Luciana Brito Galeria e sua nova Residência Moderna por Redação

A Luciana Brito Galeria abrirá no dia 3 de abril, domingo, às 11h, a exposição “Residência Moderna”, que também inaugura seu novo espaço expositivo: uma casa projetada por Rino Levi com paisagismo de Burle Marx, construída nos anos 50 na Avenida Nove de Julho e nunca aberta a visitação pública até aqui. A casa conhecida como Residência Castor Delgado Perez foi revitalizada com projeto do estúdio Piratininga Arquitetos Associados.

A Luciana Brito Galeria convidou seus artistas residentes no Brasil para acompanharem a revitalização da Residência Castor Delgado Perez e, a partir desta vivência, conceber obras e intervenções especialmente destinadas a ela. Esta experiência deu origem à exposição “Residência Moderna”, que conta com obras de Caio Reisewitz, Héctor Zamora, Pablo Lobato, Rafael Carneiro, Regina Silveira, Rochelle Costi e Tiago Tebet, além de trabalhos selecionados dos espólios de Gaspar Gasparian, Geraldo de Barros, Thomaz Farkas e Waldemar Cordeiro.

O espaço expositivo
Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria se transfere para a Residência Castor Delgado Perez, no Jardim Europa, projeto do arquiteto Rino Levi (São Paulo, SP, 1901 – Lençóis, BA, 1965) com paisagismo de Burle Marx (São Paulo, SP, 1909 – Rio de Janeiro, RJ, 1994). Com a troca de endereço, o modelo expositivo do cubo branco é deixado para trás, dando início a um projeto em que a herança arquitetônica modernista e questões urbanísticas integram-se à produção visual contemporânea, em busca de novas formas de perceber e mostrar arte, retomando os preceitos modernistas de integração entre arte e vida.

rinoleviII

Tombada como patrimônio cultural, a Residência não pôde sofrer alterações estruturais, mas foi completamente revitalizada para receber a galeria. O projeto foi realizado pelo estúdio Piratininga Arquitetos Associados, sob direção de José Armênio de Brito Cruz e com coordenação de equipe de Bruno Rossi. A recuperação do projeto paisagístico original e sua complementação, em espaços não tombados, foram realizadas por Klara Kaiser, Koiti Mori e André Paollielo.

Rino Levi buscou desenvolver propostas que alinhassem o caráter universalista do projeto modernista com as especificidades brasileiras. Ele criou, ao longo de sua trajetória, uma arquitetura que visava ao conforto (visual, térmico, sonoro) e era decorrente da interpretação do clima, natureza e costumes brasileiros – preocupação ausente em muitos de seus contemporâneos. A Residência Castor Delgado Perez é um projeto de 1958/59 que integra uma série de casas introspectivas concebidas pelo arquiteto, com paisagismo assinado por Burle Marx, com quem manteve uma parceria profissional de vida toda.

Compartilhar:
Notícias - 20/05/2014

Exposição Casa da Vez: Pinacoteca

A exposição apresentou a recente produção dos artistas visuais Carlos Ribeiro, Cristina Suzuki, Guilherme Augusto e Gustavo Jeronimo, que há …

Notícias - 09/06/2016

Volpi em Londres

A exposição

Volpi: nos cruzamentos da arte moderna brasileira

Com curadoria do historiador de arte e crítico anglo-brasileiro Michael Asbury, a galeria …

Notícias - 11/05/2016

François Morellet morre aos 90 anos

Atualmente com a mostra “A Regra do jogo” em cartaz na Dan Galeria em São Paulo até 31 de maio, …

Notas - 10/08/2015

Schoeler Editions leva novidades à SP-Arte/Foto 2015

A Schoeler Editions participa da SP-Arte/Foto 2015, levando para seu stand portfólios e prints avulsos de consagrados fotógrafos brasileiros e …

Notícias - 23/06/2016

Outra natureza de Krajcberg

O escultor-fotógrafo Frans Krajcberg se notabilizou por seus retratos da natureza (que, muitas vezes, são utilizados como matéria-prima para seus …

Notícias - 15/03/2018

Giro Dasartes

Veja aqui algumas das principais noticias das artes esta semana em um pequeno giro pelo mundo.

– Um museu dedicado à …

Notícias - 14/01/2015

Entrevista com Marcio Doctors, Curador do Projeto Respiração na Fundação Eva Klabin

Criado em 2004, o Projeto Respiração tem por objetivo criar intervenções de arte contemporânea no acervo de arte clássica da Fundação …

Notas - 23/07/2015

Sarah Meister é convidada especial da SP-Arte/Foto

Há 18 anos no MoMA – um dos primeiros museus do mundo a criar um acervo fotográfico –, Sarah Meister …

Notícias - 08/09/2015

Guerra e Paz, de Candido Portinari, de volta a Nova York

Doados pelo Brasil à ONU em 1956 e inaugurados em setembro do ano seguinte, os painéis Guerra e Paz, de …

Notícias - 29/11/2018

Madonna compra obra de artista "vândala" feminista de Montreal

A artista de rua de Montreal, MissMe, vendeu uma de suas obras, um autorretrato de sua série “Portrait of a …

Notícias - 30/03/2015

A Cama de Tracey Emin volta ao Tate

A artista inglesa Tracey Emin está “fazendo a cama” em preparação à homenagem que receberá do Tate, que voltará a …

Notícias - 16/02/2017

Conheça todos os artistas e pavilhões da Bienal da Veneza

A 57ª edição da Bienal de Veneza, intitulado “Viva Arte Viva” pelo curador Christine Macel, lançou a lista dos 120 …