José Damasceno – Mesa-redonda + lançamento de catálogo na Casa França-Brasil

Neste sábado, dia 21 de fevereiro acontece a mesa-redonda + lançamento de catálogo da exposição “Cirandar de Todos” de José Damasceno na Casa França-Brasil. O encontro reunirá o artista José Damasceno, José Thomaz Brum e Ligia Canongia. O evento está marcado para as 17:00 horas.

José Damasceno – Cirandar todos por Ligia Canongia

Cirandar todos é o título de uma das obras que José Damasceno apresenta na exposição, a peça central na Casa França-Brasil, e que acabou por intitular a mostra por inteiro. É provável, portanto, que essa nomeação seja índice de algo maior do que ela mesma. O título parte do cancioneiro popular infantil, que toda criança brasileira conhece:

“Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar.”

A partir da inversão da ordem das palavras – de “vamos todos cirandar” para “cirandar todos”–, já existe a ideia de um jogo a considerar. A roda de dança, que a canção supõe, está ali representada por 150 manequins de madeira ligados por ímãs, formando um círculo com diâmetro de 9 metros, mas a dança não acontece, a situação é estática e o movimento é apenas intuído pelo espectador.

Ora, o paradoxo desse mover estático tem sido uma das principais questões da obra de José Damasceno, uma vez o artista buscar sempre uma sensação rítmica, cinética ou progressiva em superfícies, acontecimentos ou matérias congeladas. Em seu trabalho, as coisas aparentes e concretas funcionam como propulsoras de um móbil imaginário, que estaria em constante deslocamento, mas que apenas mental ou conceitualmente “aparece”. Existiria, então, na obra, uma mobilidade e um congelamento potenciais e oscilantes, pois que o enunciado nodal do trabalho problematiza, em paroxismo, a questão do movimento.

Outra hipótese inusitada seria a ideia de contrapor à monumentalidade da instituição e sua imponente arquitetura uma pequena roda de ciranda, leve, sutil e de escala extremamente reduzida. Importante relevar, contudo, que a sutileza do trabalho não compromete de forma alguma a potência de sua pulsão imaginária nem a ressonância ativa de seu silêncio.O princípio geral de fazer girar, cirandar e transformar o espaço real governa, afinal, o conjunto de todos os trabalhos.

A exposição por si mesma produz um evento, outro devir arquitetônico, expandido e inesperado. A partir de situações escultóricas que surgem ao longo da Casa, e que mobilizam de forma surpreendente sua própria feição física, o artista provoca o deslocamento e a reinserção dos espaços em uma dinâmica extraordinária. O espaço é tratado como um campo de situações instáveis, onde as ações poéticas intervêm de forma descontínua, transformando o perfil linear dos lugares numa ocorrência insuspeitada. Assim, José Damasceno promove outra espécie de lugar, imaginário, onde o nonsense e as relações excêntricas definem o campo aberto da linguagem.

 

Compartilhar:
Notícias - 02/03/2015

Museu de Arte Contemporânea de Niterói corre o risco de perder a Coleção João Sattamini.

Matéria de Nani Rubin originalmente publicada no jornal O Globo em 28 de fevereiro de 2015.RIO — O Museu de …

Notícias - 19/04/2018

Colecionador processa galeria Gagosian e Jeff Koons Studio pela não entrega de esculturas

Um importante colecionador e patrono de arte de Nova York processou dois gigantes do mercado de arte na Suprema Corte …

Notas - 23/07/2015

Instituto Rubens Gerchman comemora 40 anos da EAV Parque Lage divulgando conteúdo inédito

O Instituto Rubens Gerchman comemora os 40 anos da Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage compartilhando (ou publicando) …

Notícias - 29/05/2018

Fundação Iberê Camargo tem novo Superintendente

Emilio Kalil assume a gestão executiva da Instituição para dar continuidade ao processo de reposicionamento de governança e programação artística

A …

Notas - 19/10/2015

Projeto Palavras Cruzadas aposta em intercâmbio de linguagens artísticas

Em seu quarto ano, o Palavras Cruzadas – com curadoria e direção de Marcio Debellian – se consolida como um …

Notícias - 25/06/2015

Filmes sobre a artista Karin Lambrecht estreiam em São Paulo

Na sexta-feira, dia 26 de junho, estreia em São Paulo o projeto audiovisual “Das Urhaus – A Casa Primordial”, composto …

Notícias - 01/12/2016

Volpi Pequenos Formatos e O Triunfo da cor são eleitas melhores exposições pela APCA

Em assembleia que reuniu críticos no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo na noite da última quarta-feira, 30 …

Notícias - 07/06/2015

CCBB-RJ inaugura exposição de seu novo prêmio

Em 2014, pela primeira vez, o Banco do Brasil incluiu no edital anual do Centro Cultural Banco do Brasil um …

Notícias - 31/03/2014

Letícia Ramos vence o prêmio BES PHOTO 2014

 
Letícia Ramos, fotógrafa de arte brasileira, foi anunciada como vencedora no inicio de julho pela assessoria do prêmio. BES Photo …

Notícias - 27/07/2017

Condenado a prisão, bilionário espanhol que tentou contrabandear um Picasso em seu iate

No caso judicial em curso contra o bilionário espanhol Jaime Botín, acusado de contrabandear um Picasso fora da Espanha, o …

Notícias - 06/10/2014

Ate Onde o Morro Vinha Ate Onde o Rio Ia - Guga Ferraz

À PRESENÇA INVISÍVEL E ETERNA DO CASTELO DESAPARECIDO, ELE DEDICAVA SEUS DIAS, ENCANTADO… O MORRO ONDE ESTAVA O CASTELO TAMBÉM …

Notícias - 22/12/2016

Conheça o festival de esculturas no gelo no Canadá

O 14º Festival Anual Ice on Whyte está programado para acontecer no End of Steel Park, em Old Strathcona, Edmonton, …