Letícia Ramos vence o prêmio BES PHOTO 2014

 

Letícia Ramos, fotógrafa de arte brasileira, foi anunciada como vencedora no inicio de julho pela assessoria do prêmio. BES Photo é hoje um dos principais prêmios para fotografia de arte do mundo, com valor em dinheiro de 40 mil euros, e foca em artistas de países de língua portuguesa. Esta é a 10a edição do prêmio.

Em 2014, os finalistas foram Délio Jasse (Angola), José Pedro Cortes (Portugal) e Letícia Ramos (Brasil). Todos receberam uma bolsa para desenvolverem trabalhos, que ficam expostos até setembro de 2014 no Museu Berardo, em Portugal. Esta reunião de exposições individuais dos três finalistas serviu de base para a eleiçãoda vencedora por um juri, formado por Jacopo Crivelli Visconti (Brasil), crítico e curador independente; João Fernandes (Portugal), diretor do Museu Reina Sofia, em Madrid; e Bisi Silva (Nigéria), fundadora e diretora do Centre for Contemporary Art, em Lagos. 

Depois de expostos em Portugal, os trabalhos seguem para o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, para exposição a partir de outubro. 

De acordo com comunicação oficial dos jurados, Délio Jasse, de Angola, foi selecionado em função de três trabalhos distintos, mas interrelacionados, que exploram as formas como o passado continua a ter impacto no presente. Estes vestígios do passado manifestam-se de maneiras diferentes: em Arquivo Urbano (2013), através da história colonial. Na série Além_Mar (2013), pela transformação da paisagem urbana, voltando o foco para a capital Luanda, cuja arquitetura dos anos 1950 a 1970 vem sendo apagada por edifícios novos, ou apenas através de imagens de indivíduos encontradas pelo mundo fora, em feiras de objetos usados, como em Contacto (2012).

Uma narrativa mais pessoal e intimista, que transita no limite entre o público e privado, é o atrativo do trabalho do português José Pedro Cortes, que volta suas lentes para a relação entre os lugares e as pessoas que os habitam. Seu projeto, apresentado no espaço Carpe Diem, em Lisboa, foi também selecionado para a European Exhibition Photo Award em 2012.

O Brasil está representado pela jovem Letícia Ramos, que cativou o juri com suas exposições recentes no espaço Pivô, em São Paulo, e no Museu do Trabalho de Porto Alegre. Em ambas, construiu aparatos que mostram um processo de criação de imagens ao mesmo tempo simples e sofisticadas, sugerindo também uma reflexão sobre a evolução do meio fotográfico.

 Em 2013, o brasileiro Pedro Motta levou o prêmio, que foi tema de matéria na edição 29 da Dasartes (agosto/setembro 2013)

Saiba mais em http://www.bes.pt/

Compartilhar:
Notícias - 17/08/2017

Yayoi Kusama abrirá seu próprio museu em Tóquio

Yayoi Kusama anunciou através de seu site que abrirá um museu dedicado a seu trabalho em Tóquio no dia 1 de …

Notícias - 26/05/2017

Arthur Piza morre aos 89 anos em Paris

Morreu aos 89 anos nesta manhã o artista plástico brasileiro, Arthur Piza, aos 89 anos.
O artista vivia em Paris desde …

Notícias - 31/08/2017

US$ 1 milhão é oferecido ao Berkshire Museum para não vender seu acervo e presidente do conselho rejeita

Um grupo que surgiu inesperadamente essa semana tem algo em comum: querer que o Berkshire Museum volte atrás na ideia de …

Notícias - 04/03/2015

Prorrogada individual de Manfredo de Souzanetto na Mul.ti.plo Espaço Arte.

A arte sem limites – de técnica, formato, textura, cores – de Manfredo de Souzanetto foi prorrogada até o dia …

Notícias - 19/07/2016

Saiba como foram os primeiros dias de votação do Prêmio PIPA 2016

A votação no primeiro turno do PIPA Online 2016 vai até 24 de julho.

Entre os dias 31 de julho e …

Notícias - 19/01/2017

London Art Fair em imagens

A London Art Fair retorna para a sua 29 ª edição em 2017 e abriu ontem dia 18 para convidados …

Notícias - 22/06/2017

Um desfile de obras estelares no leilão do Século 20 na Phillips

A Phillips prepara sua noite do “Século 20 e Arte Contemporânea” de junho que vai reunir um amplo espectro de …

Notícias - 12/05/2015

Casa Daros deve fechar as portas no fim do ano

Em coletiva de imprensa no dia 13 de maio de 2015, os diretores da Casa Daros anunciam o fim das …

Notícias - 15/12/2017

Revista Parkett anuncia o fim do impresso depois de 33 anos de publicação

A força colaborativa da revista Parkett se desenrola com artistas e escritores, com visões retrospectivas e futuras, mais uma vez. …

Notícias - 29/03/2016

Galeria Lume e a evolução do conceito da Arte Contemporânea na SP-Arte

A Galeria Lume preparou um projeto especial para a SP-Arte deste ano e leva cinco artistas, em suportes diversos, para …

Notícias - 08/08/2017

Prêmio PIPA responde acusações de manipulação em resultado de votação

Um dia após a divulgação dos vencedores do Prêmio PIPA Online 2017, houve diversas manifestações nas redes sociais, protestando os resultados.

Jorge Luiz …

Notícias - 28/03/2017

Especial SP-Arte - Nota 3: Galeria Ybakatu de Curitiba participa pela oitava vez

A Galeria Ybakatu participará da 13ª edição da SP-Arte, evento que reunirá mais de 120  das principais galerias nacionais e …