Leda Catunda inaugura exposição inédita no Galpão Fortes Vilaça

A nova exposição de Leda Catunda no Galpão Fortes Vilaça apresenta pinturas, gravuras, aquarelas, colagens e esculturas, além de um papel de parede estampado desenvolvido especialmente para a mostra. Com o título Leda Catunda e o gosto dos outros, a artista traz para o corpo de suas obras um apanhado de referências pop em que questiona conceitos de beleza, exotismo, o bom e o mau gosto.

Catunda frequentemente analisa o poder exercido pela cultura pop de converter imagens e objetos em signos de status social e pertencimento. Debruça-se, portanto, sobre o gosto das pessoas e suas relações com conforto, identificação e consumo. Ela se apropria de objetos do cotidiano (em geral toalhas, cobertores e roupas), separando-os por temas ou semelhanças, e então realiza interferências que lhes atribuem novas cores, volumes e texturas. Não escapam ao seu olhar a morbidade das camisetas de rock (presentes nas pinturas Botão I e Botão II), a objetificação da mulher na publicidade (em MG – Mulheres Gostosas), a profusão das selfies de férias (em Indonésia), os locais exóticos idealizados pelo universo do surfe (na série Ásia).

Os conceitos de bom gosto e de belo, tão rígidos outrora, são assumidos  pela artista como parâmetros dinâmicos na sociedade contemporânea, diluídos em valores que eventualmente englobam o kitsch e o cafona. Leda Catunda, sensível a essas mutações, procura reconhecer esse novo belo presente no gosto dos outros e assim identificar a ânsia desenfreada do indivíduo de ver-se representado em uma imagem.

Todas as obras da exposição foram realizadas tomando por base a estrutura dos desenhos no papel de parede. São padrões que, na prática da artista, geralmente surgem nas aquarelas, multiplicam-se nas gravuras e ganham corpo em pinturas e esculturas. O papel de parede, por sua vez, age como síntese do seu vocabulário particular, marcado por contornos arredondados e macios. A exposição contempla todos esses suportes, sendo possível observar, por exemplo, a gravura Drops transfigurar-se nas pinturas da série Borboleta. Com esse diálogo, Catunda explicita o sentido de unidade entre as diversas linguagens desenvolvidas ao longo de sua trajetória.

Abertura 11.04.2015, 15h – 18h
Visitação 11.04.2015 | 23.05.2015

Galpão Fortes Vilaça
Rua James Holland 71 | Barra Funda, SP

Compartilhar:
Notícias - 26/01/2017

La Triennale di Milano em imagens

La Triennale di Milano, em Milão apresenta “Elegantia”, uma exposição de 28 de janeiro a 19 de março de 2017.

A …

Notícias - 31/03/2014

Abertura da exposição Ladies Room Around The W...

Abertura da exposição Ladies Room Around The W…OS Sonia Balady

Notícias - 25/06/2018

Protesto em escultura gigante de colher acaba em prisão

A escultura, com cerca de três metros de comprimento e pesando cerca de 200 quilos, é uma enorme representação do …

Notícias - 28/04/2016

Diretor da Christie's abrirá novo Museu em Paris por Redação

O francês François Pinault, magnata de bens de luxo e o proprietário da casa de leilões Christie’s, anunciou planos para …

Notícias - 15/03/2018

Revista Dasartes é indicada ao Prêmio ABCA

A Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) divulga os nomes indicados ao prêmio destinado aos artistas visuais, curadores, críticos, …

Notícias - 12/05/2015

Casa Daros deve fechar as portas no fim do ano

Em coletiva de imprensa no dia 13 de maio de 2015, os diretores da Casa Daros anunciam o fim das …

Notas - 01/03/2016

Baixo Ribeiro da Choque Cultural em bate-papo exclusivo no Espaço Cult

Programa de comunicação intitulado “Lema: Planejamento, Criação e Relacionamento”, criado pela Agência Lema para o Espaço Cult, tem cinco dias …

Notícias - 02/02/2017

Anish Kapoor faz protesto anti-Trump

O controverso artista britânico-indiano Anish Kapoor reinventou uma imagem de parte de uma performance seminal do artista alemão Joseph Beuys …

Notícias - 31/08/2015

Visualismo Arte Tecnologia e Cidade projeta de 26 obras audiovisuais ao ar livre no Rio

O Festival Visualismo Arte Tecnologia e Cidade apresenta em setembro projeções de 26 obras audiovisuais ao ar livre no Rio …

Notícias - 01/06/2017

Marchand americano é condenado a prisão

O negociante de arte, Perry Rubenstein, foi condenado a seis meses de prisão depois de não ter contestado duas acusações …

Notícias - 04/05/2017

Japan House abre em São Paulo evidenciando a cultura do bambu

A Japan House São Paulo abre suas portas para o público a partir deste sábado, 06 de maio, na Avenida Paulista, 52, …

Notícias - 07/11/2018

Selfie desastrosa danifica obras de Dalí e Goya

Um grupo de quatro meninas que tiravam selfies danificou obras de Salvador Dalí e Francisco Goya em um museu russo. …