Jacopo Crivelli Visconti será o curador da 34ª edição da Bienal de São Paulo em 2020

Nascido em Nápoles, Itália, em 1973, Jacopo Crivelli Visconti é crítico e curador independente. Radicado em São Paulo, é Doutor em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP), é autor de Novas derivas (WMF Martins Fontes, São Paulo, Brasil, 2014; Ediciones Metales Pesados, Santiago, Chile, 2016). Como membro da equipe da Fundação Bienal de São Paulo (2001-2009), foi curador da participação oficial brasileira na 52ª Biennale di Venezia (2007).

“Crivelli Visconti reúne uma carreira com circulação internacional além de uma valiosa trajetória dentro do Brasil. Tem também uma grande conexão com a Fundação Bienal, o que possibilitará um trabalho de cooperação para um projeto ambicioso”, afirma o Presidente da Fundação Bienal José Olympio da Veiga Pereira.

Entre seus trabalhos recentes estão: Untimely, Again, Pavilhão da República de Chipre na 58ª Biennale di Venezia, Itália (2019); Brasile – Il coltello nella carne, PAC – Padiglione d’arte contemporanea, Milão, Itália (2018); Matriz do tempo real, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil (2018); Memories of Underdevelopment, Museum of Contemporary Art of San Diego, EUA (2017); Héctor Zamora – Dinâmica não linear, Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo (2016); Sean Scully, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil (2015); Ir para volver, 12a Bienal de Cuenca, Equador (2014). É colaborador regular de publicações de arte contemporânea, arquitetura e design, além de escrever para catálogos de exposições e monografias de artistas.

Para selecionar o curador da 34ª Bienal de São Paulo, José Olympio, convidou cinco curadores, nacionais e internacionais, para apresentarem projetos expositivos a partir de um mesmo entendimento: de que a arte é, por excelência, uma plataforma para a diversidade de pensamento e um meio apropriado para a reunião de diversos segmentos em torno de um projeto comum. Aliada à pluralidade da própria cidade de São Paulo, e com o envolvimento de outras instituições igualmente potentes, a Fundação Bienal pretende que a 34ª Bienal seja uma iniciativa verdadeiramente colaborativa. “Se conseguirmos criar um projeto com essas premissas de trabalho e que saiba ativar essas potências, daremos uma enorme contribuição para a arte e o país”, acredita José Olympio.

“É uma enorme honra para mim voltar a trabalhar para a Fundação Bienal de São Paulo. A 34ª Bienal nasce com o desejo de ser uma exposição sofisticada do ponto de vista curatorial, mas também acessível para o grande público nacional e internacional que visita o evento”, afirma Jacopo Crivelli Visconti.

Para desenvolver o projeto da 34ª Bienal de São Paulo, Crivelli Visconti formou uma equipe composta pelo curador-adjunto Paulo Miyada (curador, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo) e pelos curadores convidados Carla Zaccagnini (artista, São Paulo-Malmo); Francesco Stocchi (curador de Arte Moderna e Contemporânea, Museum Boijmans Van Beuningen, Rotterdam); Ruth Estévez (curadora geral, Rose Art Museum, Boston; diretora, LIGA DF, Cidade do México)

Compartilhar:
Notícias - 23/02/2017

Anselm Kiefer renega exposição na China

A mostra de Anselm Kiefer na Academia Central do Museu de Belas Artes (CAFAM) em Beijing atraiu a controvérsia no …

Notícias - 27/07/2015

IDA apresenta as galerias que participam da edição 2015 do evento

Em setembro, acontece no Rio de Janeiro o principal evento de design art do país. A IDA – Feira de …

Notícias - 29/10/2018

Sagrada Família de Gaudí está sendo construída sem permissão há 136 anos

A Sagrada Família, a igreja de referência de Barcelona projetada por Antoni Gaudí, recebeu uma multa de 36 milhões de …

Notícias - 30/11/2018

Robert Morris morre aos 87 anos

O escultor minimalista, pintor e crítico de arte norte-americano Robert Morris morreu de pneumonia no dia 28 de novembro em …

Notícias - 17/07/2017

Performer preso deseja apresentação de retaliação

O artista Maikon K, preso durante performance no último sábado, disse em entrevista ao Correio Braziliense querer voltar a se …

Notícias - 19/04/2018

Virgem Maria "escandalosa" do artista Chris Ofili vai para o MoMA

O Museu de Arte Moderna de Nova York recebeu a famosa pintura de Chris Ofili, A Santa Virgem Maria (1996), …

Notas - 13/04/2016

Centro Municipal Adamastor recebe exposição Manual da Sobrevivência

Manual da sobrevivência é a nova exposição de Sheila Ortega no Centro Municipal Adamastor. A mostra que abriu no último …

Notícias - 27/10/2016

Feira PARTE: Preview e programação completa

A PARTE, feira de Arte Contemporânea, apresenta a partir do dia 02 de novembro, no espaço Hebraica, mais uma edição, …

Notícias - 03/06/2015

Leilão da Bolsa de Arte agita o mercado

O clima na sala cheia era de descontração e expectativa, com vários figurões do mercado de arte consultando seus catálogos …

Notícias - 29/06/2017

A incrível história da galerista que descobriu Rothko e Reinhardt

A lista das aventuras e realizações de Betty Parsons é imensa.

Como galerista, ela deu a Jackson Pollock, e uma miríade …

Notas - 15/12/2017

Coletivos se retiram da bienal de Kuala Lumpur após ter seus trabalhos confiscados pela polícia

Coletivos se retiram da bienal de Kuala Lumpur após ter seus trabalhos confiscados pela polícia. os grupos Pusat Sekitar Seni e …

Notícias - 19/07/2018

Polêmica e protestos: Mostra em novo museu de Tel Aviv está mostrando obras de artistas árabes sem seu consentimento

As tensões entre Israel e o mundo árabe vieram à tona no Centro de Arte e Política 1: 1, em …