Jeff Koons enfrenta processo por plágio

Um tribunal parisiense ordenou que Koons, juntamente ao Centro Pompidou, e uma editora de livros, pagassem em conjunto quase US $ 170.000 por violação de direitos autorais e danos. O dinheiro vai para Franck Davidovici, o criador de um anúncio de 1985 para a empresa de roupas Naf Naf. O anúncio compartilha o nome – e uma infinidade de semelhanças – com a escultura de Koons de 1988, “Fait d’hiver”. A parte prejudicada pediu originalmente cerca de US $ 352.000 em danos.

Davidovici só notou a semelhança da peça com seu próprio trabalho em um catálogo da retrospectiva Koons em 2014 no Centre Pompidou. Ele abriu o processo por violação de direitos autorais em janeiro de 2015 e até tentou ter o trabalho confiscado. Quatro anos depois, ele ganhou o caso perante o sistema legal da França.

Ironicamente, Koons esteve ausente da abertura de sua retrospectiva Pompidou, quatro anos atrás, porque estava combatendo outra acusação de violação de direitos autorais. Esta veio da viúva do fotógrafo Jean-François Bauret, cuja obra se assemelha à escultura “Naked” (1988). Em 2017, ele foi considerado culpado por essa acusação de plágio e foi condenado a pagar quase US $ 42.000 em danos ao lado do Pompidou.

O recente julgamento do tribunal contra Koons rejeitou sua justificativa de que o trabalho deveria contar como uma paródia. O artista implementou uma variedade de diferenças do anúncio original de Davidocivi. Seu “Fait d’Hiver” tem uma mulher com óculos de sol na testa e apresenta dois pinguins. Na escultura de Koons, a mulher usa uma camisa transparente, enquanto no anúncio ela está mais bem vestida para o inverno com uma jaqueta e peles. Porco do artista também usa uma coroa de flores, enquanto o porco do anúncio não possui nenhuma.

Mas a decisão do tribunal também observa a “composição muito reconhecível” que une os dois objetos. A presença e o posicionamento do porco e da mulher juntos são um paralelo óbvio, mas Koons também reproduz detalhes exatos, como um fio de cabelo que cai na bochecha esquerda da mulher.

Fonte: Hyperallergic

Compartilhar:
Notícias - 18/04/2018

Projeto arquitetônico inspirador enfeita skyline paulista

Assim como a arte, a arquitetura tem uma gama ampla de papéis a cumprir, que inclui adicionar beleza à vida.
Por …

Notas - 24/07/2015

Arte Quentinha

Dos 24 artistas, residentes em Brasília, que terão suas obras espalhadas pelo DF com o “Arte Quentinha”, seis deles foram …

Notícias - 08/08/2017

Prêmio PIPA responde acusações de manipulação em resultado de votação

Um dia após a divulgação dos vencedores do Prêmio PIPA Online 2017, houve diversas manifestações nas redes sociais, protestando os resultados.

Jorge Luiz …

Notas - 06/07/2015

Ilustração de João Teófilo repensa a história do Brasil

Inspirada na pintura Tiradentes esquartejado, de Pedro Américo, a capa da Revista de História da Biblioteca Nacional de julho traz …

Notas - 02/02/2018

Aberta as inscrições para residências na SOMA Galeria

A SOMA Galeria está com inscrições abertas para sua temporada de residências 2018, e começa a receber propostas dos interessados. …

Notícias - 14/05/2015

Arte Presente – O Presente é a Realidade

A primeira edição do evento ARTE PRESENTE focada em Performance recebe a artista carioca Celina Portella para uma conversa informal …

Notícias - 17/12/2014

Paço Imperial inaugura quatro mostras simultâneas neste mês.

O Ministério da Cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, a Associação dos Amigos do Paço …

Notícias - 12/05/2018

Inscrições abertas para a Residência Adelina

O Instituto Adelina irá receber quatro artistas no segundo semestre de 2018, sendo dois deles brasileiros, para residência artística na …

Notícias - 28/03/2017

Especial SP-Arte - Nota 1: Etel Carmona apresenta projetos de Carlos Vergara e Lina Bo-Bardi

Designer e Artista resgatam o diálogo entre o design de mobiliário e a arte

Na próxima edição da SP-Arte, que acontece …

Notícias - 27/04/2017

Rara escultura de Roy Lichtenstein em leilão pela Phillips

Como um golpe de mercado de arte, a Phillips ganhou uma rara escultura de Roy Lichtenstein, “Woman: Sunlight, Moonlight” de 1996, para …

Notícias - 23/11/2017

Bernardo Paz quer saldar dívida com obras do Inhotim

Segundo o jornal O Globo, o empresário Bernardo Paz, criador do Instituto Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto …

Notícias - 15/12/2016

Museo del Prado recebe pintura de Velázquez do século 17

O Museo del Prado na Espanha anunciou que estará exibindo um trabalho não publicado do século 17 do mestre espanhol, …