Um tribunal parisiense ordenou que Koons, juntamente ao Centro Pompidou, e uma editora de livros, pagassem em conjunto quase US $ 170.000 por violação de direitos autorais e danos. O dinheiro vai para Franck Davidovici, o criador de um anúncio de 1985 para a empresa de roupas Naf Naf. O anúncio compartilha o nome – e uma infinidade de semelhanças – com a escultura de Koons de 1988, “Fait d’hiver”. A parte prejudicada pediu originalmente cerca de US $ 352.000 em danos.
Davidovici só notou a semelhança da peça com seu próprio trabalho em um catálogo da retrospectiva Koons em 2014 no Centre Pompidou. Ele abriu o processo por violação de direitos autorais em janeiro de 2015 e até tentou ter o trabalho confiscado. Quatro anos depois, ele ganhou o caso perante o sistema legal da França.
Ironicamente, Koons esteve ausente da abertura de sua retrospectiva Pompidou, quatro anos atrás, porque estava combatendo outra acusação de violação de direitos autorais. Esta veio da viúva do fotógrafo Jean-François Bauret, cuja obra se assemelha à escultura “Naked” (1988). Em 2017, ele foi considerado culpado por essa acusação de plágio e foi condenado a pagar quase US $ 42.000 em danos ao lado do Pompidou.
O recente julgamento do tribunal contra Koons rejeitou sua justificativa de que o trabalho deveria contar como uma paródia. O artista implementou uma variedade de diferenças do anúncio original de Davidocivi. Seu “Fait d’Hiver” tem uma mulher com óculos de sol na testa e apresenta dois pinguins. Na escultura de Koons, a mulher usa uma camisa transparente, enquanto no anúncio ela está mais bem vestida para o inverno com uma jaqueta e peles. Porco do artista também usa uma coroa de flores, enquanto o porco do anúncio não possui nenhuma.
Mas a decisão do tribunal também observa a “composição muito reconhecível” que une os dois objetos. A presença e o posicionamento do porco e da mulher juntos são um paralelo óbvio, mas Koons também reproduz detalhes exatos, como um fio de cabelo que cai na bochecha esquerda da mulher.
Fonte: Hyperallergic