Louvre veta escultura por achar sexualmente explícita

O Museu do Louvre retirou uma grande instalação de um coletivo de arte e design holandês por ser sexualmente explícito – logo após a decisão do Guggenheim de retirar três obras de arte controversas de sua próxima mostra sobre a China, após manifestações dos direitos dos animais.

A peça – “Domestikator” do coletivo Atelier Van Lieshout, cujo plano representa a copulação – seria exibida a partir de 19 de outubro nos Jardins das Tulheiras do Louvre como parte de “Hors les Murs”, um programa de arte pública organizado pela Feira de Arte Contemporânea Fiac .

“Isso é algo que não deveria acontecer”, disse Joep van Lieshout, fundador do coletivo, em uma entrevista por telefone ao The New York Times. “Um museu deve ser um lugar aberto para a comunicação. A tarefa do museu e da imprensa é explicar o trabalho “.

“A peça em si, não é realmente muito explícita”, acrescentou o Sr. van Lieshout. “É uma forma muito abstraída. Não há genitais; é bastante inocente”.

A galeria londinense Carpenters Workshop, que representa o Atelier Van Lieshout, disse em uma declaração que a decisão do Louvre era “muito prejudicial para os artistas e o programa Fiac”, acrescentando: “O trabalho simboliza o poder da humanidade em todo o mundo e sua abordagem hipócrita da natureza”.

Uma porta-voz do Louvre disse que a escolha dos trabalhos exibidos nos Jardins das Tulherias no âmbito do Fiac é feita por três comitês. “A obra “Domestikator” foi apresentada após essas comissões”, disse a porta-voz, o que não permitiu uma discussão da apresentação no jardim colegialmente.

O número de obras contemporâneas apresentadas durante a Fiac deste ano é particularmente importante, continuou a porta-voz. São cerca de 30, enquanto cerca de 20 peças costumavam ser oferecidas para uma visão pública dos muitos visitantes do jardim.

A publicação francesa Le Monde informou que o diretor do Louvre, Jean-Luc Martinez, enviou uma carta à Fiac levantando preocupações sobre a peça.

“Os comentários on-line apontam que este trabalho tem um aspecto brutal”, disse Martinez na carta. “Arrisca ser mal interpretado pelos visitantes dos jardins”.

O museu também levantou preocupações sobre a escultura, que tem 40 pés de altura, sendo situada perto de um parque infantil.

Nos últimos três últimos anos, o “Domestikator” foi exibido na Ruhrtriennale em Bochum, na Alemanha, onde permanece em exibição até quarta-feira.

Compartilhar:
Notícias - 14/04/2016

Confirmado, tela encontrada na França é de Caravaggio ou Caravagismo

A obra avaliada em 120 milhões de euros já foi declarada autêntica por diversos especialistas.

Foi um vazamento de água em …

Notícias - 30/05/2018

Pesquisa diz que artistas mulheres ainda estão atrasadas em Leilões

Apenas 13 dos 100 artistas com melhor desempenho em leilão em 2017 eram mulheres, de acordo com um novo relatório …

Notícias - 25/02/2015

Frestas abre Poipoidrome no Sesc Sorocaba

Frestas – Trienal de Artes, no Sesc Sorocaba, a 90 km da capital paulista, literalmente derruba suas paredes para iniciar …

Notícias - 07/05/2015

Belo Horizonte recebe feira de arte

De 23 a 26 de maio, cerca de 30 das melhores galerias de arte do país movimentam o Minascentro, em …

Notícias - 14/02/2019

Conheça o primeiro robô artista do mundo: AI-DA

Uma empresa britânica de engenharia de arte diz que criou o primeiro robô AI do mundo que pode desenhar pessoas …

Notícias - 23/11/2018

Mostra sobre Rock n' roll no Metropolitan Museum of Art já é alvo de polêmica antes de abertura

A primeira grande exposição de museu de arte dedicada aos instrumentos de rock & roll estará estreando no Metropolitan Museum …

Notícias - 05/04/2018

Quarta edição da OUTRA - feira de arte contemporânea divulga lista de artistas

A OUTRA – feira de arte contemporânea, é um evento itinerante em espaços culturais que incentivam artistas independentes. A feira …

Notícias - 13/03/2015

INSTITUTO TOMIE OHTAKE APRESENTA "IMAGINE BRAZIL".

O renomado crítico Hans Ulrich Obrist, curador da Serpentine Galleries, que já realizou projetos no País, como a exposição na …

Notícias - 29/03/2018

Indústria da arte adiciona US$ 764 bilhões por ano à economia dos EUA, diz um novo estudo Landmark

As artes contribuem mais do que você poderia esperar para a economia dos EUA, diz um novo relatório conjunto do …

Notícias - 07/06/2018

Fundação Lichtenstein fecha as portas e doa acervo de 400 obras

Nesta semana, a Fundação Roy Lichtenstein anunciou que fecharia as portas e daria o restante de sua propriedade para os museus. Em sua primeira …

Notas - 07/01/2016

Espaço Arte M. Mizrahi capta obras para seu próximo leilão

O Espaço Arte M. Mizrahi está captando obras de artistas consagrados para seu próximo leilão.

Imagens e especificações devem ser enviadas …

Notícias - 03/06/2015

Morre o colecionador Jean Boghici

Quando o MAR – Museu de Arte do Rio foi aberto, em 2013, uma das primeiras exposições foi “O Colecionador …