Ivani Pedrosa apresenta "Entretempos – O Indivíduo e a Cidade" no CCJF.

Camera obscura ( Latim, quarto escuro), espaço fechado com um orifício que permite a passagem da luz externa e projeta no interior a imagem que está do lado de fora. Esta imagem é reproduzida de forma invertida. Na instalação ENTRETEMPOS, Ivani Pedrosa retoma o mesmo princípio que está na base da história da fotografia para projetar imagens capturadas com o celular.

A camera obscura, aqui com três orifícios que permitem ao público a descoberta das imagens projetadas, é o campo onde tudo acontece na perspectiva de Marcel Duchamp. O observador torna objeto o que vê e se transforma num objeto ao ser observado. Mesclam-se o passado e o presente, o público e o privado, o indivíduo e a cidade, em uma imersão no Rio de Janeiro conduzida pelo olhar da artista.

Ao longo de sete anos, Ivani Pedrosa fotografou com o celular a sua cidade. Como um flâneur baudelairiano de olhar crítico e aguçado, a artista registrou fragmentos das ruas, paisagens, arquitetura. Imagens cotidianas que, deslocadas de seu contexto, alimentam o pensamento criativo e se transformam em matéria-prima para o trabalho: a fotografia expandida em objetos escultóricos, no desenho e na pintura.

No Centro Cultural Justiça Federal, Ivani instala uma grande camera obscura e convida o público a construir a cidade a partir de sua própria narrativa.

Martha Pagy

 

Compartilhar:
Notícias - 12/03/2015

OBRAS-PRIMAS DE PICASSO E OUTROS GRANDES NOMES DO MODERNISMO ESPANHOL CHEGAM AO CCBB

Em parceria com uma das mais destacadas instituições dedicadas à arte moderna, o Museo Reina Sofía, de Madri, Espanha, o …

Notícias - 03/08/2017

Sotheby's divulga resultados e aumento da confiança na recuperação do mercado de arte

Devido às despesas decorridas por vários investimentos em seu crescimento, a Sotheby’s viu o seu lucro líquido diminuir em 14% para …

Notícias - 18/02/2015

As galerias Emma Thomas e Space in Between realizam intercâmbio de exposições.

A partir do dia 19 de fevereiro, quinta-feira, às 19h, o artista inglês Simon Linington abre sua primeira exposição no …

Notícias - 04/03/2016

Artista da Galeria Luciana Caravello ganha Prêmio Aquisição em Nova Iorque

Alexandre Mazza, artista representado pela galeria carioca Luciana Caravello, foi contemplado no último dia 3 de março na cidade de …

Notícias - 11/03/2016

Especial Berlim, José Leonilson, Sérgio Camargo e mais na Dasartes 46

A edição 46 da Dasartes já está disponível em nosso aplicativo para Android com matéria especial de capa sobre Berlim, …

Notícias - 08/01/2019

Bienal de Curitiba | 25 Anos é prorrogada até março

Em 2018, Bienal de Arte Contemporânea de Curitiba completou 25 anos de atividade. Como comemoração, elaborou uma programação especial com …

Notícias - 12/09/2017

Artistas promovem abaixo-assinado para reabertura de exposição censurada no Santander Cultural

Artistas e envolvidos das artes visuais se mobilizam em abaixo-assinado para pedido de reabertura da exposição “Queermuseu – cartografias da …

Notícias - 22/09/2016

Obras de Laura Gorski provocam sensações no Centro Cultural SP

A artista Laura Gorski está em exposição no Centro Cultural São Paulo até dia 30/10. Em um espaço de 140 …

Notícias - 12/09/2014

Museu Brasileiro do Futebol reabre as portas com duas novas salas

Aos poucos, o Brasil vai dando importância a um assunto que é quase uma religião no país: o futebol. Após …

Notícias - 07/02/2015

24º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP

A Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas vem a público divulgar as diretrizes de seu 24º Encontro Nacional da …

Notícias - 02/02/2017

Picasso: Amor, fama e tragédia.

Tate Modern, em Londres realizará sua primeira exposição solo da obra de Pablo Picasso em 2018 a partir de 8 …

Notícias - 16/02/2017

Visão da psique de Basquiat revalada em auto-retrato

A Christie’s oferecerá um auto-retrato fascinante de Jean-Michel Basquiat da coleção do baixista do U2 Adam Clayton durante o seu …