Livro reúne 30 anos de trajetória de Lia do Rio

Lia do Rio, conceituada artista contemporânea brasileira, em atividade desde a década de 80, terá, pela primeira vez, sua obra publicada em livro. “Sobre a Natureza do Tempo” faz um resgate da trajetória da artista paulista, cuja produção faz uso de linguagens diversas, inclusive vídeos e fotografias, e acontece, em sua maioria, na natureza. Se destaca pelo uso de materiais não convencionais (como folhas secas, janelas, tijolos, troncos), numa linguagem limite entre a instalação, a apropriação e a intervenção. Em obras tridimensionais e perecíveis, a artista questiona nossa relação com o tempo.

O registro das obras de Lia do Rio em livro permite que seu trabalho permaneça visualmente, já que a artista trabalha com elementos efêmeros e em constante mutação. Suas obras questionam a maneira pela qual construímos, no presente, as memórias de passado e de futuro. “Não uso as folhas para representar a natureza, trabalho com as questões que ela contém. Lidando com folhas passei a sentir o tempo como um aqui-agora atemporal, que engloba todo o universo: a cada novo aqui-agora o anterior se apaga”, explica a artista.

Fotos e croquis ao lado de textos informativos permitem ao leitor a apreensão do conteúdo de cada obra, com a visualização do seu desdobramento. Por terem essa característica mutante, alguns trabalhos são apresentados ao longo de várias páginas, de forma que possam ser gradativamente percebidos. A apresentação é assinada por Sônia Salcedo e os textos são, em sua maioria, reflexões espontâneas sobre a obra de Lia, aliadas a seu próprio pensamento sobre a arte e o artista. O livro tem o selo da F10, editora carioca especializada em livros de arte, comandada por Nelson Martins.

O lançamento será na Livraria da Vila – Jardim Paulista, no dia 19 de maio. Impresso com capa dura e 216 páginas, o livro tem o selo da editora F10.

Compartilhar:
Notícias - 24/10/2016

Héctor Zamora aterriza no CCBB São Paulo

De caráter original arquitetônico e geométrico, a obra do mexicano Héctor Zamora se constrói com frequência a partir de recursos …

Notas - 13/02/2016

Fundação Cultural Badesc está com edital aberto até final de fevereiro

Está aberto até o dia 29 de fevereiro de 2016, o Edital 2016 da Fundação Cultural Badesc. Ao todo, serão …

Notícias - 16/11/2018

Carmen Herrera bate recorde de vendas pela Phillips

Na noite de vendas de Arte Contemporânea e Século 20 da Phillips, ontem, em Nova York, apenas dez lotes não …

Notícias - 13/12/2018

Walmart é agora o proprietário do maior varejista de arte do mundo

Na constante busca do mega-revendedor por dominação do atacado, o Walmart anunciou na semana passada que vai adquirir a Art.com …

Notícias - 13/04/2016

Bienal Internacional de Buenos Aires 2017

Nos dias 5 e 6 de abril, os artistas plásticos Anna Bella Geiger e Cildo Meirelles participaram do 4º Encontro …

Notícias - 30/05/2018

Projeto artístico movido a energia solar de Haroon Mirza traz luz e música ao Texas

O projeto movido a energia solar pelo artista britânico traz luz e música para a pequena cidade de Marfa, um …

Notícias - 11/11/2015

Quadro Modigliani é vendido por US$170,4 milhões em Nova York

Um novo recorde aconteceu na noite de segunda-feira quando “Nu reclinado” (1917-1918), obra de Amadeo Modigliani, foi vendida por 170,4 …

Notícias - 30/11/2017

Rara pintura de Hitler é doada ao Instituto Holandês de Guerra

O Instituto Nacional Holandês que abriga documentação de guerra disse esta semana que receberam uma doação de uma pintura aquarela …

Notícias - 14/02/2019

Uma chamada global aberta para novas formas de arquitetura em colaboração com o Google

Serpentine Galleries em colaboração com o Google Arts & Culture, juntamente com o internacionalmente aclamado arquiteto Sir David Adjaye, lançaram …

Notícias - 18/05/2016

Anna Bella Geiger engavetando memórias

Anna Bella Geiger é uma das artistas brasileiras mais relevantes, tanto pela inquietação que a levou a experimentar diversos meios, …

Notícias - 26/06/2018

O Museu Berkshire venderá mais nove obras de sua coleção

O Berkshire Museum of Pittsfield, em Massachusetts, anunciou que vai vender nove obras adicionais de sua coleção. No mês passado, …

Notas - 19/02/2016

Morre em São Paulo o colecionador Marco Antônio Mastrobuono

Morreu em São Paulo no último dia 16 de fevereiro o colecionador Marco Antonio Mastrobuono, um dos maiores colecionadores das …