José Damasceno – Mesa-redonda + lançamento de catálogo na Casa França-Brasil

Neste sábado, dia 21 de fevereiro acontece a mesa-redonda + lançamento de catálogo da exposição “Cirandar de Todos” de José Damasceno na Casa França-Brasil. O encontro reunirá o artista José Damasceno, José Thomaz Brum e Ligia Canongia. O evento está marcado para as 17:00 horas.

José Damasceno – Cirandar todos por Ligia Canongia

Cirandar todos é o título de uma das obras que José Damasceno apresenta na exposição, a peça central na Casa França-Brasil, e que acabou por intitular a mostra por inteiro. É provável, portanto, que essa nomeação seja índice de algo maior do que ela mesma. O título parte do cancioneiro popular infantil, que toda criança brasileira conhece:

“Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar.”

A partir da inversão da ordem das palavras – de “vamos todos cirandar” para “cirandar todos”–, já existe a ideia de um jogo a considerar. A roda de dança, que a canção supõe, está ali representada por 150 manequins de madeira ligados por ímãs, formando um círculo com diâmetro de 9 metros, mas a dança não acontece, a situação é estática e o movimento é apenas intuído pelo espectador.

Ora, o paradoxo desse mover estático tem sido uma das principais questões da obra de José Damasceno, uma vez o artista buscar sempre uma sensação rítmica, cinética ou progressiva em superfícies, acontecimentos ou matérias congeladas. Em seu trabalho, as coisas aparentes e concretas funcionam como propulsoras de um móbil imaginário, que estaria em constante deslocamento, mas que apenas mental ou conceitualmente “aparece”. Existiria, então, na obra, uma mobilidade e um congelamento potenciais e oscilantes, pois que o enunciado nodal do trabalho problematiza, em paroxismo, a questão do movimento.

Outra hipótese inusitada seria a ideia de contrapor à monumentalidade da instituição e sua imponente arquitetura uma pequena roda de ciranda, leve, sutil e de escala extremamente reduzida. Importante relevar, contudo, que a sutileza do trabalho não compromete de forma alguma a potência de sua pulsão imaginária nem a ressonância ativa de seu silêncio.O princípio geral de fazer girar, cirandar e transformar o espaço real governa, afinal, o conjunto de todos os trabalhos.

A exposição por si mesma produz um evento, outro devir arquitetônico, expandido e inesperado. A partir de situações escultóricas que surgem ao longo da Casa, e que mobilizam de forma surpreendente sua própria feição física, o artista provoca o deslocamento e a reinserção dos espaços em uma dinâmica extraordinária. O espaço é tratado como um campo de situações instáveis, onde as ações poéticas intervêm de forma descontínua, transformando o perfil linear dos lugares numa ocorrência insuspeitada. Assim, José Damasceno promove outra espécie de lugar, imaginário, onde o nonsense e as relações excêntricas definem o campo aberto da linguagem.

 

Compartilhar:
Notícias - 20/11/2015

"Telas Urbanas" inicia a primeira etapa em Belo Horizonte

83 artistas contemplados pelo edital do projeto Telas Urbanas irão requalificar e transformar espaços urbanos, públicos ou privados de Belo …

Notícias - 18/10/2018

O artista e performance Petr Pavlensky sai da prisão e promotoria o quer de volta por mais 10 anos

Em 13 de setembro, o artista russo Petr Pavlensky foi libertado da prisão preventiva em uma prisão francesa após ser …

Notícias - 07/01/2016

Zona Maco no México recebe as galerias mais poderosas do mundo

Se o nível de excelência, maturidade e, acima de tudo, a influência de uma feira de arte é medida pelas …

Notícias - 12/03/2015

Após 14 anos, o icônico artista francês Daniel Buren volta a apresentar individual no Rio.

A Galeria Nara Roesler do Rio de Janeiro tem o prazer de apresentar a individual do francês Daniel Buren. Conhecido no …

Notícias - 01/06/2017

Ai Weiwei volta a protestar em Israel representando refugiado sírio afogado

O artista e ativista chinês Ai Weiwei voltou a representar Alan Kurdi, o refugiado sírio afogado, que foi fotografado na praia …

Notícias - 05/11/2015

Festival Multiplicidade: entrevista com a Alumbramento

De 05 a 08 de Novembro, o Festival Multiplicidade promove o encerramento do seu ano 20, dedicado a antevisão. Ocupando …

Notas - 05/02/2016

Casa Triângulo ganha novo edifício e apresenta seu calendário de exposições para 2016

O novo edifício da galeria tem aproximadamente 500m² e uma forte presença urbana. A arquitetura tem traços retos, como uma …

Notícias - 07/03/2016

Petição é aberta em prol do EAV/Parque Lage e Casa França Brasil

A campanha aberta nesta segunda-feira já somam cerca de 1000 assinaturas. Com o título “Manter projeto artístico e pedagógico da …

Notícias - 24/04/2018

(S.O.S) Governo Federal, salve a Caixa Cultural Rio

Na última semana, segundo o Jornal o Globo, Maria Fortuna no blog de Marina Caruso soltou a informação de que …

Notícias - 10/08/2017

Metropolitan libera imagens de seu acervo em domínio público e viraliza na internet

Em fevereiro, o Metropolitan Museum of Art de Nova York   anunciou que estava buscando uma nova política de acesso aberto – criando imagens de alta …

Notícias - 02/01/2019

Pavilhão do Brasil na 58ª Bienal de Veneza terá curadoria de Gabriel Pérez-Barreiro e mostra de Bárbara Wagner & Benjamin de Burca

A Fundação Bienal de São Paulo, o Ministério da Cultura e o Ministério das Relações Exteriores anunciam Gabriel Pérez-Barreiro como …

Notícias - 16/11/2018

Pintura do médico que descobriu a insulina vai à venda em Toronto

O Dr. Frederick Banting tinha duas paixões: pesquisa médica e pintura. Em 1923, ele ganhou o Prêmio Nobel por sua …