João Turin no MNBA

Depois de ter batido recorde de visitação no período em que esteve no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, onde recebeu 266 mil pessoas, a exposição “João Turin – Vida, Obra, Arte”, destacando a genialidade deste escultor brasileiro (1878-1949), abre no dia 28 de maio no Museu Nacional de Belas Artes/Ibram/MinC.

Vencedora do prêmio Paulo Mendes de Almeida, concedido pela Associação Brasileira dos Críticas de Arte, na categoria “melhor exposição de 2014” a exibição tem curadoria de José Roberto Teixeira Leite, um ex-diretor do MNBA.

São mais de 80 peças reunidas na exposição, dentre elas as que o consagraram como um dos principais escultores animalistas brasileiros: as já conhecidas do público carioca “Luar do Sertão” e “Tigre esmagando a cobra”, além de “Marumbi”, “Onça à espreita” e mais 24 felinos. O público também poderá admirar de perto o “Frade”, escultura escolhida pelo governo brasileiro para presentear o Papa Francisco em sua visita ao Brasil em 2013, o que coloca João Turin entre os raríssimos artistas brasileiros presentes no Museu do Vaticano.

A mostra “João Turin – Vida, Obra, Arte”, também exibe uma verdadeira relíquia: uma Pietá, feita em 1917, para a Igreja de Saint Martin, em Condé-sur-Noireau, na Baixa Normandia, França. Mesmo depois da região ter sido severamente bombardeada e a Igreja de Saint Martin, com mil anos de história, seriamente danificada, a escultura permaneceu intacta. A temática indígena, fortemente presente na obra do escultor, estará muito bem representada. Entre as esculturas, o destaque é o Índio Guairacá, com 1,23m de altura, empunhando seu arco e flecha ao lado de um lobo.

Num outro segmento da exposição, os visitantes poderão admirar os desenhos de Turin, os quais também serviram de inspiração para as esculturas criadas. Integra a exposição um exemplar do livro biográfico que leva o mesmo nome da exposição. Escrito por Teixeira Leite, a publicação foi vencedora do prêmio Sérgio Milliet na categoria melhor livro de arte de 2014, premiação concedida pela ABCA(Associação Brasileira dos Críticos de Arte).

Compartilhar:
Notícias - 08/12/2015

MAXXI, em Roma, realiza a primeira individual de um artista brasileiro

O artista visual brasileiro César Meneghetti expõe I\O_ IO È UN ALTRO, no MAXXI – Museo Nazionale Delle Arti Del …

Notícias - 02/04/2014

Miquel Barceló em exposição no RJ

Pinturas e objetos de Miquel Barceló estarão em exposição na Pinakotheke Cultural do Rio de Janeiro entre 27 de maio …

Notícias - 04/05/2017

Críticas afiadas ao governo Trump por Ai Weiwei e Shepard Fairey

A organização sem fins lucrativos The Skateroom, sediada em Bruxelas, uniu-se a Ai Weiwei e Shepard Fairey para lançar conjuntos …

Notícias - 22/03/2018

Política, sexualidade e expoente feminino predominam em lista de artistas da Bienal de São Paulo

Conheça agora a primeira lista de artistas para os projetos individuais, selecionados pelo curador Gabriel Pérez-Barreiro, para a 33ª edição da …

Notícias - 20/11/2015

O espaço do negro nas artes visuais por Redação

A arte ainda é um tema complexo. Durante muito tempo, sua produção e distribuição estiveram restritas a alta sociedade, o …

Notícias - 27/10/2015

Imóvel que sedia a Casa Daros será vendido ao grupo Eleva Educação

A Coleção Daros Latinamerica, sediada em Zurique, Suíça, informa que o imóvel neoclássico localizado em Botafogo, zona sul do Rio …

Notícias - 24/10/2016

Héctor Zamora aterriza no CCBB São Paulo

De caráter original arquitetônico e geométrico, a obra do mexicano Héctor Zamora se constrói com frequência a partir de recursos …

Notícias - 11/02/2016

Blau Projects lança convocatória para jovens curadores da América Latina

Até dia 31 de março de 2016, jovens curadores de toda a América Latina podem se inscrever no #03 C.LAB …

Notícias - 30/03/2017

Especial SP-Arte - Nota 8: Performances 2017, veja programação completa

Em parceria com o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, a SP-Arte apresenta um setor dedicado exclusivamente a performances.
Os …

Notícias - 19/05/2014

Rosângela Rennó abre exposição na Fundação Eva Klabin

A Fundação Eva Klabin apresenta a exposição “Círculo Mágico”, com intervenções da artista Rosângela Rennó na Coleção da casa-museu da …

Notícias - 18/04/2018

Projeto arquitetônico inspirador enfeita skyline paulista

Assim como a arte, a arquitetura tem uma gama ampla de papéis a cumprir, que inclui adicionar beleza à vida.
Por …

Notícias - 16/08/2018

Arquiteto do Centre Pompidou e Whitney Museum lamenta tragédia em Genova

O arquiteto italiano Renzo Piano estava em uma reunião no Cern, em Genebra, na Suíça, quando soube do colapso de …