Jardim de Esculturas do MAM ganha prêmio de iluminação

Cumprir o desafio de iluminar o que é um museu a céu aberto e, ao mesmo tempo, uma praça urbana pública. Esse foi o objetivo do novo projeto de iluminação do Jardim de Esculturas do MAM, que ganhou o primeiro lugar, na categoria Urbana, no Prêmio Abilux, da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação. De autoria de Marcos Castilha, da Castilha Iluminação, o projeto vencedor atendeu a necessidade museográfica do espaço, dando destaque aos detalhes das peças à noite, uma necessidade já que o Parque Ibirapuera permanece aberto 24 horas nos finais de semana.

Projetado por Burle Marx, o Jardim das Esculturas é um dos principais acervos brasileiros expostos a céu aberto e abriga 30 obras dispostas em uma área de 6 mil metros quadrados no entorno do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Devido às particularidades de cada obra, foi desenvolvido um conceito exclusivo com diferentes tipos de montagem, que conta com luminárias embutidas, projetores sobrepostos ou fixos em postes, além de luminárias e projetores instalados no solo e protegidos por grades antivandalismo. O local pode ser visto a qualquer momento pelo público e também recebe visitas educativas organizadas pelo setor Educativo do museu.

O novo projeto foi implantado no ano passado durante o processo de restauro do jardim, que incluiu reformas, pinturas, reparos, limpeza, identificação de todas as esculturas, além do sistema de iluminação. Tudo isso foi possível graças ao Projeto de Conservação de Arte do Bank of America Merrill Lynch, um programa que fornece fundos a instituições e museus visando a conservação de obras de importância histórica ou cultural. “O estudo atento de cada obra, de características, volumetrias e dimensões diferentes, determinou os ângulos de incidência e intensidade de iluminação necessários”, explica Castilha.

O Prêmio Abilux, da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação, tem objetivo de oferecer reconhecimento dos trabalhos de destaque e um relacionamento mais estreito entre os fabricantes de luminárias, lâmpadas, reatores e controles eletrônicos visando melhor qualidade da iluminação no mercado brasileiro.

Compartilhar:
Notícias - 22/06/2017

Sotheby's quebra recorde para obra de Kandinsky em Londres

A Sotheby’s quebrou o recorde de leilão para Wassily Kandinsky não apenas uma vez, mas duas vezes durante a sua …

Notícias - 23/03/2017

ArtBasel Hong Kong em imagens incríveis

A Art Basel Hong Kong abre nesta quinta-feira a sua quinta edição, na qual Marc Spiegler, Diretor Global da Art …

Notícias - 06/07/2017

Família de Franz West ganha batalha legal sobre sua propriedade

A família do falecido escultor austríaco Franz West (Veja aqui matéria sobre o artista na Dasartes 61 – Página 48) …

Notícias - 25/05/2017

Um novo alicerce para a Galeria Base, em São Paulo

Dia 03 de junho, das 15 às 19 horas, os sócios Daniel Maranhão e Fernando Ferreira de Araújo inauguram …

Notas - 10/08/2015

Casa ArteFoto convoca artistas para 3ª edição do evento

A organização do Casa ArteFoto abriu seleção para receber os trabalhos de artistas visuais que produzem nos mais variados suportes …

Notícias - 10/11/2016

Nos EUA, artistas respondem a eleição

Vinte e quatro anos depois da artista Zoe Leonard estreiar seu texto “Eu quero um presidente”, o High Line de Nova …

Notícias - 02/06/2015

Pequenas anotações na Encruzilhada

A encruzilhada / O hiato / A observação

Embora tenha sido publicado na mídia que a Escola de Artes Visuais do …

Notícias - 13/04/2017

Thiago Rocha Pitta estréia segunda individual em Nova York

Marianne Boesky Gallery, em Nova York, está organizando a exposição “The First Green” de Thiago Rocha Pitta que estará em exibição …

Notícias - 11/11/2015

A arte de apreciar e colecionar arte desde cedo

“Liberdade para criar sem rigor, extrapolar convenções para poder ver o mundo, literalmente, de cabeça para baixo”. Essa é uma …

Notícias - 27/08/2015

Adriana Varejão - Pele do Tempo

O Espaço Cultural Airton Queiroz, localizado na Universidade de Fortaleza, apresenta, de forma primorosa, a exposição Pele do Tempo, da …

Notícias - 08/06/2017

Entrevista com Ian Davenport

Como principal parceiro da 57ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza pela quarta vez consecutiva, o relojoeiro suíço …

Notas - 24/11/2015

Mesa redonda debate obra e catálogo raisonné do artista Leonilson

Um dos grandes nomes da arte contemporânea brasileira, revelação na década de 1980, o artista Leonilson (Fortaleza, 1957- São Paulo, …