

Notícias - 19/04/2016

As tatuagens de Carlos Vergara

“Os desenhos nos cadernos me interessavam, mas tinham um caráter de anotação. A proposta dessa exposição é dar a eles …

Notícias - 22/03/2018

MAM vai leiloar quadro de Pollock e tem apoio do Minc e recusa do Ibram

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro está vendendo uma de suas obras mais valiosas, uma pintura de …

Notícias - 03/08/2017

Museu de Boston terá que vender US$ 50 milhões em obras do acervo para pagar contas

A venda planejada do Museu Berkshire, em Boston, EUA, de 40 obras de arte de valor estimado em US$ 50 …

Notícias - 22/03/2018

Bienal de Sydney: Além do mero espetáculo

Há um trabalho simples e tranquilo do artista belga Michaël Borremans chamado “O Pão” (2012) este ano na Bienal de …

Notícias - 15/02/2018

A enteada de Picasso abrirá museu com maior coleção de obras do artista

Catherine Hutin-Blay, a única filha da segunda esposa de Pablo Picasso Jacqueline Roque, esta abrindo um museu no sul da …

Notícias - 17/08/2017

Yayoi Kusama abrirá seu próprio museu em Tóquio

Yayoi Kusama anunciou através de seu site que abrirá um museu dedicado a seu trabalho em Tóquio no dia 1 de …

Notícias - 05/05/2016

Prêmio ABCA divulga a lista dos vencedores da edição 2015

A Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA – anunciou os nomes dos artistas visuais, curadores, críticos, autores e …

Notícias - 09/10/2014

Damasceno revela mundo escondido dentro de uma velha biblioteca

No biblioteca Holborn, em Londres, a algumas quadras do British Museum, o mundo abriu uma janela no tempo. O prédio, …

Notícias - 29/11/2016

Série de Maritza Caneca chega a Miami

Maritza Caneca leva parte da badalada série Piscinas, apresentada no Paço Imperial durante as Olimpíadas, para sua primeira individual em …

Notícias - 23/06/2016

Mário de Andrade modernista

Mário Raul de Moraes Andrade nasceu em São Paulo em 1893 e viveu até 1945, poeta, romancista, etnógrafo, fotógrafo, crítico …